REQUISITOS PARA QUE O CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS TENHA EFEITO

POR ÁLVARO OSTROSKI
REQUISITOS PARA QUE O CLAMOR PELO SANGUE  DE JESUS TENHA EFEITO

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:7

Todo o crente, independente de denominação, sabe de uma coisa, o sangue de Jesus tem poder! E o que faz com que a pessoa abandone sua velha vida de pecados é a experiência com o sangue de Jesus. É o pecador que pela graça divina entende sua real situação, sua perdição eterna, e que então confessa seus pecados a Deus e é coberto pelo sangue de Jesus, que o purifica, que o lava, que o redime diante de Deus.

Desta forma o homem deixa de ser uma criatura e passa a ser filho de Deus por adoção em Cristo Jesus.

Depois que o homem entende e aceita o que Jesus fez na cruz do Calvário pela sua vida ele inicia um processo diante de Deus, chamado de Santificação, o qual durará toda sua vida nesta terra.

Neste processo Deus lhe concede armas espirituais para lutar contra o pecado que diariamente bate sua porta e contra o adversário de nossas almas, que a todo instante lança tropeços em nosso caminho tentando nos desviar da fé que Deus nos deu.

E uma dessas armas que Deus nos deu foi o clamor pelo Sangue de Jesus, o qual nos simboliza a pessoa do Espírito Santo que durante o processo de Santificação está ao nosso lado, sendo nosso Consolador.

Clamar pelo Sangue de Jesus é pedir “Senhor através do Espírito Santo afasta o pecado que quer voltar a reinar em minha vida, Senhor através do Espírito Santo repreende as astutas ciladas do diabo, Senhor através do Espírito Santo protege-me deste mundo mal”, todavia clamar pelo sangue de Jesus não pode ser confundido com uma reza, que é a repetição de vãs palavras sem o seu real entendimento, por isso clamar pelo sangue de Jesus é saber que lá na cruz do Calvário tanto pecado, como o diabo e o mundo foram vencidos por nosso Senhor Jesus Cristo.
Desenvolvimento

Muito bem, talvez você já saiba o que é o clamor pelo Sangue de Jesus, todavia o uso dessa arma espiritual requer pré-requisitos que talvez você ainda não tenha entendido.

No texto que lemos o apóstolo João está escrevendo a igreja sobre essa arma espiritual que é o clamor pelo Sangue de Jesus e ele trás alguns pré-requisitos para seu uso.

Segundo o dicionário pré-requisito é uma condição indispensável para se alcançar algo, para exemplificar imaginem uma pessoa que quer entrar na faculdade, o que ela precisa antes para isso? Terminar o ensino médio, ou popularmente segundo grau, ou seja, se ela não cursar o segundo grau é impossível ela entrar na faculdade. Da mesma forma ocorre com essa arma espiritual que é o clamor pelo Sangue de Jesus, se você antes não cumprir certos requisitos não terá eficácia em sua vida o clamor.

Deixemos claro que isso não tem haver com a experiência inicial de conversão, pois no momento em que você se arrepender de seus pecados (que também é um pré-requisito) e aceita a Jesus imediatamente será perdoado por Deus, contudo os pré-requisitos que João cita aqui são para pessoas já crentes e em processo de Santificação.

Vamos ao texto, primeiramente João começa dizendo “se andarmos na luz, como ele na luz está”, aqui temos o primeiro pré-requisito, analisemos:

Se = indica uma condição. Qual condição? Que é necessário que haja AÇÃO POR PARTE DA PESSOA para receber o perdão de seus pecados.

Andarmos = cada um de nós. João fala a igreja, por isso está no plural, porém a ação é individual, de cada membro, de cada pessoa.

Na luz = A luz é muito representativa na Palavra de Deus, Jesus disse “Eu sou a luz do mundo”, Jesus também disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, a revelação de Deus também é a nossa luz.

Juntando as representações temos que se eu tomar a decisão de andar na luz, ou seja, andar em Jesus, segundo a revelação de Deus, e como o próprio contexto de João mostra em santificação, então eu tenho comunhão com os irmãos que é nosso segundo pré-requisito e conseqüentemente o sangue de Jesus me purifica de todo o pecado.

Sendo assim se clamarmos pelo sangue de Jesus sem uma vida de santificação não teremos o perdão dos pecados e se clamarmos pelo sangue de Jesus sem comunhão com o irmão ou com o corpo de Cristo que é a igreja também não teremos perdão dos pecados e todas as ações que o Espírito Santo pode fazer em nosso favor.

Lembremos o que diz I João 3:15 “todo o que odeia a seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo” e Mateus 5:23,24 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”.

CONCLUSÃO
Desta forma temos que os dois pré-requisitos para o sangue de Jesus ter eficácia em minha vida são:

1º) Andar na luz – vida de santificação
2º) Comunhão com os irmãos – tanto membro a membro como o corpo de Cristo em si 

Analise a sua vida hoje, como tem sido o clamor pelo Sangue de Jesus pra você? Só uma repetição de palavras? Tem vivido uma vida de santificação? Como está seu relacionamento com os demais irmãos?

Jesus está às portas e assim como foi quando Israel saiu do Egito o Sangue será o sinal, o Sangue de Jesus é o sinal na vida do crente, quem não for lavado e remido no sangue do cordeiro não terá espaço na Nova Jerusalém.

Apocalipse 12:11 “E eles venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até a morte”

Topo