LUTERO 2003 - COMENTÁRIO SOBRE O FILME

POR MARCO SOUSA
LUTERO 2003 - COMENTÁRIO SOBRE O FILME

Uma produção surpreendente na sua capacidade de fazer entender os eventos da reforma protestante. Vale a pena assistir, entretanto algumas ressalvas deverão ser observadas:

1 - No filme, Lutero refere-se a passagens da Bíblia pelo livro, capítulo e versículo. No entanto, a Bíblia não era dividida em versículos até 1546 (Pode-se presumir que isto foi feito tendo em vista que os telespectadores possam facilmente localizar o texto a que se refere Lutero).

2 - Existem controvérsias (imprecisões históricas) quanto ao suborno oferecido pelo papa ao príncipe Frederico para que este entregasse Lutero para ser punido pelo Vaticano.

Estas ressalvas não afetam o brilhantismo do filme e o retrato fiel do que foi o desabrochar da reforma protestante e como Deus estava mudando o curso da história dos seus adoradores.

RESUMO: Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo