OS ATRIBUTOS DE DEUS

POR ÁLVARO OSTROSKI
OS ATRIBUTOS DE DEUS

Romanos 1:20 “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente...” (versão NVI) 


ESBOÇO DO ARTIGO

1. A Importância de Conhecer os Atributos de Deus;
2. O que são os Atributos de Deus;
3. Lista dos Atributos de Deus;
4. Conclusão.

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS ATRIBUTOS DE DEUS

Deus é um ser pessoal, isto é, possui uma personalidade. Portanto Ele tem:

INTELECTO– “o quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos...” (Salmo 139:17);
EMOÇÕES– “quantas vezes... o ofenderam...” (Salmo 78:40,41);
VONTADES– “Paulo chamado apóstolo..., pela vontade de Deus...” (I Coríntios 1:1).

E o desejo de Deus é que nós o conheçamos – “conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR...”(Oseías 6:3). Mas por que Deus deseja que nós o conheçamos?

Certamente não é para “matarmos” a curiosidade, mas sim para termos um relacionamento com Ele. Vemos este desejo de Deus logo no início da criação, quando o SENHOR na viração da tarde ia até o Jardim do Éden conversar com o homem (Gênesis 3:8,9), também observamos isso no relacionamento de Deus com o povo de Israel – “E andarei no meio de vós e eu vós serei por Deus, e vós me sereis por povo” (Levítico 26:12) – e com a Igreja esse relacionamento se intensifica, sendo que agora somos filhos de Deus por meio de Jesus Cristo (1 João 3:1-3).

Agora reflita no seguinte: Você consegue manter um relacionamento com uma pessoa que não conhece? Como você mantém um relacionamento com a esposa(o), filhos(as), vizinhos, amigos?

Você num relacionamento conhece a pessoa, seus gostos, suas características e etc.

Para haver um relacionamento entre você e Deus é imprescindível conhecê-lo, ou seja, conhecer os Atributos de Deus.

O QUE SÃO OS ATRIBUTOS DE DEUS?

De forma bem simples atributos são características, qualidades de uma pessoa. Deus possuí características (atributos) que mais ninguém tem, esses atributos podem ser chamados de Atributos Incomunicáveis de Deus ou de Atributos Exclusivos de Deus. Contudo, existem também os Atributos Comunicáveis de Deus e estes quando Ele nos criou sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26,27) colocou em nós para que pudéssemos justamente nos relacionar com Ele. 

Existe uma segunda divisão dos Atributos de Deus chamada de Atributos Naturais de Deus, ou seja, eles fazem parte do Ser de Deus e os Atributos Morais de Deus, ou seja, eles fazem parte do caráter de Deus.

LISTA DOS ATRIBUTOS DE DEUS

Vamos apresentar alguns Atributos de Deus e um texto Bíblico para embasar cada atributo. Poderíamos citar muitos outros textos para cada atributo, bem como citar outros Atributos de Deus, mas nosso intuito não é ser exaustivo.

Atributos Naturais de Deus

Observação 1: Deus ser imutável não implica que Ele não possa alterar decisões. Ele pode, por exemplo, retirar o castigo de sobre o pecador arrependido (Jonas 3:6-10).

Observação 2: Deus se revela como sendo o “Único Deus” – “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único Deus” (Deuteronômio 6:4) – mas se manifesta em três pessoas distintas – “a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo...”(II Coríntios 13:13).

Observação 3: Quando Adão e Eva foram criados eles não tinham pecado (Gênesis 1:31), mas poderiam pecar(Gênesis 3:11), hoje todos somos pecadores (Romanos 3:23), mas quando tivermos os corpos glorificados seremos impecáveis também (I Coríntios 15:52-57).

Atributos Morais de Deus

CONCLUSÃO:

Conhecer os Atributos de Deus é contemplar o esplendor Dele e perceber nossas limitações e a necessidade que temos do SENHOR.

Além disso, percebemos que este Deus Onipotente, Onisciente, Onipresente, Transcendente, Eterno, Imutável, Impecável, Soberano, Santo e Justo foi Bondoso, Amoroso, Misericordioso, Paciente e Gracioso conosco e desta forma podemos crer que Ele é Fiel para cumprir sua grande promessa que é nos levar para a eternidade um dia.

10 comentários:

  1. Que o Senhor Jesus continue a te abençoar e o Espírito da verdade continue a te inspirar. Parabéns pela palavra!

    ResponderExcluir
  2. Obs: Não tem mateus 28:29 Como é colocado em referência no estudo
    Pois O livro de Mateus no capítulo 28 só tem 20 versículos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveram errado, irmão! É versículo 19!

      Excluir
  3. Glória a Deus! Que o continue abençoando❤🙏🏾

    ResponderExcluir
  4. Simples e rápido. Ensino gracioso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo estudo Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir

Temas

Topo