MOTIVOS PARA LER A BÍBLIA - CURSO BÍBLICO (LIÇÃO 9)

POR RODRIGO HENRIQUE


Você já leu a Bíblia hoje? Não? Misericórdia, hein!? Deixe a preguiça de lado e vá ler sua Bíblia, irmão! Você não sabe que ela é a lâmpada para os seus pés e a luz para o seu caminho? Além disso, é preciso estarmos atentos, pois Jesus disse que aquele que não guarda a Palavra do Pai, não ama o Pai e nem o Filho.

Lição de hoje, portanto, tem por finalidade destacar alguns dos principais motivos pelos quais você deve ler e estudar a Palavra de Deus, isto é, a Bíblia Sagrada. Estude-a atentamente e pense a respeito. Que o Senhor lhe abra os olhos!


MOTIVOS PARA LER  E ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS

I - Relacionados Com Promessas. 

Sabemos que há, na Palavra de Deus, mais de 32.000 promessas. Imagine, pois, que tesouros valiosos encontram-se aí. Neste sentido, analise algumas das promessas que Deus faz àqueles que conhecem e estudam a Sua Palavra:

  • A Escritura proporciona luz e dá entendimento aos símplices (Sl 119.130); 
  • Tal Palavra produz, aumenta e fortalece a fé em nossos corações (Rm 10.17);
  • A Escritura consola e produz esperança no coração daquele que a conhece (Rm 15.4);
  • Todo aquele que guarda a Palavra de Jesus será amado de seu Pai, e tanto o Pai quanto o Filho virão e farão morada nele (Jo 14.23);
  • Somos santificados e purificados na verdade, que é a Palavra de Deus (Jo 17.17; Sl 119.9,11);
  • Porque a Palavra de Deus, quando recebida e crida, opera em nós de modo eficaz (I Ts 2.13). O termo "opera" aqui utilizado por Paulo traz a ideia de que a Escritura trabalha (opera) em nós de modo a nos levar de um ponto (ou estágio) para o próximo;
  • São bem-aventurados, isto é, felizes, todos os que andam segundo a Palavra do Senhor (Sl 119.1);
  • Não permanece confundido o homem que observa e anda segundo os mandamentos da Palavra de Deus (Sl 119.5,6);
  • A Palavra foi escrita para nos revelar que Jesus é o Cristo, e para que, crendo no que ela diz, você tenha a vida em Seu nome (Jo 20.30,31);
  • Toda a Palavra de Deus, ao chegar em seu destinatário (que somos nós), não volta vazia, mas cumpre com o propósito que lhe apraz (Is 55.11);
  • Seus ensinamentos são para nós uma fonte inesgotável que alimenta e traz gozo espiritual (Mt 4.4; Jr 15.16; I Pe 2.2); 
  • A Palavra de Deus é nossa vida. Ao cumpri-la, o Senhor promete prolongar os nossos dias sobre a terra (Dt 32.47); e
  • O Senhor promete responder às súplicas e orações daqueles que guardam a Sua Palavra em seus corações (Jo 15.7).


II - Relacionados Com as Consequências de Não Conhecê-la.

Conhecer, guardar e praticar a Palavra de Deus nos traz inúmeros benefícios. No entanto, ao negligenciarmos a leitura e os estudos bíblicos, além de nos privarmos das bençãos e promessas destacadas acima, também nos colocamos debaixo de sérios juízos e consequências. Vejamos alguns exemplos:

  • Quem não guarda a Palavra de Deus não ama a Jesus (Jo 14.24), e aquele que não ama a Jesus está debaixo de maldição (I Co 16.22); 
  • Igualmente encontram-se debaixo de maldição aqueles que não buscam cumprir os mandamentos da Palavra de Deus (Dt 27.26);
  • Conhecer e guardar a Palavra de Deus é um dos requisitos para que nossas súplicas e orações sejam respondidas. Negligenciá-la é, desta maneira, como fechar os ouvidos de Deus à nossa voz (Jo 15.7; Tg 4.3);
  • Deus rejeita o homem que rejeita conhecer a Sua Palavra, e se esquece daqueles que esquecem dos seus mandamentos, por isso eles perecem (Os 4.6);
  • O furor do Senhor se ascende contra aqueles que não vivem segundo a Sagrada Escritura (II Rs 22.13); e
  • A falta de conhecimento da Palavra de Deus nos separa da vida de Deus (Ef 4.18) e nos faz viver em erro (Mc 12.24).
Também é importante observar que vivemos em um tempo em que, diz a Escritura, se levantaria muitos falsos mestres e pastores. Ora, se você não tem o hábito bereano de conferir a Palavra de Deus, como pode saber que não és um cego sendo guiado por outro cego? (Leia Mateus 24.11, Marcos 13.22, Atos 17.11 e Lucas 6.39). 


III - Relacionados Com Nosso Dever.

O salmista declarou, certa vez, que a Palavra de Deus possui mais valor que milhares de peças de ouro e de prata (Sl 119.72). Ele estava dizendo com isso, de forma muito clara e inequívoca, que a Palavra do Senhor vale infinitamente mais do que qualquer bem ou riquezas terrenas. Mesmo assim, muitos preferem gastar todo o seu tempo em busca das riquezas terrenas ao invés das espirituais. 

Se esquecem que sem a lâmpada para os pés e a luz para o caminho, permanecem em escuridão (Sl 119.105); mas sobre a vida do cristão genuíno, a Palavra que é viva e eficaz continua a produzir os seus bons frutos e resultados (Hb 4.12). Sendo assim, é dever do cristão conhecer a Palavra de Deus. Vejamos:

  • Paulo disse que a Palavra foi escrita para o nosso ensino, ou seja, com o propósito de nos ensinar. Portanto, constitui-se nosso dever estudá-la a fim de aprendermos seus ensinamentos (Rm 15.4; II Tm 3.16); 
  • Se nós realmente amamos a Jesus, também guardamos a sua Palavra em nossos corações (Jo 147.21); 
  • É nosso dever estarmos preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que pedir a razão da esperança que há em nós, e para tanto, precisamos conhecer os fundamentos dessa esperança, que está na Palavra de Deus (I Pe 3.15); e
  • O obreiro -- aquele que realiza a obra de Deus -- precisa manejar bem a Sua santa Palavra a fim de que não seja envergonhado (II Tm 2.15). 

A Palavra do Senhor é um alicerce que não passa e nem se altera jamais (Mc 13.31). Nosso Senhor, quando tentado por Satanás, o venceu através da Palavra do Pai (Mt 4.4-10). Ele nos deixou o exemplo para que andemos em suas pegadas. 


CONCLUSÃO

A Palavra de Deus foi escrita para o nosso próprio benefício; e sua origem (que é divina) a torna singular e única. Ler, guardar e praticar o que ela nos diz é não apenas um dever, mas a expressão e hábito daqueles que amam a Deus em sinceridade e verdade. Muitos são os benefícios e promessas que ela nos traz, e trágicas e tristes são as consequências sofridas por aqueles que a negligenciam e a deixam de lado. 

Sendo assim, "persiste em ler" e tenha cuidado de ti mesmo para que "não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" - Josué 1.8


Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”


FONTE

Bíblia Sagrada - Versão Almeida e Corrigida






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo