WINDOWS DO JOVEM ÊUTICO

POR DANIEL SANTOS
WINDOWS DO JOVEM ÊUTICO

"E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto." - Atos 20:9


Há um grande crescimento na área da interatividade horizontal, e desde o CTSS da MIT, (um dos primeiros sistemas operacionais já elaborados) esta é uma ferramenta que tem encontrado um espaço importantíssimo em meio a humanidade.

E o que mais me impressiona é que o sistema mais usado no mundo tem um nome significativo para o momento; "Windows" (Microsoft). E como bem sabemos Windows traduzido do inglês para a língua portuguesa, significa "Janelas."

O jovem Êutico representa dentro de uma visão simbólica aquele que se rende às novidades deste século; uma mentalidade imatura que se atraí facilmente por aquilo que emerge da "janela."

"Uma coisa é possuir conhecimento de algo; e outra bem diferente, é aquilo que fora conhecido, nos possuir"

A bíblia relata que esse jovem estava assentado numa janela; uma posição propícia para o adormecimento e consequentemente à queda; e é justamente o que acontece com a mente quando os olhos estão anestesiado no mundo virtual.

A janela em si não causa dano algum, não obstante, a acomodação é a principal responsável pela perda.
Curioso fora o andar do prédio em que ele se encontrava no ato da queda.

A bíblia nos diz que a mensagem era entregue no terceiro andar; e obviamente o discurso do apóstolo girava em torno do plano redentivo de Cristo.

O contexto nos permite relacionar estes andares com os patamares salvíficos. São eles: a eleição do Pai, a morte de Cristo, e a santificação do Espírito Santo.

> 1° Andar - Não há queda na Eleição do Pai porque ainda estamos na ignorância.

> 2° Andar - Não há queda na experiência da conversão, porque no ato do chamado estamos em processo de arrependimento, e vida nova.

> 3° Andar - Mas se pode cair no processo de santificação: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)

Para concluirmos a nossa assertiva de hoje; é válido lembrar da pertinente profecia de Jeremias: "Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças." (Jeremias 9:21)

Insistentemente o Senhor tem amado o seu povo, ou seja, as mentes inclinadas para as novidades desta terra. É necessário que fique claro, a janela não foi a responsável pelo adormecimento deste jovem mas o seu assentar.



Fonte: [1]https://goo.gl/HT6DRt

Temas

Topo