COMPARAÇÃO DOS COSTUMES JUDAICO DO CASAMENTO COM O ARREBATAMENTO

POR PASTOR GASSEN ELETO
COMPARAÇÃO DOS COSTUMES JUDAICO DO CASAMENTO COM O ARREBATAMENTO

Mostraremos alguns costumes do casamento judaico fazendo um paralelo com o Arrebatamento da igreja nas bodas do Cordeiro.

Casamento judaico:

Os noivos deveriam ser imerso na água, pois significava que Deus Está perdoando todo o seu passado. E agora poderiam iniciar uma nova vida.

Bodas do cordeiro:

Quem crê e for batizado será salvo, o batismo novo nascimento nova vida.

Casamento judaico:

No casamento judaico não existe namoro, pois desde o momento que o jovem escolhia uma jovem ele teria que fazer um contrato matrimonial, e este acompanhado com um dote, este dote, teria que ser caro, pois mostraria ao jovem que o casamento seria custoso, pois teria que sustentar a futura esposa, com roupas, alimento etc.

Bodas do cordeiro:

Foste comprado por grande preço.. Jesus quando morre na cruz sela o noivado, pois sabia que custaria um grande preço.

Casamento judeu:

Após o contrato o noivo voltava para a casa do pai afim de construir uma casa para a futura núpcias , para assim depois buscar a noiva, só que a casa só era considerada pronta quando o pai aprovasse e dissesse que estava pronto para buscar a noiva.

Bodas do cordeiro:

Vou preparar lugar... Jesus selou o contrato com o seu sangue e disse vou preparar lugar, é a hora de voltar( arrebatamento só com aprovação do pai, o dia e a hora nem o filho nem os anjos sabem só o pai, onde dará a ordem para o noivo buscar a noiva.

Casamento judaico:

O noivo poderia chegar a qualquer hora, é por isto a noiva teria que ficar preparada vestida e com a candeia acessa, é também as suas amigas também, mas havia um procedimento também para avisar a noiva que o noivo estava chegando pois ela se fosse muito tarde estaria dormindo, então um dos amigos do noivo dava um sinal que era um grito, o noivo vem aí, onde ela ficaria preparada para este encontro.

Bodas do cordeiro:

Jesus poderá vir a qualquer momento, é por isto o amigo, Espírito Santo já tem dado o grito que são sinais ( as trombetas) para dizer que o noivo está perto, é por isto a noiva já está adornada pronta para sair ao encontro com o noivo.

Casamento judaico:

Era costume dos judeus para dar mais emoção ao casamento chegar a qualquer hora, e usavam uma expressão que a noiva seria sequestrada ou raptada, só quem no caso não era por um desconhecido mas ela sabia quem era o autor deste simulado sequestro.

Bodas do cordeiro:

O arrebatamento será uma surpresa, apesar da igreja fiel estar preparada e ela será sequestrada, por isto a palavra arrebatamento significa arrancar com força.

Casamento judaico:

A pós o encontro o noivo recebia a noiva e a festa só começava quando o casamento era consumado, pois até o momento a noiva usava um véu, para mostra que ela tinha sido comprada e estava comprometida e consumado o casamento a noiva tirava o véu e se revelava a todos e a festa assim começava onde durava sete dias.

Bodas do cordeiro:

Quando o noivo comprava a noiva e se assentava para construir a casa , a noiva se ocupava de preparar seu vestido nupcial esperando o noivo, assim também a igreja se ocupa em se adornar sabendo que o noivo voltará, pois foi feito um contrato verdadeiro, é por isto ela usa o véu para mostrar que está comprometida até o momento que tirará o véu mostrando que agora ela é esposa. Onde a festa irá dar início que tirará sete anos na eternidade.

Conclusão:

Jesus por ser judeu usou os costumes dos judeus para fazê-los entender melhor como seria o seu projeto para igreja. É nos texto em Lucas capítulo 12:45 quando usa a palavra e tardando seu senhor, no original é Cronos, tempo do homem, pois quando o homem entra na razão ele vive o tempo da obra criadora, caminha para a morte, assim entendendo que o Senhor não mais voltará, não crê mais na volta de Jesus, já no texto 12:42 que diz e o servo fiel a Palavra.

ORIGINAL É PISTOS que é a mesma raiz da palavra fé, ou seja a fé que vem da eternidade e regata o homem para o profético , por isto já no versículo 42 diz dará ao seu tempo aqui tempo já no original é kairos, tempo de Deus tempo profético no tempo profético o homem terá sua porção, como também em Mateus 25:5 sobre as dez virgens  a palavra tardando o esposo é também Traduzida como cronos tempo do homem.

Lucas 12:45
ἐὰν δὲ εἴπῃ ¼ δοῦλος ἐκεῖνος ἐν τῇ καρδίᾳ αὐτοῦ Χρονίζει ¼
κύριός μου ἔρχεσθαι καὶ ἄρξηται τύπτειν τοὺς παῖδας καὶ τὰς παι
δίσκας ἐσθίειν τε καὶ πίνειν καὶ μεθύσκεσθαι

*Tarda , cronizei raiz Cronos tempo do homem Lucas 12:42 εἶπεν δὲ ¼ κύριος Τίς ἄρα ἐστὶν ¼ πιστὸς οἰκονόμος καὶ φ
ρόνιμος ὃν καταστήσει ¼ κύριος ἐπὶ τῆς θεραπείας αὐτοῦ τοῦ διδό
ναι ἐν καιρῷ τὸ σιτομέτριον

Pistos  - fiel mesma raiz da pela fé
Kairos - tempo profético

Mateus 25:
χρονίζοντος δὲ τοῦ νυμφίου ἐνύσταξαν πᾶσαι καὶ ἐκάθευδον

Kronizontos  palavra da raiz Cronos, e tardando o esposo, o esposo não atrasa só para quem vive no tempo Cronos da obra criadora.

Temas

Topo