PERSEVERANDO NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

POR: SAULO BAZONI
PERSEVERANDO NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". Atos 2:42

Acredito que não haveria nenhum equívoco, se o livro de Atos dos Apóstolos fosse também denominado Atos da primeira Igreja, haja vista que nele ficou registrado os primeiros passos da igreja primitiva, iniciada pelos Apóstolos, cujas experiências da mesma tem relevantes efeitos para a igreja atual, a noiva do Cordeiro.

No livro de Atos, seu escritor Lucas, descreve, talvez o que possamos chamar como a principal característica da igreja apostólica, qual seja: perseverança na doutrina.

Mas em que consistia essa doutrina, esse ensino, essa pregação? É o que tentaremos elucidar por meio das 3 experiências apostólicas relatadas abaixo.

No capítulo 3 do livro de Atos, Pedro e João, Apóstolos, se encontram com um coxo junto à porta do templo. Embora o coxo esperasse esmolas, Pedro e João não possuíam nada de valor no ponto de vista material, mas possuíam um mensagem valiosa, uma doutrina, Jesus.

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (Atos 3:6).

O Apóstolo Filipe também tinha uma mensagem para o Eunuco, Jesus. “Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.” (Atos 8:35).

Igualmente foi com o Apóstolo Paulo, mesmo na prisão, anunciou Jesus ao carcereiro. “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31).

Diante do exposto, não restam dúvidas, que a doutrina dos Apóstolos consistia em anunciar JESUS, era este o principal assunto da igreja primitiva.

Contudo, para anunciar essa doutrina, Jesus, era necessário insistência, continuação, afinco, coragem, era necessário PERSEVERANÇA.

Isso porque muitos dos Apóstolos e discípulos pagaram com suas próprias vidas, com seus próprios corpos, foram açoitados, presos, apedrejados, mas não deixaram de anunciar JESUS.

É isso que Cristo espera de sua igreja, de sua noiva, que anuncie o seu Nome, que pregue Jesus, independentemente das circunstâncias, que persevere nessa doutrina, mesmo que custe a vida terrena, teremos uma vida eterna com Cristo Jesus. 

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:25).

E você, tem perseverado nessa doutrina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo