O IMPACTO DA DECISÃO DE RAABE

POR JP WERNER
O IMPACTO DA DECISÃO DE RAABE

"SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra." Josué 2: 11

Circunstâncias incomuns ... palavras incomuns ... proferidas por uma pessoa incomum. Era em Jericó e era noite quando Raabe, a mulher cananéia, disse essas palavras.

Pouco antes, ela recebeu dois espiões israelitas e os escondeu. Já por isso ela - e mais tarde também por suas palavras - se comprometeu claramente com o Deus vivo, o Deus de Israel. Foi uma decisão de longo alcance para ela, uma decisão com bênçãos inesperadas, não apenas para ela, mas também para seus descendentes.

Na verdade, Raabe estava em desvantagem de três maneiras: Primeiro, ela não era do povo de Israel. Ela era uma cananéia, então ela pertencia a um povo que estava sob o juízo de Deus. Em segundo lugar, ela era uma mulher, então não tinha reputação, influência ou direitos no ambiente cultural na época. Terceiro, ela era uma prostituta (Hebreus 11: 31). Mas quando Raabe ouviu o que Deus havia feito pelo povo de Israel, ela soube que o Senhor era o Deus vivo, ela confessou-se a Ele - mesmo que isso pudesse ser visto como uma traição ao seu próprio povo.

Sua conduta e testemunho nos dão um exemplo, especialmente sua escolha de fé, que foi imprevisivelmente importante e abençoada: Raabe casou-se com Salmom da tribo de Judá. E na linha de seus descendentes não estão apenas Boaz, este "homem rico" de Belém com sua esposa Rute, a mulher moabita, mas também o rei Davi. Finalmente, Raabe até encontrou entrada na genealogia de Jesus Cristo, o Messias de Israel (Rute 4: 21, 22; Mateus 1: 5).

Nossas decisões também têm um impacto: bons e ruins. Somente quando nossas escolhas forem feitas de acordo com a vontade revelada de Deus, nossas vidas serão abençoadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo