LOUVOR

POR ÁLVARO OSTROSKI

LOUVOR

O QUE É LOUVOR?


1. Um modo de vida que glorifica a Deus – “Nele [Cristo] fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória” Efésios 1:11-14 (versão NVI)


2. Cânticos que Adoram e exaltam a Deus 


Observação: Neste estudo veremos o louvor como cântico. O louvor como modo de vida será trabalhado no estudo sobre Testemunho Cristão que veremos mais a frente.


ENSINOS


Todos devem cantar louvores a Deus“Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” Salmo 150:6


O salvo (justo, reto) deve cantar louvores a Deus"Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo" Salmo 33:1-3 (versão NVI)


Os anjos cantam louvores a Deus“Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais” Salmo 148:2 ; “E proclamavam [os serafins] uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória" Isaías 6:3


Jesus cantou louvores – “E [Jesus e os discípulos], tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.” Mateus 26:30


O louvor faz parte do culto a Deus - “Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres” Salmos 100:2 (versão NVI); Vemos que nos cultos da Igreja de Corinto havia um momento para o louvor (cânticos a Deus) – “que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais (congregais), cada um de vós tem um salmo...” 1 Coríntios 14:26 – salmo é uma referência aos cânticos a Deus (Louvor)


O louvor trás paz, alegria e libertação“E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” 1 Samuel 16:23


Mesmo no meio das batalhas devemos cantar louvores a Deus “Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” Atos 16:25


Nos momentos de alegria devemos cantar louvores a Deus“...Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores” Tiago 5:13 (versão NVI)


QUAL LOUVOR AGRADA A DEUS?


1. O Louvor é para Deus, portanto ele precisa exaltar (colocar no centro) a Deus, a Jesus e ao Espírito Santo.


2. O Louvor precisa ter uma letra de acordo com o que a Bíblia ensina, pois é ela quem mostra o que agrada e desagrada a Deus.


3. Louvor não é simplesmente uma música gospel como hoje em dia é tratado, onde muitos têm até mesmo feito carreira cantando músicas evangélicas.


4. O Louvor não pode ter uma letra de auto-ajuda e nem colocar o homem no centro.


RECOMENDAÇÕES


1. Procure ter em casa, no carro ou no celular alguns louvores para escutar


2. Quando for separar um momento para orar, cante louvores a Deus, isso lhe ajudará na comunhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo