SERÁ QUE SAMUEL DEPOIS DE MORTO FALOU COM SAUL?

POR ÁLVARO ORTROSKI

SERÁ QUE SAMUEL DEPOIS DE MORTO FALOU COM SAUL?

Em I Samuel Capítulo 28 temos o relato de que o rei Saul procurou uma mulher conhecida como Pitonisa de En-Dor para consultar o Profeta Samuel que já estava morto.

Vamos a Luz da Palavra de Deus verificar se é possível que os mortos se comuniquem com os vivos e se podemos os consultar como fez Saul.


O que era a Pitonisa?

No contexto de I Samuel Capítulo 28 verificamos que era uma mulher que fazia adivinhações e consultava os mortos.


Poderiam ser consultados os mortos?

NÃO!

“Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der  ... nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor...” Deuteronômio 18: 9-12


Existe a possibilidade de se consultar os mortos?

NÃO!

Vejamos alguns pontos:

1. Davi teve um filho com Bate Seba e jejuou e orou pela criança que estava doente, contudo, quando a criança morreu Davi disse: “Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu agora? Poderei eu fazê-la mais voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” 2 Samuel 12:23 

Davi tinha ciência que era impossível ter contato com a criança morta.

2. Jesus contou a história do Rico e Lázaro (Lucas 16:19-31) e nesta história Jesus descreve que essas duas pessoas morreram.

Lázaro foi levado para um lugar de descanso chamado “Seio de Abraão” e o Rico foi levado para um lugar de tormento chamado “Hades”.

O Rico no “Hades” pede o seguinte a Abraão: “E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes [Lázaro] à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.” Lucas 16:26-29

Jesus esclarece que Deus não envia mortos para falar com os vivos e Jesus é enfático em dizer que para Lázaro voltar e falar com as pessoas ele teria que ressuscitar em seu corpo – “Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” Lucas 16:31 


Qual o espírito que fala com as pessoas em uma sessão mediúnica?

Satanás e seus demônios!

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Coríntios 11:14

Satanás tem o poder de enganar as pessoas, podendo até mesmo se transformar em um anjo de luz para enganar, por isso a base da nossa fé é a Bíblia e não experiências, pois essas experiências podem vir do maligno. 

Lembre-se que Satanás enganou Eva no Jardim do Éden se passando por uma serpente (Gênesis 3:1-8)

Toda experiência cristã deve ser amparada pela Bíblia.


Foi Samuel que falou com Saul?

NÃO!

Veja o que o texto bíblico diz:  "E o rei lhe disse: Não temas; porém que é o que vês? Então, a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou." 1 Samuel 28:13,14

A Bíblia não diz que era Samuel, a Bíblia diz que Saul entendeu que aquele espírito era de Samuel. 

A luz de todo o contexto Bíblico podemos afirmar com grande certeza que não era Samuel naquele ato.

Se Deus não havia falado com Saul pelos profetas e pelo Urim e Tumim Ele iria falar em uma sessão mediúnica que já havia reprovado em Deuteronômio 18:9-12?

 Certamente que não.


A profecia dita pelo suposto espírito de Samuel se confirmou?

Vejamos qual era a profecia antes: “E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.” 1 Samuel 28:19

1. Não precisava ser um profeta para saber que Saul acabaria sendo entregue nas mãos dos inimigos, pois o mesmo estava longe dos caminhos do Senhor;

2. Quanto ao tempo, a profecia não se cumpriu, pois o suposto espírito de Samuel disse “amanhã”, mas Saul perdeu a batalha vários dias depois;

3. Quanto à morte de Saul, a profecia não se cumpriu, pois não foram os filisteus que o mataram, mas ele se suicidou jogando-se contra a própria espada (1 Samuel 31:4-6);

4. Quanto à quantidade dos filhos de Saul mortos na batalha, a profecia não se cumpriu, pois a mesma dizia que os filhos de Saul seriam mortos, contudo, Saul tinha 6 filhos e somente 3 morreram.


Conclusão e Aplicação

1. Categoricamente concluímos que os mortos não podem ter contato com os vivos;

2. Experiências sobrenaturais com espíritos tem origem maligna;

3. As experiências sobrenaturais na vida do cristão devem estar embasadas na Bíblia. Se te apresentarem doutrinas, conceitos e ensinos baseados simplesmente na experiência sobrenatural de alguém não aceite, pois sua origem pode ser do maligno ou até mesmo do imaginário humano;

4. O crente não é movido por experiências, ele é movido pela Palavra de Deus. As experiências fazem parte sim da vida cristã, mas elas necessitam estar fundamentadas na Bíblia.

5. Clame pela Graça de Deus para manter sua comunhão com Ele, não se afaste como Saul se afastou.

6. Ler, Meditar e Estudar a Bíblia é a melhor forma que você tem para ouvir a voz de Deus.

6 comentários:

  1. Não quero meter nada em causa do que aqui afirma. Pois não sou crente nem descrente na historia contada pela bíblia, de Saul ter falado com o profeta Samuel depois de morto.
    Mas existem ai muitas coisas que ficam por explicar, ( ENTRE VERDADES E MENTIRAS), um espirito maligno sempre foi desmascarado em qualquer parte da bíblia sempre que se manifesta.
    Mas ai biblicamente tem o reconhecimento de Saul, ( ENTENDEU SAUL QUE ERA SAMUEL)
    depois esse mesmo espirito maligno. Afirma Deus fará contigo como falou, dizem algumas traduções antigas ( PELA MINHA BOCA) outras novas por (MEU INTERMÉDIO)
    é reconhecido que quem escreveu esta parte foi ou o profeta (NATÂN, OU GADE) Aqui fica duvidoso alguém acreditar que esses profetas escreveram esse texto sem revelar
    que um espirito maligno se manifestou fazendo-se passar por SAMUEL, e que esse mesmo espirito e afirmou que o Criador falou pela sua boca! Assim, também não é muito certo alguém dizer a bíblia é a palavra sagrada de Deus.

    Mas quem apareceu afinal a Cristo, Moisés e Elias de verdade, ou algum Espirito maligno?

    Que aconteceu aqui !Se a primeira ressurreição ainda não se deu.
    Para onde voltou toda esta gente?
    Mateus 27:51-53. Naquele momento, a cortina do santuário do templo se rasgou em duas partes, de cima até em baixo.
    A terra estremeceu, rochas se partiram
    e sepulturas se abriram. Muitos do povo santo que haviam morrido ressuscitaram.
    Saíram do cemitério depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa de Jerusalém e apareceram a muita gente.
    Sabemos que a primeira ressurreição ainda não seu!

    1 Corintios 8 Vocês já estão satisfeitos? Já estão ricos? Já começaram a reinar sem nós? Eu realmente queria que vocês
    já tivessem começado a reinar, para que nós também reinássemos com vocês. 9 Pois me parece que Deus pôs a nós, os
    apóstolos, em exibição por último, como homens condenados à morte, porque nos tornamos um espetáculo para o mundo, para anjos e para homens.
    Se a primeira ressurreição ainda não se deu.
    Quem apareceu afinal a Cristo, Moisés e Elias de verdade, ou algum Espirito maligno?

    Se sabemos que a primeira ressurreição ainda não seu!

    ResponderExcluir
  2. João 5. 28 Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele
    29 e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento. Reconheço eu que a possibilidade de comunicar com os mortos, é PROIBIDA biblicamente, mas para se proibir algo, esse algo tem de existir, mesmo que exista pelo lado errado! As imagens foram proibidas, derivado ao mau uso que povo fez!
    pois sabemos que o Criador as mandou fazer, e coloca-las em cima da arca da aliança!
    Por pelo motivo de adoração do povo Judeu, é que o rei Exéquias destrui a serpente de bronze que Moisés fez..

    Sim, David tinha conhecimento que era impossível comunicar com a criança morta. Porque Natã já lhe tinha dito por intermedio de Deus que esse seu filho com Bate Seba morreria! ou voltaria Deus a traz na sua palavra?

    1 Cronicas 10.1. Os filisteus lutaram contra os israelitas no monte Gilboa. Muitos israelitas foram mortos ali, e o resto fugiu.
    Entre os que fugiram estavam o rei Saul e os seus filhos. 2 Mas os filisteus os cercaram e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua,
    filhos de Saul. 3 A luta estava feroz em volta de Saul, que foi atingido por flechas inimigas e ficou muito ferido. 4 Então disse ao rapaz que carregava as suas armas:
    Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim.
    Mas o rapaz estava muito apavorado e não quis fazer isso. Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela. 5 Quando viu que Saul estava morto,

    2 Samuel 21.12. Portanto, Davi foi buscar os ossos de Saul e do seu filho Jonatã, que estavam com os líderes de Jabes-Gileade. Eles haviam roubado os
    corpos da praça de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado no »»( NO DIA EM QUE OS FILISTEUS MATARAM SAUL E GILBOA)«« . 13 Ele trouxe de lá os ossos de Saul
    e os ossos do seu filho Jonatã, e também ajuntaram os ossos dos homens que tinham sido executados.
    O suposto Samuel não afirma que Saul é morto pelos filisteus, apenas diz amanhã tu e os teus estarão aqui comigo.
    David aqui afirma que Sul foi morto pelos Filisteus,(NA VERDADE A CAUSA DA SUA MORTE FORAM O FILISTEUS) isso não se dá negado!
    Aqui eu seguiria uma ordem bíblica
    Deus não tem tempo, nem dias nem horas, ele é o tempo passado, o tempo presenteou o tempo futuro.

    Os mortos contacto com os vivos a bíblia afirma, num texto que tem contacto essa parte não posso duvidar!

    Marcos 9:3-5. E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, em extremo brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.
    E apareceram-lhes Elias e Moisés e falavam com Jesus.
    E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Uns podem outros não? no entanto Deus tinha em consideração Samuel como Moisés.
    Jeremias 15. 1.Então Deus me alertou: “Ainda que Moisés e Samuel intercedessem diante de mim, Eu não mostraria favor a este povo. Manda-os embora da minha presença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés e Elias ali não estavam mortos, mas sim já dom corpos glorificados, é bem diferente...

      Excluir
    2. Pedro viu tudo isso numa visão. E é bem diferente uma realidade material

      Excluir
  3. E as coisas de Deus vêm do alto e não debaixo

    ResponderExcluir
  4. Como Saul estaria com Samuel? Se Saul era rebelde, desobediente e se matou?

    ResponderExcluir

Temas

Topo