ATITUDES DE MOISÉS DIANTE DO CHAMADO

POR NILDO OLIVEIRA 
ATITUDES DE MOISÉS DIANTE DO CHAMADO

Moisés passou quarenta anos no Egito, depois mais quarenta anos servindo como pastor em Midiã (At 7:23; Êx 7:7), e durante aqueles dias e noites no campo, sem dúvida meditou sobre as coisas de Deus e orou por seu povo que sofria no Egito. Diante desse relato um fato interessante me chamou a atenção, é que Deus ao longo da história chamou homens ocupados para servir-lo: Gideão estava malhando trigo no lagar (Jz 6); Samuel estava servindo no tabernáculo (1 Sm 3); Davi estava cuidando de ovelhas (1 Sm17:20); Eliseu estava arando a terra (1 Rs 19:19-21); quatro dos apóstolos estavam cuidando de sua pescaria (Mc 1:16-20); Mateus estava coletando impostos (Mt 9:9).

A lição que podemos aprender é que Deus não tem nada de bom a dizer sobre a preguiça (Pv 24:30-34; Mt 25:26, 27; 2 Ts 3:10-12).

Depois de entender onde Moisés estava quando Deus o chamou, vamos fazer uma breve aplicação das atitudes tomadas por ele ao ouvir o chamado de Deus.

1. O QUE MOISÉS VIU (v. 1-4) - Deus usa um arbusto seco e o faz arder em fogo, transforma algo insignificante em milagre, era exatamente isso o que desejava fazer com Moisés. Alguns teológicos entendem que a sarça ardente era uma imagem de Israel como nação - a luz de Deus para o mundo, perseguidos porém não consumidos. Entendo que a sarça ardente também era um retrato do que Deus havia planejado para Moisés: ele era um frágil arbusto, mas Deus era o fogo que lhe daria poder (Êx 19:18; 24:1 7; Dt 4:24; Jz 13:20; Hb 12:29); com a ajuda de Deus, não havia nada que Moisés não pudesse fazer.

2. O QUE MOISÉS OUVIU (v 5-10) - Deus falou com Moisés e garantiu-lhe que era o Deus de seus pais e que sentia o sofrimento dos hebreus no Egito. Havia chegado a hora de libertá-los de lá e de conduzi-los à terra prometida. Para isso, havia escolhido ele como líder. A declaração de Deus: "Vem, agora, e eu te enviarei" deve ter deixado Moisés assustado. Por que Deus escolheria um fracassado, para uma missão tão importante de salvar o seu povo? 

3. O QUE MOISÉS FEZ (3:11 - 4:17) - Moisés deveria ter se alegrado, pois Deus estava, finalmente, respondendo às suas orações, e deveria ter se submetido à vontade de Deus e dito: "Eis me aqui, envia-me a mim". Mas, em vez disso, discutiu com Deus e tentou escapar do chamado divino para libertar Israel da escravidão.

Moisés apresentou cinco motivos para não aceitar o chamado de Deus:

(1) "Não sou ninguém" (3:11, 12);

(2) "Não sei o teu nome" (13-22);

(3) "Os anciãos não crerão em mim" (4:1-9);

(4) "Não sou um orador eloqüente" (10-12)

(5) "Qualquer outra pessoa pode fazer melhor"(13-17). 


Não importava o que Moisés pensava sobre si mesmo ou o que os outros achavam dele. Deus havia falado e Moisés não precisava de nenhuma outra garantia de que era o homem certo para aquela missão. Será que os quarenta anos pastoreando ovelhas haviam apagado o fogo de sua alma a ponto de crer que não podia servir ao Senhor? 

Mas saiba de uma coisa, o "Eu serei contigo." Essa é toda a segurança de que precisam os servos de Deus a fim de ser bem-sucedidos (Js 1:5; Is 41:10; 43:5). Não se esqueça disso e prossiga no chamado que Deus tem para sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo