SENDO FIEL A DEUS EM UM MUNDO GOVERNADO POR SATANÁS

POR ÁLVARO OSTROSKI

SENDO FIEL A DEUS EM UM MUNDO GOVERNADO POR SATANÁS

TEXTO BASE


Apocalipse 2.12,13

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

INTRODUÇÃO

 
O Senhor Jesus, por meio do Apóstolo João, enviou 7 cartas para 7 Igrejas que ficavam em 7 cidades localizadas na antiga Ásia Menor, atual Turquia.

Na terceira carta, que foi endereçada à Igreja que ficava na cidade de Pérgamo, o Senhor Jesus fez uma revelação:  "sei onde você vive - onde está o trono de Satanás".

Que declaração forte de Jesus para esta Igreja!

Neste artigo iremos observar o contexto de tal cidade para entender o que Jesus quis dizer para esta igreja há dois mil anos atrás e como isso se aplica às nossas vidas hoje.

CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL 


A Bíblia de Estudo NVI traz as seguintes notas para os versos 12 e 13: "Pérgamo, atual Bergama; antiga capital da Ásia... Satanás "governava" sediado em Pérgamo, no sentido de que essa cidade era o centro oficial na Ásia da adoração ao imperador"

Percebemos que Pérgamo era uma cidade muito importante para o Império Romano, sendo a Capital da Ásia, a título de exemplo imagine caro leitor a Capital de seu Estado, essa era a importância geográfica e social de Pérgamo.

Além disso, Pérgamo era muito importante como centro religioso do Império Romano, haja vista, que o imperador era considerado uma divindade e em Pérgamo havia um importante centro de adoração, sendo "centro oficial da adoração ao imperador" e, segundo o Comentário Bíblico Beacon, haviam diversos templos na cidade dedicados a imperadores tais como o Templo ao imperador Trajano e o Templo ao imperador Severo.

Em virtude de tal grau de idolatria da cidade, o Senhor Jesus diz que nesta cidade estava o trono de Satanás.

Imagine agora irmãos você viver num lugar chamado de trono de Satanás.

Porém o Senhor Jesus faz um contraponto dizendo que apesar desta condição os irmãos desta Igreja permaneciam fiéis ao nome do Senhor.

Mas você sabe o que significava ser fiel ao nome do Senhor?

O QUE É SER FIEL AO NOME DO SENHOR?


O Império Romano não tinha problemas em você crer em diversas divindades ou ter diversas religiões, desde que você também adorasse ao imperador como uma divindade, entretanto os cristãos não aceitavam adorar outros deuses e por isso eram perseguidos e até mortos, o que aconteceu com Antipas.

No império Romano o governante (imperador) era chamado de César, quase como um título de rei.

Exigia-se então no império que o cidadão declara-se: "Cesar é o Senhor", mas os cristãos declaravam: "Cristo é o Senhor". 

O texto bíblico deixa claro que embora essa perseguição estivesse ocorrendo, os irmãos de Pérgamo permaneciam fiéis ao Senhor Jesus.

CONTEXTO CONTEMPORÂNEO 


Depois de observarmos o contexto da época de Pérgamo, uma pergunta se levanta: quem governa o mundo atual?

O próprio Apóstolo João nos responde essa pergunta dizendo em 1 João 5.19 "o mundo jas (é governado, está sob o poder) pelo Maligno".

O Apóstolo Paulo corrobora dizendo em 2 Coríntios 4.4 "o deus deste século (Satanás) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo" - Perceba que Satanás é tido como uma divindade, claro que uma falsa divindade.

Precisamos fazer uma observação aqui, pois sabemos que em suma é Deus que é dono de todas as coisas, o Soberano de tudo (Dt 10.17; Sl 135.5; 1 Tm 6.15,16; Ap 3.14), sendo que o Salmo 103.19 é claro em dizer: "o Senhor estabeleceu seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo que existe".

Lembramos aqui a frase se Martinho Lutero que disse: "Satanás é um cão na coleira de Deus", ou seja, Satanás só faz aquilo que Deus permite, por isso, percebemos que o mundo sofre a influência maligna, mas tudo está debaixo do plano eterno de Deus e um dia Deus trará o seu reino esplendoroso a esta terra (Dn 7.27)

CONCLUSÃO 


Querido(a) leitor(a), vivemos em um mundo extremamente corrompido, assim como era o mundo em que viviam os irmãos de Pérgamo, e diante disso fechamos este artigo com uma pergunta: qual será nossa postura diante deste mundo pervertido que vivemos?

A igreja de Pérgamo nos  deixou um lindo exemplo de fidelidade ao Senhor Jesus, que possamos seguir este exemplo em nossa jornada cristã.

FONTE


KEENER, Craig S. Comentário Histórico-Cultural da Bíblia (Novo Testamento). São Paulo.Vida Nova, 2018, Pg. 861,862.

EARLE, Ralph. Comentário Bíblico Beacon, Vol 10. CPAD, 1ª Ed. 2006,  Pg. 416-420.

BIBLIA DE ESTUDO NVI, ed. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo