POR QUE O GÊNESIS É TÃO IMPORTANTE?
OBSERVAÇÃO
Este é um artigo escrito por Thomas Purifoy Jr. Ele está originalmente disponível em Inglês e você pode acessá-lo através do site isgenesishistory.com com o seguinte título: "Why is Genesis So Important Today?", que em tradução livre significa "Por Que o Gênesis é Tão Importante Hoje?".
O objetivo deste artigo é mostrar (de forma sintética) o porquê da necessidade de tomarmos o Gênesis como literal, verdadeiro e histórico, bem como quais são as consequências de nos desviarmos dessa gloriosa verdade.
Que Deus lhe abençoe,
Administradores do Grupo Palavra Revelada Oficial.
ESBOÇO
1. Gênesis é o fundamento do Evangelho - 2. O Gênesis é a solução para nossa cultura - 3. O Gênesis está sendo interpretado pelos evolucionistas - 4. A História do Gênesis é confirmada pelo mundo ao nosso redor
INTRODUÇÃO
Vamos ser honestos: os primeiros capítulos de Gênesis são bastante controversos. Há diversas coisas nesses capítulos que deixam as pessoas desconfortáveis, de fato. Como resultado, algumas pessoas em seminários e academias escolares estão procurando substituir a história registrada no Gênesis por uma história diferente, supostamente baseada nas recentes descobertas da ciência evolucionária.
(...) No entanto, entendemos que os eventos e as pessoas incluídas nesses capítulos iniciais da Bíblia são de grande importância. Tais registros são parte de uma história real e os cristãos precisam saber disso, isto é, que trata-se de algo que realmente aconteceu, assim como está escrito. Além disso, eles precisam saber que o Gênesis é uma história confirmada pelo mundo ao nosso redor.
1. GÊNESIS É O FUNDAMENTO DO EVANGELHO
Tudo começa com Adão! A Bíblia trata Adão como uma pessoa real que foi responsável pela entrada do pecado e da morte neste mundo. Se Adão não tivesse existido, então Cristo (o segundo Adão) não precisaria vir ao mundo para nos salvar.
O Apóstolo Paulo entendeu isso com clareza. É exatamente por este motivo que ele comparou Adão com Jesus: "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo". Paulo se refere a Jesus, inclusive, como "o último Adão".
"Jesus veio nos salvar porque o Gênesis é histórico, é real".
Lucas, que escreveu o Evangelho que leva seu nome e também o livro de Atos entendia a questão da mesma maneira. Ele ligou Jesus a Adão através de uma genealogia única e completa. Ele nos diz, então, que Jesus foi ao deserto para ser tentado por Satanás; Jesus estava espelhando a tentação de Adão, no entanto, desta vez, para obedecer ao Senhor.
Jesus sabia qual era sua missão: anular a sentença de morte sobre a humanidade e a maldição da corrupção sobre a criação. Sem Adão, não há pecado - e sem pecado, não há morte ou corrupção - e se não há morte nem corrupção, não há sentido para Jesus (salvação).
Ora, Jesus veio nos salvar porque o Gênesis é histórico, é real. Como disse D. Martin Lloyd-Jones: "Eu não tenho evangelho a menos que o Gênesis seja, de fato, histórico".
![]() |
Painted Desert, o Deserto Pintado |
Se a cultura é a forma pela qual as pessoas escolhem organizar suas vidas, então o Gênesis é onde Deus nos mostra Sua ordem para a cultura.
Todos nós sabemos que há ideias culturais estranhas sendo abraçadas hoje em dia. O que é raro ouvir, entretanto, é alguém em praça pública apontar o Gênesis como a razão pela qual algo deve ou não deve ser feito. Como resultado, há muitas pessoas (adolescentes, jovens e adultos) que precisam ouvir o que o Gênesis tem a dizer sobre a cultura.
Vejamos, por exemplo, a questão dos transgêneros: se Deus criou o homem à sua própria imagem como homem e mulher, isto é, macho e fêmea, então somos essencialmente homem ou mulher desde o início. Nosso sexo não pode ser mudado/alterado.
Ou então, tomemos a exemplo o casamento: se Deus criou Eva para casar-se com Adão e ter filhos, eles são o padrão para todos os homens e mulheres que vieram após eles. Dois homens ou duas mulheres não devem se casar um com o outro e nem podem gerar filhos.
