VIMOS SUA ESTRELA, E VIEMOS ADORÁ-LO

POR NILDO OLIVEIRA
VIMOS SUA ESTRELA, E VIEMOS ADORÁ-LO

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo." Mateus 2.1,2

O nascimento de Jesus foi anunciado de um modo singular e sobrenatural, mediante o aparecimento de uma estrela no céu: "...vimos a sua estrela no oriente..." (Mt 2.2).

1. Os magos e a estrela

“Magos  (magoî) -   indicava originalmente a casta sacerdotal entre os persas e babilônios (veja Daniel 2.2, 48; 4.6,7; 5.7). Mais tarde o nome foi aplicado pelos gregos a qualquer feiticeiro ou charlatão (Atos 8.9;13.18). Mateus usa o termo no sentido bom para designar homens respeitados de uma religião  oriental. É inteiramente aceitável que esses homens tivessem contato com os judeus exilados, ou com as profecias e a influência de Daniel, e assim possuíssem as profecias do V. T. relativamente ao Messias”.¹

Na verdade sabemos muito pouco sobre os magos que foram visitar Jesus após o seu nascimento. O que a bíblia relata é que primeiramente, seguindo uma estrela, chegaram na cidade de Jerusalém vindos do Oriente. O objetivo dos magos era adorar o “recém-nascido rei dos judeus” (Mt 2.1-2).

Em Jerusalém eles receberam a informação de que as Escrituras profetizavam que o menino haveria de nascer em Belém de Judá (Mt 2.5-6). O rei Herodes tentou enganá-los pedindo que eles fossem a Belém e depois informassem o paradeiro do menino para que ele também pudesse adorá-lo (Mt 2.8), mas na verdade Herodes queria  era matar o menino (Mt 2.16). No caminho para Belém novamente os magos viram a estrela brilhando que lhes guiou até o lugar exato onde Jesus estava.


2. Rejeitado pelos Judeus e adorado pelos Magos Gentios

O Evangelho de Mateus é o único que registra este detalhe, mostra a diferença de atitude entre os magos que não eram judeus que viajaram de longe para ver e adorar Jesus e as autoridades judias que não foram capazes de caminhar cinco milhas. 

Os judeus tiveram muitas vantagens em poder conhecer de perto o Deus que se fez carne, recebendo mais informações sobre seus planos e vivendo numa posição privilegiada entre as nações. Mas como vimos no texto tanto Herodes como o povo de Jerusalém não deu valor ao grande fato que acabara de acontecer. Jesus havia nascido!

Logo mais tarde, Jesus viu a rejeição provinda de seu próprio povo: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23.37). Anos depois, Paulo também lamentou o fato de os judeus terem rejeitado Jesus (Romanos 9.1-6; 10.3).

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.11).

Aplicação: A história se repete, hoje vemos líderes religiosos que deveriam guiar o povo a Cristo, rejeitando-o através de suas heresias nos púlpitos e suas vidas cheias de pecados. Devemos fazer uma avaliação pessoal honesta e profunda. O que fazemos com Jesus Cristo? Estamos rejeitando ou aceitando? Seremos levados pelas dúvidas de homens cegos, conduzidos pelas ambições de líderes religiosos, ou guiados pela luz do Verbo que se fez carne e habitou entre nós?

O que você fará com Jesus?

O desejo de Deus é que todos os homens tenham o encontro com Jesus. Pois Ele não nasceu para uma parte da humanidade, nasceu e morreu por todos os homens. Cabe ao homem apossar-se dessa salvação ou não. "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos; testemunho que se deve prestar em tempos oportunos." (I Tm 2.4,6).


3. A multiforme Graça de Deus

Deus se manifestou de uma forma especial aos magos, usou uma estrela para conduzi-los até o menino Jesus "...e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino."(Mt 2.6). E logo depois se revelou diretamente através de um sonho para livra-los de Herodes. "E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes" (Mt 2.12).

Aplicação: Deus trabalha em nossas vidas de maneira surpreendente e, quando for necessário, Ele também vai usar meios sobrenaturais para nos salvar e abençoar. É a MULTIFORME graça de Deus. 

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera." (Is 64.4).

É importante dizer que Deus também usa de sua sabedoria para nos abençoar através de outras pessoas e situações tão naturais que nem esperávamos que Ele fosse agir assim.


4. O Rei foi Descoberto: terror e alegria

Herodes e toda Jerusalém perturbaram-se com a notícia do nascimento do Rei: "...ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém", porém os magos “alegraram-se com muito grande alegria”.

Se por um lado o nascimento de Jesus foi sinal de terror para Herodes e Jerusalém, por outro foi uma notícia de grande alegria para os magos.

Aplicação: A vinda do Senhor é terror  para quem vive uma vida em pecados, da mesma forma como Herodes e Jerusalém perturbaram-se com a notícia do nascimento de Jesus, um dia o mundo vai se aterrorizar com a grande notícia de sua vinda. 

"O pecado do homem, transforma o dia do Senhor em dia de escuridão. E, nessa escuridão, sai o homem correndo a procurar esconderijo (Ap 6.15-17; Gn 3.10)." ² 

Se você vive uma vida de aparências e na verdade está em pecado, se arrependa e confesse seus pecados a Cristo, e no dia da sua vinda você não sentirá medo, mas muita alegria em poder ser chamada de noiva amada e ser arrebatada aos céus.

Cristo pode ser fonte de alegria ou de tristeza. Qual fonte você escolhe? 


5. Adore somente a Cristo

Os magos adoraram a Cristo e não a estrela, pois ela foi apenas um meio que Deus colocou para guia-los até o Salvador. É perigoso colocarmos acima do Salvador os meios que nos levaram a Ele. A experiência não pode ser adorada, e sim aquele que manifestou a experiência.

Outro detalhe é a verdadeira adoração. Herodes declarou desejo de adorar a Cristo (Mt 2.8), mas seu verdadeiro desejo era matá-lo (Mt 2.13). 

Aplicação: Você pode proclamar-se adorador de Cristo e ser ao mesmo tempo uma dificuldade para a obra de Deus, por sectarismo, falsa doutrina, mau testemunho etc.

Herodes demonstrava desejo por adorar o menino Jesus, mas o anjo revela seu verdadeiro intento: "Herodes há de procurar o menino para o matar" (Mt 2.13). Deus não pode ser enganado. Ele sabe se estamos realmente adorando ou querendo atrapalhar o avanço do seu Reino.


6. Conclusão

Deus tem prazer em guiar os mansos até o aquele que nasceu e é o único Caminho. Ele guia “os mansos retamente, e aos mansos ensinará o seu caminho” (Sl 25.9). “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).

Hoje a Palavra de Deus tem sido a luz que guia o homem a Cristo. É somente através dela que teremos um encontro real com o Salvador. 


7. Referências

¹ - Comentario Biblico Moody - V. 02 - De Mateus A Apocalipse - 2010, Pág 9

² - Série Comentário Bíblico - Mateus, o Evangelho do Grande Rei - MIER FEAHLMAN - 1995 - Pág 7-10,13;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo