A MULHER SAMARITANA E O ENCONTRO COM O SALVADOR

POR ERIVALDO VIEIRA
A MULHER SAMARITANA E O ENCONTRO COM O SALVADOR

"Era-lhe necessário passar por Samaria". João 4: 4

O povo samaritano era rejeitado pelos Judeus, pois não faziam parte do censo, nem eram alistados no exército. Jesus veio trazer um ensino para o homem e o Senhor Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido... Ele não faz acepção de pessoas. 

Era necessário, Jesus passar por Samaria, naquele dia, uma necessitada, teria um encontro com aquele que pode todas as coisas, o Senhor Jesus. 

JESUS CANSADO DO CAMINHO, ASSENTOU-SE JUNTO DA FONTE. ERA QUASE À HORA SEXTA:

Jesus veio ao mundo, no momento de maior sede e está é a hora em que mais precisamos dessedentar a sede da alma, dos nossos corações.

Jesus sabia que aquela mulher estaria ali.

Hora sexta = 12:00hs, Calor: Hora das lutas, das provas, mas Jesus está presente.

V7 - E veio uma mulher de Samaria tirar água,..
Muitas pessoas tem frequentemente, visitado as igrejas, sedentas de uma palavra de esperança, de conforto e de salvação.

O Senhor Jesus está assentado junto à fonte e ele tem águas vivas para dessedentar à sede da alma, de todos aqueles que desejarem, pois Ele é a fonte das águas vivas.

V9 - ... Sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?

A princípio, o homem coloca empecilhos para não ouvir a voz de Jesus.

Empecilhos: Nunca tem tempo de ir nos cultos...

Ex: Já tenho minha religião, sou desta religião a muito tempo, todas as são iguais...

A inimizade é uma situação do homem sem Deus.

SE TU CONHECERES O DOM DE DEUS:

Jesus é o dom gratuito de Deus para o homem. 

Aquela fonte era uma providência de Deus, era uma dádiva, provida pelo pai Jacó, mas Jesus era e é uma dádiva de Deus, provida por Ele próprio.

O homem para compreender o projeto de Deus, é necessário que o Senhor Jesus o apresente, por isso a necessidade de Jesus passar e marcar um encontro com o homem.

TU NÃO TENS COM O QUE TIRAR, E O POÇO É FUNDO:

A água daquela fonte, era tirado com um cântaro, mas a água da vida não era em qualquer vaso, mas o vaso escolhido por Deus.

O poço é fundo: O homem só olha para baixo, para o chão, para as dificuldades, mas, aprendemos no Salmos 121: Elevo os meus olhos para os montes..., que o nosso socorro vem para o alto. Jesus é o Socorro que vem de Deus para o homem necessitado.

O poço mais fundo era aquele em que o pecado lançou o homem, que foi a morte, mas Jesus foi o vaso nas mãos do Pai, enviado para descer até a profundidade desse poço.

ÉS TU MAIOR QUE NOSSO PAI JACÓ?

A mulher falava de coisas naturais, desta vida, (poço de Jacó), ela daquilo que é terreno, passageiro. Mas Jesus veio falar de coisas espirituais, a revelação do projeto de Deus.

Jesus era e é maior do que  todos, pois Ele foi antes de Jacó e José, conforme João 8: 58 diz: "Antes que Abraão existisse, eu sou"

Jesus onipotente, onisciente e onipresente, era e é maior do que o pai Jacó, porque quem bebe da água que ele dá, nunca mais tem sede. V14

SENHOR, DÁ-ME DESSA ÁGUA... CHAMA O TEU MARIDO... NÃO TENHO MARIDO...

Ela desejou beber da água que Jesus lhe oferecerá. 

Se almejamos este projeto de redenção e salvação, o governo de nossas vidas deve ser de Jesus.

Marido, segundo o ensino bíblico, é figura do governo de uma casa. E quando encontramos com o Senhor Jesus, temos ciência de que sem Ele, nossas vidas não têm direção...

Deus dá o livre árbitro ao homem. O Senhor não força o homem aceitar o projeto de salvação. 

DEIXOU POIS A MULHER O SEU CÂNTARO, E FOI A CIDADE: 

Deixando o coração religioso (pesado) e recebendo a leveza da salvação pela graça.
A cidade fala do campo da nossa salvação, da evangelização dos nossos familiares, colegas de trabalho, nas escolas,... Etc.

VINDE E VEDE UM HOMEM QUE ME DISSE TUDO QUE TENHO FEITO:

Pregamos a palavra de Deus para estabelecer o "Vinde", mas todos precisam ter uma experiência individual com o Senhor Jesus: "Vede", pois Ele já nos conhecia mesmo antes do primeiro encontro com o Salvador...

Vinde: É o convite para a salvação.

Vede: É a busca da experiência pessoal com Jesus.

CONCLUSÃO:

Em Mateus 25:6  na Parábola das Dez Virgens, a palavra diz: "Mas à meia noite ouviu-se um clamor; saí-lhe ao encontro".
Nesse momento profético, em que estamos vivendo, o Senhor tem preparado a Sua igreja, Seu povo para o arrebatamento.
Estamos cientes do momento e a nossa atitude é sair ao encontro, buscar a face do Senhor, Daquele que pode saciar a sede da alma do homem, e tem poder de perdoar pecados e levar o homem para a eternidade com Deus.

O homem fica procurando sempre o que é melhor, ele nunca está satisfeito, exemplos: (Casa, carro, estudo,...), o homem está sedento por justiça, paz e amor.

Jesus quer se revelar ao homem nesses últimos dias e hoje pode ser o dia em que Ele marcou um encontro para se revelar a você, como seu Único e Suficiente Salvador.

Temas

Topo