(...) A lista continua: vida, economia, gestão ambiental, tecnologia, alimentação, ciência... Gênesis é o verdadeiro livro contra-cultural que nos fornece o padrão definitivo de como devemos ordenar as nossas vidas ainda hoje.
3. O GÊNESIS ESTÁ SENDO INTERPRETADO PELOS EVOLUCIONISTAS
Há um movimento influente hoje em dia e muitos cristãos não o conhecem. Seu objetivo é reintroduzir a evolução darwiniana na teologia cristã. Essa ideia é chamada de "evolução teísta" ou "criação evolutiva". O principal grupo que defende essa visão é o BioLogos. Em seu website há muitos cristãos e pensadores conhecidos (muitos dos quais eu respeito) que estão defendendo essa ideia.
Tal organização, porém, está ensinando o que conhecemos por heresia. Isso já foi visto como heresia no século XIX, quando Asa Gray, um cientista americano e amigo de Charles Darwin, tentou pegar a nova história do mundo apresentada por ele a fim de usá-la para reinterpretar o Gênesis.
Darwin não achava que isso fosse possível. Afinal de contas, todo o objetivo de sua teoria era substituir o que nos relata o Gênesis. No entanto, alguns teólogos e cientistas tentaram fundir as duas histórias para "tentar manter o evangelho".
É a ilusão do diabo. Aqui estão alguns dos pontos heréticos dos quais os evolucionistas teístas promovem e que contradizem o relato bíblico:
- Houve centenas de milhões de anos de morte no mundo antes de Adão pecar;
- A criação sempre esteve sujeita à corrupção;
- Adão e Eva eram apenas dois hominídeos de um grupo de criaturas do tipo hominídeo que os antecedeu por centenas de milhares de anos;
- Não existem espécies distintas criadas, já que tudo remontaria a um ancestral bacteriano comum;
- Deus usou a evolução (que progride através da morte dos inaptos e sobrevivência dos mais aptos) como a principal maneira de criar tudo o que vemos.
Claramente esta é uma história de mundo completamente diferente daquela ensinada no Gênesis. O grupo BioLogos é muito bem financiado e tem gastado bastante dinheiro tentando influenciar diversos pastores e seminaristas a fim de que adotem suas ideias. Mas isto é muito perigoso, pois não ensinam apenas uma teologia ruim, mas também apresentam teorias científicas insensatas.
4. A HISTÓRIA DO GÊNESIS É CONFIRMADA PELO MUNDO AO NOSSO REDOR
(...) o Gênesis é um livro preciso de história.
Em face disso, os eventos que ele registra podem ser confirmados pelo estudo do mundo ao nosso redor. Desde as enormes camadas de sedimentos - preenchidas com fósseis - que foram empilhadas pelos continentes (o que evidencia uma inundação global) à complexidade mutuamente dependente e inter-relacionada de infinitos ecossistemas e sistemas biológicos (que são evidências da criação de seis dias) à realidade da morte, do pecado e da corrupção em toda parte (que evidenciam uma Queda universal), o Gênesis nos dá uma história que é segura e confiável.
No documentário Is Genesis History?, Del Tackett passa um bom tempo juntamente com mais de uma dúzia de cientistas explicando o mundo ao nosso redor à luz da história registrada no Gênesis. Eles representam apenas uma fração das centenas de cientistas que veem o Gênesis como um registro verdadeiro e preciso da história do mundo.
Afinal de contas, tudo se resume à autoridade das Escrituras. Assim como Jesus, Pedro, Paulo, Lucas e João viram o Gênesis como um livro de autoridade histórica, assim devemos nós vê-lo também. Quando os cristãos reconhecerem que o Gênesis trata-se realmente da história como ela é, como algo real, eles mudarão a maneira como veem todo o resto.
Caso tenha gostado deste conteúdo, acesse também "Introdução ao Livro de Gênesis" clicando aqui.
"Nada no mundo faz sentido, exceto à luz do Gênesis".
— Del Tackett
Fonte: https://isgenesishistory.com/
Thomas Purifoy Jr, Autor do Artigo.
Traduzido por Rodrigo Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário