COMEÇOS: CRIAÇÃO - 2100 a.C. - CURSO BÍBLICO (LIÇÃO 10)

 POR RODRIGO HENRIQUE


A paz do Senhor! Em nossos estudos anteriores vimos um pouco acerca da disciplina da "bibliologia". Hoje, porém, iniciaremos nosso estudo cronológico da Bíblia.

Como já dito anteriormente, a cronologia abrange - didaticamente - dez (10) grandes eras do período histórico, a saber: 

  • A  Era dos Começos, que abarca os acontecimentos que vão desde a Criação até o ano 2100 antes de Cristo (a.C.);
  • A Família Escolhida de Deus, que percorre os acontecimentos que vão desde o ano 2100 até 1800 a.C;
  • O Nascimento de Israel (1800-1406 a.C.);
  • A Posse da Terra Prometida (1406-1050 a.C.);
  • A Monarquia Unida (1050-930 a.C.);
  • Nação Fragmentada ou Reino Dividido (930-586 a.C.);
  • O Exílio (586-538 a.C.);
  • Retorno e Diáspora (538-06 a.C.);
  • Jesus Cristo (06 a.C.-30 d.C.); e
  • A Era da Igreja (30 d.C.-Presente).

A presente Lição, neste sentido, trata-se de uma breve introdução à primeira das grandes eras, a era dos começos.


COMEÇOS: CRIAÇÃO - 2100 a.C.

A história começa com a própria criação do universo, quando Deus criou os céus, a terra, os mares e tudo quanto neles há. Tudo que Deus criou era bom, mas o ser humano, de modo singular, tanto macho quanto fêmea, foram criados à própria imagem e semelhança de Deus. 

O Senhor havia plantado um jardim e nele havia colocado o ser humano para o lavrar e o guardar. Nesse jardim o homem e a mulher possuíam acesso à árvore da vida e eram sustentados por uma enorme variedade de frutos e sabores dos mais diversos que possamos imaginar. 

No entanto, Satanás entrou em uma serpente e a usou para enganar Eva com suas mentiras. A mulher, convencida pelo engano do diabo, tomou para si do único fruto que lhe era proibido por Deus; o fruto da árvore da ciência do bem e do mal; do qual também deu ao seu marido, Adão, que comeu com ela.

Essa rebelião e desobediência em relação ao Senhor resultaria em terríveis consequências, tais como a expulsão do jardim, bem como a morte física e espiritual. Porém, a história do povo de Deus não terminaria aí, pois na verdade, este fora apenas o começo. 

Infelizmente a maldição do pecado trazida à humanidade pelo primeiro casal foi sendo transmitida de geração a geração, isto é, a todos os seus descendentes. Isto fica muito claro já com o primeiro filho do casal: Caim, que matara a seu irmão por causa de sua amarga inveja. 

Tal problema de natureza continuou a crescer de modo que o mundo inteiro já havia se tornado tão mal quando Deus aceitaria. Assim, o Senhor teve que exercer seu santo juízo através de um dilúvio de águas. No entanto, um varão justo e reto alcançou graça aos olhos de Deus, que o instruiu a construir uma grande arca a fim de salvar e preservar a vida na terra.

Após o dilúvio, os descendentes de Noé começaram a se multiplicar em grande número. Nesse tempo todos falavam uma única língua, o que facilitava muito o trabalho em conjunto. Eles decidiram, então, construir uma grande torre que alcançasse os céus, mas Deus possuía planos diferentes, de maneira que confundira o idioma deles.

Como já não podiam mais compreender a linguagem um do outro, se dispersaram e se espalharam rapidamente por toda a terra, que fora o que Deus já havia determinado que se fizesse desde o princípio. 

Essa pequena síntese engloba a história que vai desde a criação do universo até ao ano 2100 a.C. Estes são os principais acontecimentos da primeira grande era bíblica, a era dos começos do universo, do homem, da entrada do pecado no mundo, da confusão das línguas e muito mais. 

Todos esses temas estão narrados nos primeiros onze capítulos do livro de Gênesis. A boa notícia? Estudaremos todos eles, um a um. Não perca!


Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”


FONTE

Bíblia Sagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo