MADRUGADA

POR ÁLVARO OSTROSKI
MADRUGADA

O QUE É A MADRUGADA?

Madrugada é um período de oração feito durante a Madrugada, como o nome já sugere.


EXEMPLOS DE ORAÇÃO PELA MADRUGADA 

Vejamos algumas passagens bíblicas que mostram o hábito dos servos de Deus em orar de Madrugada:

Oração de Ana por um filho - "E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela" 1 Samuel 1:19

Jeremias instrui o povo a orar pelas madrugadas - "Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas. Rexe" Lamentações 2:19

O justo Jó oferecia sacríficos de madrugada - “Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente” Jó 1:5

Conselho de Bildade, amigo de Jó - “Mas se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça.”  Jó 8:5-6

Declaração do salmista - "À meia-noite, me levantarei para te louvar pelos teus justos juízos" Salmos 119:62

Paulo e Silas no momento de dificuldade oram de madrugada - "Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam" Atos 16:25

Jesus tinha o hábito de orar pela Madrugada - “E levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.”  Marcos 1:35        


ORA DE MADRUGADA É MAIS EFICIENTE QUE ORAR DURANTE O DIA?

Não!

A Bíblia não apresenta qualquer ideia neste sentido, existe um texto bíblico que diz "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" Provérbios 8:17 que muitas vezes é usado para fundamentar uma benção especial em orações feitas pela madrugada, contudo o texto está tratando da Sabedoria, e ele demonstra que quem busca a Sabedoria com toda dedicação a encontra.


IMPORTANTE 
                                                                                
1. A oração pela Madrugada não pode ser entendida como um meio de barganha com Deus, do tipo "vou orar de Madrugada e o SENHOR vai me dar tal benção".

2. A oração pela Madrugada não pode ser entendida como uma espécie de amuleto ou algo místico que simplesmente por praticar alguma coisa vai acontecer. Não é a Madrugada em si que traz a benção, mas é o Deus que nos ouve que derrama de sua graça.

3. Não pense que orar de Madrugada é melhor porque a "fila é menor" para Deus nos ouvir. Esse tipo de argumento é heresia, pois Deus é Infinito, Onipotente, Onisciente e Onipresente.

4. Sempre analise os textos bíblicos que falam de "Madrugada" de acordo com o devido contexto para não tirar conclusões equivocadas e não bíblicas.


POR QUE ORAR DE MADRUGADA?

1. Porque como já vimos a Bíblia registra que muitos servos de Deus tinham esse hábito, inclusive nosso Senhor, Salvador e Mestre Jesus Cristo. Nada melhor que imitar Jesus, não é? - Apóstolo Paulo disse: "sede meus imitadores, como também eu, de Cristo" I Coríntios 11:1

2. Tem algo melhor do que começar o seu dia orando? Sentindo "o frescor" da presença do Senhor?Observe que o salmista faz um pacto com Deus quando diz "Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei" Salmos 5:3


CONCLUSÃO

Orar é uma benção e a Bíblia nos instrui a fazer isso a todo o tempo -  “Orai sem cessar” Tessalonicenses 5:17 - logo a Madrugada se enquadra nisso.

Temos que levar em conta que a vida moderna alterou o estilo de vida das pessoas, que antes dormiam muito cedo e acordavam muito cedo, ainda pela Madrugada, e por isso conseguiam orar neste horário com maior facilidade.

Nos dias atuais existem pessoas que trabalham em horário noturno e terão dificuldades em orar pela Madrugada, mas para aqueles que tem essa possibilidade certamente será uma benção esta prática espiritual e para exerce-la possivelmente terão que fazer adequações em seu estilo de vida.

Deixamos aqui como inspiração o testemunho biográfico de Hudson Taylor, conhecido como o "pai das missões no interior da China" que diz: "Durante 40 anos o sol nunca nasceu na China sem que Hudson Taylor estivesse de joelhos diante de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo