POR QUE JESUS CRISTO TRANSFORMOU ÁGUA EM VINHO?

POR JEFFERSON MIRANDA



Introdução

O Milagre da água em vinho, certamente, é um dos mais conhecidos milagres relatados nos Evangelhos. Ele é documentado apenas no Evangelho de João, muito provavelmente o último Evangelho a ser escrito, como forma de combater as heresias criadas pelos gnósticos, que negavam a encarnação de Cristo. Este estudo não tem como alvo unicamente o Milagre da água em vinho, mas também vai examinar um pouco sobre o propósito do Evangelho de João e a intenção do autor ao narrar este maravilhoso milagre.

O Evangelho de João

João foi um dos discípulos de Jesus em seu ministério terreno, irmão de Tiago e trabalhava como pescador. Era bastante próximo de Jesus e também era considerado como o discípulo amado (JO 13:23). De acordo com a maioria dos teólogos, o apóstolo João é o autor do Evangelho que leva o seu nome. O propósito deste Evangelho é bastante específico e claro: apresentar Jesus como Filho de Deus.

As seguintes ocorrências são citadas no livro O panorama do Novo Testamento, de Magno Paganelli:

  • 92% do material contido no Evangelho de João é único, não está presente nos outros Evangelhos;
  • O verbo crer aparece 98 vezes, mundo 78 vezes e envio 70 vezes;
  • É o Evangelho que mais menciona o Espírito Santo, mais que todos os outros Evangelhos juntos.

As ocorrências acima nos dão a percepção de que o Evangelho de João é realmente diferente dos outros e, portanto, tem a intenção de levar o leitor a reconhecer a autoridade divina de Jesus Cristo. Tendo um breve entendimento acerca do Evangelho de João, vamos à análise do Milagre da água feita em vinho.

O milagre da água em vinho

Sendo o primeiro milagre de Jesus (JO 13:23), ele ocorreu em um casamento, em Caná da Galileia, na presença de Maria, mãe de Jesus, e de seus discípulos. No decorrer da festa, o vinho acabou e Maria avisou Jesus sobre a falta do vinho.

E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. (JO 2:3)

Maria, sendo mãe de Jesus, provavelmente já sabia que Jesus iria resolver o problema de alguma forma. Jesus então disse: 

Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. (JO 2:4)

De acordo com David J. Ellis, o termo "hora" se refere a alguma ideia que relacione a sua Paixão e exaltação com as obras que Ele produz.

"A minha hora ainda não chegou: Al­guns comentaristas restringem o significado da “hora” ao momento da morte ou exalta­ção de Jesus. O termo, no entanto, deve in­cluir alguma ideia que conecte sua Paixão e exaltação com o padrão geral de obras que ele já está realizando. Há uma restrição divina sobre a pessoa de Jesus, de modo que ele realiza suas obras so­mente à medida que recebe orientação do seu Pai" David J. Ellis - Comentário Bíblico Bruce | NVI

Em seguida, Maria disse para os empregados fazerem tudo que Jesus mandar. (JO 2:3) O evangelista afirma que o empregados encheram os potes com água, talvez eles não entenderam direito por que Jesus ordenou isso, mas eles fizeram o que Cristo mandou. Os empregados levaram os potes com vinho, que antes era água, e o mestre-sala provou do vinho e afirmou que aquele era o melhor vinho da festa! (JO 2:10)

O que nos interessa aqui não é a quantidade de água que Jesus transformou em vinho, ou quem estava presente na festa ou se a festa era de casamento, Páscoa ou outra coisa, pois João narrou este milagre para provar que Jesus é Deus. No verso 11, João diz:

"Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele." (JO 2:11)

Jesus é Deus

O objetivo do evangelho de João vai se tornando cada vez mais claro ao longo de sua leitura. Nos versos 30 e 31, do capítulo 20, João diz:

"Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." (JO 20:30,31)

O texto acima afirma que a exposição dos milagres de Jesus no Evangelho de João tem como objetivo despertar a crença de seus leitores. David J. Ellis, no comentário Comentário Bíblico Bruce, alega que o objetivo do apóstolo João, ao longo do seu Evangelho, foi dar fundamento à fé. O termo "Cristo", apresentado no verso 31, não é restrito ao Cristo que os judeus acreditavam, e sim que Cristo é Filho de Deus, Cristo é Deus!

Conclusão

O Milagre da água em vinho é a primeira de muitas evidências bíblicas que apontam para a divindade de Cristo. Jesus sempre foi Deus, ele não se tornou Deus em nenhum momento, desde a Eternidade, ele já cumpria o papel de Deus Filho. (JO 1:1,3) Muitas vezes, acreditamos que somos autossuficientes e possuímos total autonomia para resolver todos os nossos problemas, inclusive problemas espirituais, porém a Bíblia nos afirma que o maior solucionador de problemas está ao nosso lado, inclusive, ofereceu o seu Eterno Perdão! Para concluir este estudo, devemos sempre nos lembrar que, de acordo com o teólogo pentecostal César Moisés, o maior milagre das nossas vidas é o Novo Nascimento, é Cristo habitando em nossos corações!

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 CO 5:17)

Bibliografia

F.F BRUCE, Comentário Bíblico NVI. Vida Acadêmica, 2012
MAGNO PAGANELLI, O panorama do Novo Testamento. Geográfica Editora, 2015
CÉSAR MOISÉS CARVALHO, Milagres de Jesus, CPAD, 2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo