REQUISITOS PARA QUE O SANGUE DE JESUS TENHA EFEITO

POR ÁLVARO OSTROSKI
REQUISITOS PARA QUE O CLAMOR PELO SANGUE  DE JESUS TENHA EFEITO

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:7

Todo o crente, independente de denominação, sabe de uma coisa, o sangue de Jesus tem poder!
 
E o que faz com que a pessoa abandone sua velha vida de pecados é a experiência com a graça de Deus mediante a operação do Espírito Santo que o convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8) e neste ato o pecador é justificado pelo sangue de Jesus (Romanos 5:9). 

Em outras palavras o pecador pela graça divina entende sua real situação, sua perdição eterna, e então confessa seus pecados a Deus e neste ato é coberto pelo sangue de Jesus, que o purifica, que o lava, que o redime diante de Deus.

Desta forma o homem deixa de ser uma criatura e passa a ser filho de Deus por adoção em Cristo Jesus (Efésios 1:5).

Depois que o homem entende e aceita o que Jesus fez na cruz do Calvário pela sua vida ele inicia um processo diante de Deus, chamado de Santificação, o qual durará toda sua vida nesta terra.

Neste processo o crente passa a travar uma batalha contra o pecado e por vez ou outra pode vir a pecar, mas o mesmo agora possui um advogado junto ao Pai (1 João 2:1).

Muito bem, sabedores de que ainda pecaremos vez ou outra, muito embora o pecado não seja mais um estilo de vida, mas um acidente de percurso, precisamos agora, como crentes em Cristo, entender que existem pré-requisitos que Deus neste processo de Santificação exige de nós  para que o efeito purificador do sangue de Jesus atue em nós. 

No texto que lemos inicialmente o apóstolo João está escrevendo a igreja sobre esse efeito purificador do sangue de Jesus no processo da Santificação e ele trás alguns pré-requisitos para que isso ocorra.

Segundo o dicionário pré-requisito é uma condição indispensável para se alcançar algo, para exemplificar imaginem uma pessoa que quer entrar na faculdade, o que ela precisa antes para isso? Terminar o ensino médio, ou popularmente segundo grau, ou seja, se ela não cursar o segundo grau é impossível ela entrar na faculdade. Da mesma forma ocorre com esse efeito purificador do sangue de Jesus no processo de de Santificação, pois se o crente não observar certos pré-requisitos, não terá seus pecados perdoados.

Deixemos claro que isso não tem haver com a experiência inicial de conversão, pois no momento em que você se arrepender de seus pecados (que também é um pré-requisito) e aceitar a Jesus imediatamente será perdoado por Deus, contudo os pré-requisitos que João cita aqui são para pessoas já crentes e em processo de Santificação.

Vamos ao texto, primeiramente João começa dizendo “se andarmos na luz, como ele na luz está”, aqui temos o primeiro pré-requisito, analisemos:

Se = indica uma condição. Qual condição? Que é necessário que haja AÇÃO POR PARTE DA PESSOA para receber o perdão de seus pecados.

Andarmos = cada um de nós. João fala a igreja, por isso está no plural, porém a ação é individual, de cada membro, de cada pessoa.

Na luz = A luz é muito representativa na Palavra de Deus, Jesus disse “Eu sou a luz do mundo”; o salmista disse que a Palavra de Deus é luz para nosso  caminho.

Juntando as representações temos que se eu tomar a decisão de andar na luz, ou seja, andar em Jesus, como a Bíblia me ensina, e em santificação como o próprio contexto de 1 João mostra, então eu tenho comunhão com os irmãos que é nosso segundo pré-requisito e conseqüentemente o sangue de Jesus me purifica de todo o pecado.

Sendo assim, não adianta invocar, citar ou clamar o sangue de Jesus sem uma vida de santificação, pois não teremos o perdão dos pecados. De igual forma não adianta invocar, citar ou clamar o sangue de Jesus sem comunhão com o irmão ou com o corpo de Cristo que é a igreja, pois também não teremos perdão dos pecados.

Lembremos o que diz 1 João 3:15 “todo o que odeia a seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo” e Mateus 5:23,24 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”.

CONCLUSÃO

Desta forma temos que os dois pré-requisitos para o sangue de Jesus ter eficácia em minha vida quanto crente são:

1º) Andar na luz – vida de santificação

2º) Comunhão com os irmãos – tanto membro a membro como o corpo de Cristo em si 

Analise a sua vida hoje, tens vivido uma vida de santificação? Como está seu relacionamento com os demais irmãos?

É bom abrir um parênteses para destacar nosso relacionamento com irmãos de outras denominações, pois você acha que tratar irmãos de outras denominações com desdém, preconceito, ira e soberba está de acordo com o segundo pré-requisito?

Por fim, esperamos ter demonstrado que simplesmente recitar frases envolvendo o sangue de Jesus não te perdoam, mas deve haver sim um coração contrito, arrependido e também atitudes de nossa parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo