PREVISÕES DO FIM DOS TEMPOS QUE DERAM ERRADO

POR RODRIGO HENRIQUE
Fim dos Tempos é um assunto sério. Biblicamente encontramos vários textos que nos ensinam acerca do fim do mundo tal como o conhecemos hoje, no entanto, a "Doutrina das Últimas Coisas" precisa ser estudada com temor e cautela. 

Por se tratar de tema apocalíptico riquíssimo nos livros proféticos da santa Palavra de Deus, percebe-se, pelo próprio estilo, uma variedade de símbolos e figuras que, a princípio, não são tão claras. Diante disso, muitos "cristãos" caíram em especulações e acabaram por marcar a data do fim, mas todos se frustraram. 

EXEMPLOS DE PREVISÕES QUE DERAM ERRADO


Abaixo, algumas falsas previsões acerca do fim dos tempos em ordem cronológica. O assustador é que algumas delas são bem recentes.

Montano, século II

Em meados do século II depois de Cristo, um cristão chamado Montano disse que a nova Jerusalém iria aparecer, brevemente, em Pepuza, uma paróquia rústica na província da Frígia. Em seguida começou a declarar acerca de si mesmo: "Eu sou o Pai, a Palavra e o Consolador". 

Obviamente os cristãos não receberam tais afirmações com bons ouvidos e o expulsaram da Igreja. Depois disso, Montano abriu sua própria comunidade religiosa e, surpreendentemente, muitos congregaram com ele.

Martinho de Tours, século IV

Pouco tempo mais tarde, Martinho de Tours, um líder muito popular da igreja daquele contexto afirmou que o "Anticristo" já havia nascido. Além disso, declarou que esse governante mundial subiria ao poder enquanto ele ainda estivesse vivo concretizando-se, o fim do mundo, antes do ano 400. Obviamente, isso não aconteceu.

Radulfus Glaber, século XI 

Ao descrever uma série de preocupações apocalípticas nas décadas em torno do ano 1000, o monge Radulfus Glaber disse que um sinal ardente nos céus tinha pressagiado um misterioso incêndio em um mosteiro. Coincidentemente uma fome ocorreu naquela região no milésimo aniversário de Jesus, o que intensificou temores de um apocalipse iminente para aqueles dias. Apesar disso, o mosteiro foi reparado e a vida continuou. 

Jan, em 1534

Padeiro holandês de origem protestante, Jan afirmou em 1534 que a nova Jerusalém iria aparecer muito em breve na cidade de Munster, Alemanha. Após uma série de visões apocalípticas, Jan e seus seguidores tomaram a cidade de Munster e, um de seus sucessores, declarando-se sucessor bíblico do rei Davi, tomou para si dezesseis esposas.

Por fim, a nova Jerusalém não chegou, mas, sim, um exército rival que após tomarem a cidade, penduraram os corpos desses "revolucionários" em gaiolas de ferro suspensas acima da cidade. Estas estão penduradas até hoje no campanário da Igreja de St. Lambert como um lembrete silencioso de uma previsão totalmente errada. 


Joseph Smith, 1805

Cerca de trezentos anos mais tarde do ocorrido com Jan na Alemanha, Joseph Smith declarou que a nova Jerusalém seria estabelecida por Jesus no Condado de Jackson, Missouri. Assim, fundou um movimento religioso mundial que negava as verdades essenciais sobre Jesus. Mesmo hoje muitos dos mórmons esperam que o Senhor volte em algum lugar a leste de Kansas City.

William Miller, 1844

Após anos de estudo, Miller afirmou que a volta de Jesus se daria no ano de 1844. Como Jesus não veio e o mundo não acabou, alguns de seus ex-seguidores fundaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Edgar  Whisenant, 1988

Ao chegarmos no século XX observamos que as falsas previsões continuam a circular. Em 1987 um engenheiro aposentado da NASA publicou um livro intitulado "88 Razões Por Que o Arrebatamento Será em 1988". Além disso, Edgar destacou três possíveis dias do mês de setembro para que Jesus voltasse. 


Ronald Weinland, 2008

Ministro da Igreja de Deus, disse que centenas de milhões de pessoas morreriam a partir de 2006 e que começaria o pior momento da história humana. Também previu que no outono de 2008 os Estados Unidos deixariam de ser uma potência e não existiriam mais.

CONCLUSÃO


Quando se trata dos tempos do fim é preciso ter, como já dito ao início, seriedade e cautela. Jesus mesmo nos alertou para o fato de que surgiriam falsos cristos e falsos mestres, o problema é que os crentes da atualidade pensam que falsos profetas só surgirão na denominação do vizinho, e não nas suas próprias denominações.

Precisamos estar atentos e vigilantes, constantemente. A Doutrina das Últimas Coisas é maravilhosa e deve ser estudada por todos os cristãos, no entanto, que o façam à luz da Palavra de Deus, deixando as especulações de lado a fim de não incorrerem nos mesmos erros que outros já caíram anteriormente. 

A história sempre terá uma lição para as almas que permanecem continuamente atentas.

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE


JONES, Timothy Paul. Guia Profético Para o Fim dos Tempos. CPAD, 2016.

Portal EBC. Conheça Previsões do Fim do Mundo Que Não Deram Certo. Disponível em <https://memoria.ebc.com.br/cultura/2012/12/conheca-previsoes-do-fim-do-mundo-que-nao-deram-certo>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo