A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO

POR NILDO OLIVEIRA
A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO

"Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Lucas 12:20

A ênfase desta parábola não é a riqueza. A prosperidade material deste homem é só a âncora que o faz se sentir seguro. Há pessoas que estão ancoradas em outras coisas como a carne, a religiosidade e etc. A ênfase é mostrar que a loucura do homem é se sentir seguro mesmo não preparando sua alma para se encontrar com seu criador

O problema não é possuir riquezas e sim a riqueza te possuir.

A grande pergunta é: “…e o que tens preparado, para quem será? ”

DESENVOLVIMENTO
O momento profético que estamos vivendo não nos permite estar desatento, envolvido com outras coisas se não na vigilância.

Arrazoava consigo mesmo. Que farei?
A palavra "arrazoar" significa, pensar, apresentar razões, aqui ele já mostra toda a sua soberba, sua avareza, como próprio Senhor fala no  V.15, assim o Homem qdo tenta justificar a sua razão das coisas dessa vida ele esquece das coisas Eterna e ai ele com certeza ele vende a sua alma aos deleites dessa vida.

Farei isto: derribarei e edificarei
Auto-suficiência humana, o homem se sente dono de si mesmo, é soberbo, governa sua própria vida, segue seu próprio projeto. O projeto do homem sem Deus é nulo e duvidoso.

E direi a minha alma
O homem não dá ouvidos à voz de Deus, não vem para luz para que suas obras não sejam reprovadas, pois não são feitas em Deus. O homem só pode ouvir o que diz a sua razão e o seu próprio entendimento.

Muitos anos …
Homem acha que tem vida longa, o homem vive, em média, 60 a 70 anos. O que é isso diante da eternidade? O homem é um ser temporal, seus dias são contados.

O projeto dele era para viver aqui nessa terra muitos anos, mais Deus tem um projeto para vivermos com ele por toda a eternidade.

Descansa, com, bebe e folga 
São as necessidades básicas do homem. Contudo o homem no seu próprio projeto nunca consegue saciar as necessidades da sua alma.

Louco, esta noite te pedirão a tua alma 
Por desprezar o Projeto de Deus, por julgar que pode satisfazer a necessidade da sua alma. “Esta noite”: hoje, agora, pois Jesus pode voltar a qualquer momento neste período de trevas espirituais. 

PEDIRÃO - O apelo da última hora para alcançar almas perdidas, uma operação da Trindade nesse momento de trevas que o mundo vive.

..E o que tens preparado para quem será?

QUEM - se refere a uma pessoa. A alma tem dois destinos: o gozo eternidade (sendo entregue ao Senhor) e o tormento eterno (ao ser entregue ao adversário)

LOUCO - aquele que não discerne isso, aquele que pensa que está seguro e que todos irão para o mesmo lugar. 

CONCLUSÃO
Somente em Deus o homem alcança a satisfação de todas as suas necessidades espirituais.

A maior necessidade do homem é a Vida Eterna.

Topo