SENDO FIEL A DEUS EM UM MUNDO GOVERNADO POR SATANÁS
POR ÁLVARO OSTROSKI
TEXTO BASE
Apocalipse 2.12,13
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus, por meio do Apóstolo João, enviou 7 cartas para 7 Igrejas que ficavam em 7 cidades localizadas na antiga Ásia Menor, atual Turquia.
Na terceira carta, que foi endereçada à Igreja que ficava na cidade de Pérgamo, o Senhor Jesus fez uma revelação: "sei onde você vive - onde está o trono de Satanás".
Que declaração forte de Jesus para esta Igreja!
Neste artigo iremos observar o contexto de tal cidade para entender o que Jesus quis dizer para esta igreja há dois mil anos atrás e como isso se aplica às nossas vidas hoje.
CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL
A Bíblia de Estudo NVI traz as seguintes notas para os versos 12 e 13: "Pérgamo, atual Bergama; antiga capital da Ásia... Satanás "governava" sediado em Pérgamo, no sentido de que essa cidade era o centro oficial na Ásia da adoração ao imperador"
Percebemos que Pérgamo era uma cidade muito importante para o Império Romano, sendo a Capital da Ásia, a título de exemplo imagine caro leitor a Capital de seu Estado, essa era a importância geográfica e social de Pérgamo.
Além disso, Pérgamo era muito importante como centro religioso do Império Romano, haja vista, que o imperador era considerado uma divindade e em Pérgamo havia um importante centro de adoração, sendo "centro oficial da adoração ao imperador" e, segundo o Comentário Bíblico Beacon, haviam diversos templos na cidade dedicados a imperadores tais como o Templo ao imperador Trajano e o Templo ao imperador Severo.
Em virtude de tal grau de idolatria da cidade, o Senhor Jesus diz que nesta cidade estava o trono de Satanás.
Imagine agora irmãos você viver num lugar chamado de trono de Satanás.
Porém o Senhor Jesus faz um contraponto dizendo que apesar desta condição os irmãos desta Igreja permaneciam fiéis ao nome do Senhor.
Mas você sabe o que significava ser fiel ao nome do Senhor?
O QUE É SER FIEL AO NOME DO SENHOR?
No império Romano o governante (imperador) era chamado de César, quase como um título de rei.
Exigia-se então no império que o cidadão declara-se: "Cesar é o Senhor", mas os cristãos declaravam: "Cristo é o Senhor".
O texto bíblico deixa claro que embora essa perseguição estivesse ocorrendo, os irmãos de Pérgamo permaneciam fiéis ao Senhor Jesus.
CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
Depois de observarmos o contexto da época de Pérgamo, uma pergunta se levanta: quem governa o mundo atual?
O próprio Apóstolo João nos responde essa pergunta dizendo em 1 João 5.19 "o mundo jas (é governado, está sob o poder) pelo Maligno".
O Apóstolo Paulo corrobora dizendo em 2 Coríntios 4.4 "o deus deste século (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo" - Perceba que Satanás é tido como uma divindade, claro que uma falsa divindade.
Precisamos fazer uma observação aqui, pois sabemos que em suma é Deus que é dono de todas as coisas, o Soberano de tudo (Dt 10.17; Sl 135.5; 1 Tm 6.15,16; Ap 3.14), sendo que o Salmo 103.19 é claro em dizer: "o Senhor estabeleceu seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo que existe".
Lembramos aqui a frase se Martinho Lutero que disse: "Satanás é um cão na coleira de Deus", ou seja, Satanás só faz aquilo que Deus permite, por isso, percebemos que o mundo sofre a influência maligna, mas tudo está debaixo do plano eterno de Deus e um dia Deus trará o seu reino esplendoroso a esta terra (Dn 7.27)
CONCLUSÃO
Querido(a) leitor(a), vivemos em um mundo extremamente corrompido, assim como era o mundo em que viviam os irmãos de Pérgamo, e diante disso fechamos este artigo com uma pergunta: qual será nossa postura diante deste mundo pervertido que vivemos?
A igreja de Pérgamo nos deixou um lindo exemplo de fidelidade ao Senhor Jesus, que possamos seguir este exemplo em nossa jornada cristã.
FONTE
KEENER, Craig S. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia (Novo Testamento). São Paulo.Vida Nova, 2018, Pg. 861,862.
EARLE, Ralph. Comentário Bíblico Beacon, Vol 10. CPAD, 1ª Ed. 2006, Pg. 416-420.
BIBLIA DE ESTUDO NVI, ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário