DANIEL - 3 LIÇÕES NA HORA DA PROVAÇÃO

POR SAULO BAZONI
DANIEL - 3 LIÇÕES NA HORA DA PROVAÇÃO

"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6:10)


LIÇÃO 1 -  NÃO CORROMPA SUA INTEGRIDADE CRISTÃ

Daniel orava ao Senhor, mesmo após haver um decreto proibindo por 30 dias o clamor a qualquer deus ou homem a não ser o rei Dario. 

Todavia, Daniel não se importou com tal decreto, mesmo que fosse por apenas 1 mês, Daniel não deixou de clamar a Deus, de cultivar a comunhão com o Senhor.

Daniel tinha uma posição de liderança no reino, era presidente dos sátrapas. Contudo, não temeu em perder o seu considerado cargo, mas antes priorizou seu relacionamento com Deus.

Daniel também não amou a sua vida, pois sabia que ao orar a Deus, estaria correndo risco de ser lançado aos leões. Daniel deixou de ser fiel ao rei Dario para ser fiel ao Senhor Rei.

Não permita que a adversidade macule sua identidade e integridade cristã, não se corrompa.

“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10).


LIÇÃO 2 - SEJA ÍNTIMO DE DEUS

Ciente do decreto, Daniel não relutou, nem mesmo tentou convencer o rei Dario a mudar de ideia. 

Mas segundo as Escrituras Daniel entrou na sua casa, no seu quarto para orar, cumprindo um ensino que ainda seria dito por Cristo, conforme Mateus 6:6: “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”

Na hora da angústia, Daniel foi para o seu quarto, foi buscar intimidade com o Pai. Daniel não se desesperou, não questionou Deus, mas correu para o seu quarto, se ajoelhou, e orava ao Senhor, e dava graças.

O apóstolo Paulo inclusive ensina: ”Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:18).

Dar graças é ser grato a Deus, mesmo em meio às lutas. Dar graças é glorificar o nome do Senhor em qualquer circunstância. 

Daniel estava prestes a ser condenado à morte, mas dava graças a Deus. Daniel entendeu que tudo estava no plano e controle do Senhor.

Devemos aprender com Daniel a ser íntimo de Deus a ponto de exaltá-lo em todos os momentos e aceitar que a vontade dEle se cumpra em nós.


LIÇÃO 3 -  NÃO PERCA O FOCO

Afirma a Palavra que Daniel orava com as Janelas abertas, voltadas para Jerusalém. 

Daniel foi levado ao cativeiro babilônico 605 anos a.C. e passou o resto da sua vida longe da sua terra natal. Daniel estava em Babilônia, mas jamais se esqueceu que o seu lugar era em Jerusalém. 

O profeta Jeremias já havia registrado tal conselho para Israel: "Vós, que escapastes da espada, ide-vos, não pareis; de longe lembrai-vos do Senhor, e suba Jerusalém a vossa mente.” (Jeremias 51:50).

De acordo com a Palavra Jerusalém é considerada a cidade santa, lugar preparado para a esposa, igreja de Cristo (Apocalipse 21:2).

Apesar das aflições, Daniel não se esquecia de que havia um lugar preparado para ele.

Mesmo com todos os problemas que suportamos, jamais podemos esquecer da promessa de Deus, da salvação, não podemos perder o foco que de existe uma morada eterna para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo