PREGADOR, O POVO PRECISA LHE ENTENDER

POR NICOLAS SANDRI




"E leram o livro, na Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse." - Neemias 8:8


INTRODUÇÃO


Antes de qualquer exposição acerca desse assunto, quero admitir que por muitas vezes não me preocupei com esse tema. Mas lendo essa passagem, e refletindo a respeito do que tenho visto, considero um assunto de extrema importância.


Talvez um dos grandes problemas que desnutrem as árvores das igrejas, fazendo com que não frutifiquem, está no pregador da mensagem. Visto que mais da metade da população é analfabeta funcional, recai sobre aquele que ensina a palavra uma responsabilidade gigantesca de instruir corretamente, principalmente aqueles que tem dificuldade em entender os contextos bíblicos. 


Foi muito fácil para mim, quando comecei a ler a Escritura Sagrada, julgar aqueles que não a liam. Porém, parando para refletir, e desfrutando de um entendimento melhor acerca do que é o corpo de Cristo, percebi que apesar de: “Sim. Todos os servos tem o dever de ler a bíblia”, aqueles que tem maior capacidade de interpretação bíblica devem ajudar as pessoas mais desfavorecidas intelectualmente na compreensão dos textos. 


Então, se você me permite, quero dizer a você leitor, que se você se enquadra no grupo ao qual o Senhor concedeu maior capacidade, lembre-se de que há uma responsabilidade sobre você e Deus quer te usar nesse sentido (Lucas 12:48b). Sem mais delongas, vamos as Escrituras.


O QUE ESTAVA ACONTECENDO


Primeiramente, e como de costume, vamos entender o contexto histórico do livro de Neemias, resumidamente, para então nos aprofundarmos na ideia principal que vamos abordar.


Temos no livro de Neemias, um relato histórico da restauração dos muros de Jerusalém. No capitulo 8, será então conduzido por Esdras um culto onde todo o povo se reúne para participar. Devemos lembrar que após tanto tempo de exílio, o povo já não era assíduo em cumprir os preceitos da Lei. Quando Esdras abre o Livro, por reverência o povo se coloca em pé e se é dado inicio a leitura dos textos, bem como os ensinos referente a eles.


Então, após alguns versículos, o texto bíblico diz: “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia." - Neemias 8:8 ARA (Almeida Revista e Atualizada)


Fica claro a preocupação daqueles que vão ensinar de que o povo entenda o que eles estão falando. Por isso, como diz o texto, depois de se colocarem em um local onde todos poderiam vê-los e ouvi-los (Neemias 8:4-5), além da leitura clara da lei, eles explicavam com intuito de que todos que estavam ali entendessem o que seria dito.


A RESPONSABILIDADE DOS PREGADORES


Há uma vontade de Deus de que o povo entenda a Palavra dEle através dos pregadores. Nós não podemos colocar a responsabilidade no Espirito Santo pela a nossa falta de preparo. Certa vez, quando ainda era jovem, tentei diminuir a minha culpa por uma pregação que fiz, “sem pé nem cabeça”, pelo fato de ter visto uma irmã dizendo no fim do culto para o pastor, que entendeu toda a mensagem. Talvez Deus operou um grande milagre nos ouvido dessa irmã, e de fato ela pode ter escutado coisas que não falei. Porém, tenho certeza de que todos os outros presentes, só glorificaram para me apoiar, visto que estava começando a pregar na igreja, e o silêncio poderia tornar mais evidente as bobagem que eu falava. 


Não é demérito nenhum, para quem confia no Espirito Santo, buscar maior conhecimento no que se trata de didática. Não interpretemos mal os textos referente a capacidade que o Senhor da aos seus servos para a pregação, como em Jeremias 1:9 ou Lucas 12:15. Devemos, sim, depender do Senhor sempre, mas jamais deixar de fazer a nossa parte no que se diz conhecer as Escrituras (2 Timóteo 2:15) e se fazer entender quando ensinando-as (Romanos 12:7).


O RESULTADO DE UMA PREGAÇÃO CLARA


Certo. Agora que já entendemos que a responsabilidade de se fazer entender não é do comunicado, e sim do comunicador, vejamos o resultado de uma pregação clara que é compreendida pelos ouvintes na mesma passagem:


1.  Contrição e satisfação no Senhor -“Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.” - Neemias 8:9 ARA (Almeida Revista e Atualizada)


2. Atos de amor ao próximo e alegria no Espirito“Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” - Neemias 8:12 ARA (Almeida Revista e Atualizada)


CONCLUSÃO


Uma pregação clara e efetiva leva os ouvintes ao arrependimento dos pecados cometidos, ao mesmo tempo que conduz a glorificar a Deus pelo perdão concedido através de Cristo Jesus. Também constrange a amar o próximo bem como fazer atos de caridade. E para completar com “chave de ouro” aquela alegria indescritível da presença do Espirito Santo.


Então irmão, caso você não esteja vendo tais frutos oriundos de uma boa pregação no meio da sua congregação, pode ser, dentre tantos fatores, a falta de uma palavra bem esclarecida. Não queiramos viver sem realizar a obra do Senhor com diligência. Por isso não tenha medo de dizer ao pregador que ele não se fez entendido, caso não o tenha, pois é responsabilidade dele ensinar de forma clara. E nós, quando não estamos em tal função, devemos julgar a qualidade da mensagem (Atos 17:11), não com o intuito de alimentarmos o nosso ego, mas pelo amor ao Reino de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo