A BATALHA DE DAVI COM GOLIAS

POR NILDO OLIVEIRA
A BATALHA DE DAVI COM GOLIAS

"Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu". 1 Samuel 17:40
1. INTRODUÇÃO

O texto acima relata uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, a batalha de Davi com Golias. Davi quando saiu de sua casa para levar alimentos para seus irmãos jamais poderia imaginar que iria participar dessa batalha, embora ele nunca tivesse fugido de uma briga, pois ele relata ao rei Saul que teria matado um leão e um urso, em defesa de suas ovelhas (1 Sm 17:34).

E Davi ao vê todo o exército de Israel amedrontado e acovardado por Golias, e ouvindo as afrontas que o gigante fazia ao Deus de Israel, ele se coloca a disposição para vencer o gigante Filisteu.

O rei Saul ao ver que Davi estava disposto a ir lutar contra Golias, coloca sua armadura nele. Devemos lembrar que a bíblia relata que dos ombros para cima ninguém era maior que Saul em Israel, realmente ele era grande. Pelo menos quase duas vezes maior do que Davi. Então era de se esperar que ao menos o rei se prontificasse  a ir à luta.

Mas Davi se sente incomodado com a armadura de Saul e nega usá-la. 


2. PORQUE SERÁ QUE DEUS NÃO PERMITIU QUE DAVI UTILIZASSE A ARMADURA DE SAUL:

2.1 - Para que a glória não fosse para Saul;
2.2 - Para que Davi utilizasse das armas que o próprio Deus o tinha dado.


3. AS ARMAS QUE DAVI USOU:

3.1 CAJADO OU VARA - O cajado ou vara era um instrumento com cerca de dois metros de comprimento e que na sua grande maioria possuía uma curva em uma das extremidades. Fazia parte dos equipamentos de um pastor, e dentre suas funções três se destacam: Era usado para ajudar o pastor a andar com maior facilidade nos lugares montanhosos ou difíceis; Servia para guiar as ovelhas. Quando essas passavam por uma entrada apertada, como por exemplo ao entrarem no redil à noite, eram contadas debaixo da vara ou cajado.

3.2 ALFORGE - O alforje era uma sacola ou bolsa de couro usualmente carregada por um mendigo, peregrino ou um pastor.

Qual então era a importância do alforje para Davi? Era nele onde Davi provinha para si o mantimento quando precisasse.

3.3 A FUNDA - Era uma arma simples utilizada para atirar pedras, seja por um pastor a fim de proteger o rebanho ou alertar alguma ovelha que está se desviando, ou mesmo como arma em guerras, porque a Bíblia mesma diz que Uzias preparou fundas como armas militares (2Cr 26.14) e existiam 700 benjamitas especialistas em manejar a funda (Jz 20.16). Alguns monumentos egípcios retratam homens usando fundas.

A funda era composta de uma tira larga de couro que podia segurar com firmeza uma pedra de cerca de 40mm de diâmetro. A tira era presa a duas cordinhas feitas de tendões, corda ou couro, de cerca de 60cm de comprimento. A pedra era colocada na bolsinha e a funda girada, de modo que a pedra não se desprendia por causa da força centrífuga. Quando um dos cordões era afrouxado, a pedra saltava com força e uma velocidade tremenda; sua velocidade pode chegar a mais de 100 km/h, quase a velocidade de uma bala de revólver.

3.4 CINCO PEDRAS - Porque Davi precisou pegar cinco pedras para matar o gigante se já não tinha matado um urso e um leão com as próprias mãos?

Como aprendemos anteriormente Davi sendo de Judá, provavelmente era dotado de técnicas de homens Benjamitas peritos na funda e não precisaria de tantas pedras para um só gigante. (Juízes 20:15-16)

De acordo com o comentário Beacon, Davi matou o gigante com apenas uma pedra e estaria pronto caso quatro outros gigantes tivessem aparecido no horizonte.


4. CONCLUSÃO

Davi venceu Golias, enquanto esse ainda se aquecia, se adiantando, tacando uma pedra na cabeça do filisteu. E de um modo sobrenatural ainda por cima, porque com uma tacada daquelas o certo seria cair pra trás e não pra frente. Então, o que derrubou Golias não foi a força da pedra de Davi, e sim, a força do Deus de Davi.

É interessante lembrar, que Davi confiava e fundamentava em algo mais seguro do que a sua experiência como um pastor ou de sua habilidade com a funda. A base era sua fé em Deus.

Confiante em Deus, Davi previu a vitória: "toda a terra saberá que há Deus em Israel" (verso 46).  O Senhor não se limita à espada e à lança para salvar o seu povo, porque do Senhor é a guerra. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo