NOMES QUE A BÍBLIA DÁ A SI MESMA

 POR RODRIGO H. C. OLIVEIRA

Qual é a origem do termo "Bíblia"? Na realidade, "bíblia" é uma palavra do grego, o idioma original do Novo Testamento. Sua origem remonta à folha de papiro, denominada pelos gregos de "biblos". Um rolo (ou livro) de papiro era chamado de "biblion" e vários destes rolos constituíam uma "bíblia".


Portanto, uma "bíblia" é, na verdade, uma coleção de livros. A epístola de Paulo a Timóteo diz: "Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros (gr. βιβλία - biblia), principalmente os pergaminhos" - II Timóteo 4.13


Também, a título de exemplo, em Apocalipse: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros (gr. βιβλία - biblia); e abriu-se outro livro (gr. βιβλίον - biblion), que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" Apocalipse 20.12


No entanto, nessa época, a palavra "bíblia" não se aplicava exclusivamente à Palavra de Deus como é nos dias de hoje. Já seu singular, "livro" ou "biblion", é encontrado referindo-se a livros como o do profeta Isaías em Lucas capítulo 4 verso 17: "E foi-lhe dado o livro (gr. βιβλίον - biblion) do profeta Isaías...".


Porém, quais outros nomes a Bíblia dá a si mesma? Vejamos:


Escrituras

"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras (gr. γραφαῖς - graphais): A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?" - Mateus 21.42


"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras (gr. γραφὰς - graphas), para sua própria perdição" - II Pedro 3.16


Sagradas Escrituras

"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Sagradas Escrituras (gr. γραφαῖς ἁγίαις - graphais hagiais), acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor" - Romanos 1.2-4


Livro do Senhor

"Buscai no livro do Senhor (heb. יְהוָה֙ סֵ֤פֶר - Yah-weh sê·p̄er) e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará" - Isaías 34.16 


A Palavra de Deus

"Porque a palavra de Deus (gr. λόγος τοῦ Θεοῦ - logos tou Theou) é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hebreus 4.12


Os Oráculos de Deus

Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, os oráculos de Deus (gr. λόγια τοῦ Θεοῦ - logia tou Theou) lhe foram confiadas" - Romanos 3.1,2

CONCLUSÃO

Mas, em face de tais nomes, por que chamamos a Palavra de Deus de "Bíblia"? Ora, porque é exatamente isso que encontramos nela: uma coleção de 66 livros que formam a unidade perfeita e gloriosa da Santa Palavra de Deus.


"E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra 'Bíblia', sendo um plural, como acabamos de ver, passou a ser singular, significando o LIVRO, isto é, o Livro dos livros; o Livro por excelência" (Antônio Gilberto).


Uma vez, "certo bibliófilo, nos momentos finais de sua vida, surpreendeu a todos com uma insistente petição:


-Tragam-me o livro!


Este amante dos livros, principalmente os raros e preciosos, possuía uma grande biblioteca, deixando os seus filhos confusos ao redor do leito.


- Que livro, papai?


Trouxeram-lhe várias obras de escritores famosos, como Ernest Hemingway, Leon Tolstoi e William Shakespeare, mas ele respondia, teimosamente:


- Não é este! Tragam-me o livro!


Após diversas tentativas frustradas, seus filhos lhe disseram que não podiam cumprir o seu último desejo. Ele, então, esforçando-se ao extremo, esbravejou:


- Ora, vocês conhecem outro livro além da Bíblia Sagrada?


Basta visitar uma grande feira, como a Bienal do Livro, para perceber que Salomão não exagerou quando disse '... não há limite para fazer livros' (Ec 12.12).


Volumes e mais volumes são publicados a cada ano, e sempre há espaço para mais um! Obras e autores surgem e desaparecem. Mas a Bíblia, através dos séculos, continua sendo 'O Livro'".¹



Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!


FONTE

Bíblia Interlinear. Disponível em: https://biblehub.com/interlinear/

SILVA, Antônio Gilberto da. A Bíblia Através dos Séculos - CPAD

¹ ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática I - CETADEB, p. 10











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo