COMO INTERPRETAR CANTARES DE SALOMÃO

POR ÁLVARO OSTROSKI 




Queridos irmãos, cabe ressaltar que não sou nenhum linguista ou especialista em literatura, mas sim um humilde cristão que deseja auxiliar meus irmãos em Cristo -- nem que seja o mínimo possível -- na tarefa de interpretar a Bíblia Sagrada da forma mais fiel possível.

Digo isso de início, pois o livro de Cantares de Salomão, assim como os livros e as passagens poéticas da Bíblia, são mais difíceis de se interpretar e requerem um certo conhecimento em literatura judaica antiga.

Mas com a graça de Deus conseguiremos absorver tudo aquilo que Deus tem para nos ensinar com este inspirado livro Bíblico.

Não iremos aqui ser exaustivos no ensino, mas transmitiremos conceitos básicos para nosso entendimento.

Vejamos, então.


As dificuldades de Interpretar Cantares 

O livro Bíblico de Cantares de Salomão é um tanto quanto complexo em sua interpretação, por alguns motivos: 

 1. O livro trata-se de um antigo poema hebraico, cuja forma literária é denominada de poesia hebraica lírica - Informação do Comentário Bíblico Beacon Volume 3 (pág. 475) 

Aqui abro um parêntese para destacar que no ocidente os poemas em geral contêm ritmo e métrica, veja por exemplo um trecho do poema intitulado Soneto da Fidelidade de Vinicius de Moraes: 

"De tudo, ao meu amor serei atento 
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto 
Que mesmo em face do maior encanto 
Dele se encante mais meu pensamento." 

Perceba que a palavras atento e pensamento e tanto e encanto formam uma rima com suas sílabas e sons. Entretanto no poema hebraico o padrão é que "as linhas são distribuídas de tal forma que o pensamento é apresentado de maneiras diferentes, pela repetição, ampliação, contraste ou resposta" - Informação do Comentário Bíblico Beacon Volume 3 (pág. 475) 

Veja o exemplo em Cantares 8:6:

"Porque o amor é forte como a morte, 
e duro como a sepultura o ciúme; 
as suas brasas são brasas de fogo, 
labaredas do Senhor."

2. Temos a descrição no livro de "pelo menos 15 espécies diferentes de animais e 21 espécies de plantas" - Informação da Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 982) 

3. O livro "ao invés de ele avançar de modo sistemático e lógico, do primeiro ao último capítulo, movimenta-se numa série de círculos interligados, que por sua vez giram em torno do tema central - o amor" - Informação da Bíblica de Estudo Pentecostal (pág. 982) 

4. O livro está repleto do "linguagem imaginativa" e contém "várias metáforas" - Informação da Bíblica de Estudo Pentecostal (pág. 982) 

Modelos de Interpretação de Cantares ao longo da história 

A Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 983) informa que ao longo da história houve basicamente 3 formas de se interpretar Cantares, sendo: 

1. Uma alegoria profética do amor de Deus a Israel; 

2. Uma alegoria profética do amor de Cristo e a Igreja, sua noiva; 

3. O amor conjugal.


Minha Opinião

Tenho para mim que o objetivo primeiro do livro de Cantares de Salomão é apresentar a beleza do amor conjugal, já que "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18), onde o casal desfruta um do outro e como a família é primordial para Deus (1 Tm 5.8), nada mais razoável que Deus em sua Palavra nos ensine sobre o amor conjugal. 

Como creio que todo o Antigo Testamento aponta para Cristo, sem alegorias exageradas, creio sim que Cantares aponta para o amor existente entre Cristo e sua Igreja (2 Co 11.2; Ef 5.22,23; Ap 19.7-9

Outras Informações Importantes sobre Cantares 

1. O escritor de Cantares é provavelmente o rei Salomão - Informação da Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 981); Comentário Bíblico Beacon Volume 3; Comentário Bíblico de Eclesiastes e Cantares - Edições Vida Nova 

2. O tema central é o amor conjugal - Informação da Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 981); Comentário Bíblico Beacon Volume 3; Comentário Bíblico de Eclesiastes e Cantares - Edições Vida Nova 

3. A data da escrita gira em torno de 960 a.C - Informação da Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 981) 

4. Cantares era lido pelos judeus na Festa da Páscoa - Informação da Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 981); Comentário Bíblico Beacon Volume 3; Comentário Bíblico de Eclesiastes e Cantares - Edições Vida Nova 

5. A Bíblia hebraica é divida em 3 seções, sendo: Torá (a Lei), Neviim (Profetas) e Ketuvim (Escritos) e Cantares faz parte da 3ª seção, chamada Ketuvim ou Kethubim - Informação do Comentário Bíblico Beacon Volume 3


Finalizando 

Nosso desejo é examinarmos o livro de Cantares e extraímos dele uma boa interpretação baseada em uma exegese sadia para que possamos aplicar os ensinos em nossa vida cristã, por isso aguarde os novos artigos sobre este abençoado livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo