O GRANDE DIA

POR ÁLVARO OSTROSKI Saída de Israel do Egito


"E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações." - Êxodo 12:41,42



Chegou o Grande Dia! Transcorreram 430 dolorosos e humilhantes anos, cerca de 5 gerações haviam se passado desde que o povo de Israel entrou nas terras Egípcias, e que se diga de passagem, Israel havia entrado pela porta da frente, porque o mundo (Egito espiritual, onde os homens são escravos do pecado) quando te convida para entrar nele é pela porta da frente, e ele vai te dar do melhor que ele tem, ele vai te dar "flores" ao entrar nele, todos os prazeres lá você vai encontrar, porém nessa entrada ele não te avisa dos laços e embaraços que lá te esperam, ele não te avisa das dores e amarguras que nele há, foi assim com o filho pródigo de Lucas 15.

Nestes 430 anos, milhares de pessoas haviam nascido e morrido sem conhecer a liberdade, vivendo de baixo do jugo faraônico, quem sabe quantas pessoas aí fora estão vivendo de baixo do jugo deste mundo, quantos pais de família estão enterrados no vício do álcool, quantos jovens não estão vivendo como zumbis pelo vício do crack, quantas mães e esposas não vão visitar seus filhos e maridos nas prisões.

Esses são os laços e embaraços que o mundo vai lhe dar, mas no começo ele não vai dizer que isso vai acontecer, no começo é só alegria e prazer.

O povo durante 430 anos não sabia fazer outra coisa além de pegar palha, catar barro e fabricar tijolos, trabalhando diversas horas por dia, de domingo a domingo, para construir as cidades de Pitom e Ramessés, isso é vida, o que o mundo nos oferece é vida?

Pois bem, chegou o dia, os juízos de Deus em forma de 10 Pragas já haviam praticamente se cumprido, faltando apenas 1.

Permita-me imaginar e me acompanhe:

No dia anterior os egípcios mal sabiam o que iria acontecer. Como de costume o povo levantou-se para o trabalho, como de natural o dia ainda estava escuro, pai, mãe, filhos, todos se assentam, tomam o café da manhã, beijo na esposa(o) e nas crianças e o casal se divide, o pai com o meninos vai para a olaria, e a mãe com as meninas vai ao campo colher palha. Nos seus rostos há um sorriso, os guardas egípcios não entendem o porquê daquela alegria.

Final da jornada de trabalho e os israelitas retornam para suas cabanas, tomam banho, se purificam e se preparam, todos colocam as suas melhores vestes, sapatos nos pés, cajado nas mãos, cinturão de couro sobre os lombos.

Cada casa prepara uma fogueira, se as famílias são pequenas se juntam. Os homens logo vão até o rebanho e buscam um animal, ovelha ou cabra, macho, sem mancha, perfeito, sem qualquer mácula, animal de um ano, ou seja, um cordeiro, dada a ordem por Moisés todos juntos com suas facas imolam os animais e os levam até a fogueira, onde o mesmo é posto para ser assado.

O sangue dos animais é colocado em bacias e logo após é espalhado nos batentes das portas.

Enquanto isso se prepara pelas mulheres no interior da casa um acompanhamento, com cebolas, nabo, rúcula e todos mais tipos de ervas amargas que eram plantadas no Egito.

Cordeiro assado, mesa posta com uma saladinha de ervas amargas e pão sem fermento, todos então comem em pé e com os cajados nas mãos, comem tanto o filé do cordeiro como as vísceras, coração, fígado, cabeça, pés e bofes do animal.

Todos saciados o que sobrou é queimado no fogo.

E agora o povo aguarda! 

Chega a meia noite e se houve gritos nas casas dos Egípcios, Faraó apressadamente manda chamar a Moisés e Arão e lhes diz: pegue teu povo, pegue teus animais, pegue teus pertences e saiam daqui.

Prontoacabou! Chega de tijolo, palha e chicote, Deus havia cumprido sua promessa.


Com esta forma, até poética, de descrever a saída do povo de Israel do Egito queremos dizer que Deus está lhe chamando para fazer parte do povo que um dia vai deixar este mundo. 

Este povo não se configura por um rótulo denominacional, longe disso, este povo não tem tal tipo de vaidade. 

Este povo entende que poderá deixar este mundo por que a morte de um inocente o comprou e Seu sangue o purificou e impediu que a ira de Deus recaisse sobre ele.

No Egito houve as 10 Pragas que anunciavam que o povo iria sair, ser liberto, hoje em dia nós vemos os sinais proféticos da vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Em nossos corações foi passado o Sangue de Jesus, Sangue do Cordeiro de Deus que morreu pelo nosso pecado, Cordeiro sem manchas, perfeito.

A grito dos fiéis, integrantes deste povo, que é composto de todas as tribos, línguas, nações e denominações é Maranata, Maranata, Maranata, O Rei está voltando.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo