TRÊS ATITUDES DE SAMÁ QUE DEVEMOS COPIAR

POR NILDO OLIVEIRA
Homem orando. Representação de Samá.
“Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória” - 2 Samuel 23.11-12

O rei Davi tinha muitos homens a seu serviço, mas havia um grupo de homens que Deus lhe concedeu para que o ajudasse a estabelecer o seu reino. Estes homens nos dias de Saul (rei de Israel) eram desprezados e tratados como pessoas sem qualquer valor para servirem à nação. Apesar de serem desprezados pela sociedade da época, vemos neles um exemplo de coragem, fidelidade, perseverança, amor e honra, porque estavam dispostos a dar as suas vidas pelo seu Deus, pelo seu Rei e pelo seu povo.

São esses homens que a palavra de Deus chama de guerreiros Valentes de Davi.  Alguns deles derrotaram gigantes, lutaram sozinhos contra exércitos, Lutavam corajosamente, comandados por Davi, contra seus inimigos apesar de vermos vários relatos da valentia desses homens, um deles nos chama a atenção por sua atitude e coragem diante de uma batalha que pode ser comparada a desafios que passamos nas nossas vidas. Este valente se chama Samá.

CONTEXTO DA HISTÓRIA


O povo de Deus plantava, cultivava, cuidava do rebanho e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas SAMÁ colocou-se no meio de um campo cheio de lentilhas, enquanto Israel fugia dos filisteus, ele feriu sozinho a todos os inimigos. Este valente defendeu o que pertencia ao seu Rei. Não abandonou o campo de batalha.

Samá defendeu aquele pedaço de terra com coragem e ousadia, a ponto, de arriscar sua vida. Samá lutou sozinho, mas não fugiu, ele guerreou e defendeu aquele campo de lentilhas com todas as suas forças. A Bíblia diz que Samá matou os filisteus e o Senhor operou um grande livramento em Israel pela mão de Samá.

O que podemos aprender com a história do valente SAMÁ? Mostraremos a seguir três atitudes que devemos seguir de SAMÁ:

ATITUDE - TOMOU POSIÇÃO


Diante dos ataques espirituais que enfrentamos diariamente precisamos tomar uma posição. A palavra diz que diante do ataque dos Filisteus "o exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação" (11). 

Elias pede para o povo de Israel tomar uma posição diante da apostasia: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu". (1 Reis 18:21)

Josué quando vê o povo dividido ele chama-os a tomada de posição: "Se porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15. Josué declara a sua posição.

O Cristianismo é tomada de posição. Não tem como seguir a Jesus sem se posicionar. Precisamos está definidos. "Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (MT 16:24)

Pedro e André são chamados por Cristo a tomar uma decisão: "E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no". (MT. 4:19-20)

Mateus escuta o chamado de Jesus e toma uma importante decisão: "Saindo Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu". (MT. 9:9)

SAMÁ ficou no centro (meio) da plantação: "O centro é a melhor posição. Esteja sempre no centro da vontade de Deus".

2ª ATITUDE - NÃO DESANIMOU


Diante do ataque além de tomar posição é necessário não desanimar. Não desista de lutar mesmo que aparentemente você esteja sozinho. Cristo não te abandonou!

Se você olhar as circunstâncias você trocar a oração pela murmuração. Exemplo: Ninguém me ajuda! Estou sozinho! Ninguém me ama...

Elias em um momento de terrível perseguição de Jezabel foge pra o deserto desiste de tudo e pedi para si a morte: "Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais". (1 Reis 19:4).

Paulo se sente desanimado e sozinho: "Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo". (2 Timóteo 4:10-11)

Porém, em Filipenses 4 Paulo escreve de dentro de uma prisão romana, para demonstrar uma verdadeira alegria que vai além do padrão lógico ou natural, mas uma alegria real em Cristo. Ele aprende que mesmo em meio ao cárcere devemos ter otimismo, alegria e confiança no Senhor.

E quantos de nós perdemos tão facilmente a alegria e otimismo com coisas até pequenas? Nos abalamos com notícias que roubam a nossa paz e a nossa confiança em Deus, ao ponto de até mesmo desistirmos da caminhada. Muitos hoje vivem escravos da tristeza por não saberem se contentar e se alegrar naquilo que realmente enche a nossa vida de gozo e paz.

É nessa direção que o apóstolo Paulo nos ajuda a olhar para que a nossa alegria seja assim como a dele que mesmo em meio ao pior momento da vida ainda assim, podemos e devemos nos alegrar.

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho". Filipenses 4:11

3ª ATITUDE -  LUTOU ATÉ VENCER


Muitos crentes até lutam no começo. Oram mais, jejuam mais, confiam em Deus. mas muitas vezes por causa da demora de alcançar a vitória esses desistem de lutar. Não perseveram até o fim. O inimigo se torna o tempo.

Perseverança é uma das principais características de um Cristão que deseja alcançar a eternidade com Deus. "Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo". Mateus 24:13

Jesus não desistiu de amar o homem e não fugiu da Cruz: "[...] tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (João 13:1).

Precisamos persevera na doutrina de Cristo: "Todo aquele que prevarica, e NÃO PERSEVERA na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem PERSEVERA na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho". 2 Jo1:9

Perseverar significa “permanecer firme no compromisso de ser fiel a palavra de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade”.

CONCLUSÃO


Se posicione, não desanime, e persevere até o fim. Observe o que aconteceu com SAMÁ: "O Senhor concedeu-lhe uma grande vitória" (12). Não será uma pequena vitória para aqueles que tem essas três atitudes. O Senhor tem a grande vitória de irmos morar no céu com Ele. A vitória de viver eternamente com Deus!

16 comentários:

  1. APDSJ! Conteúdo muito edificante, Deus os abençoem, que essas atitudes, estejam nas nossas vidas, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Como eu aprendi hj com essa mensagem

    ResponderExcluir
  3. Eu verdadeiramente,gostei muito aprendi demais!

    ResponderExcluir
  4. Pregação do pastor Ângelo Galvão

    ResponderExcluir
  5. Uma benção a explicação

    ResponderExcluir
  6. Muito forte poderia tbm, ampliar o conteúdo com os demais valentes 🙏

    ResponderExcluir
  7. Muito edificante.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe o irmão pela iniciativa de deixar este estudo aos irmãos 🙏🏿

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicação Deus continue abençoando

    ResponderExcluir

Temas

Topo