BIBLIOLOGIA - CURSO BÍBLICO (LIÇÃO 01)

 POR RODRIGO HENRIQUE
CURSO BÍBLICO - BIBLIOLOGIA (LIÇÃO 01)


É muito provável que você tenha uma, duas ou até mais bíblias em sua casa; não é mesmo? 

No entanto, já se perguntou qual é a história deste Livro Sagrado? Por exemplo: Quem foram os escritores? Em que idioma escreveram? Que materiais utilizaram em sua confecção? Por qual motivo algumas versões possuem mais livros que outras? O que é cânon? E o que significa os termos apócrifo e deuterocanônico?

Essas e outras questões são o objeto de estudo da Bibliologia, a disciplina que tem por objetivo estudar a história, formação, organização, inspiração e conservação do texto bíblico ao longo dos séculos. 

Antes de adentrarmos o estudo do texto bíblico em si, é necessário respondermos à algumas dessas questões que serão de suma importância para nossa compreensão geral do assunto. Passemos, pois, ao estudo da Lição. 


ESBOÇO

1 - A BÍBLIA E OUTROS NOMES QUE DÁ A SI MESMA

2 - ESCRITA EM DIVERSOS MATERIAIS

3 - ESCRITA EM DIFERENTES IDIOMAS

4 - MUITOS ESCRITORES, APENAS UM AUTOR

5 - SUA ABRANGÊNCIA HISTÓRICA E GEOGRÁFICA


INTRODUÇÃO


É muito provável que você tenha uma, duas ou até mais bíblias em sua casa; não é mesmo? 

No entanto, já se perguntou qual é a história deste Livro Sagrado? Por exemplo: Quem foram os escritores? Em que idioma escreveram? Que materiais utilizaram em sua confecção? Por qual motivo algumas versões possuem mais livros que outras? O que é cânon? E o que significa os termos apócrifo e deuterocanônico?


Essas e outras questões são o objeto de estudo da Bibliologia, a disciplina que tem por objetivo estudar a história, formação, organização, inspiração e conservação do texto bíblico ao longo dos séculos. 


Antes de adentrarmos o estudo do texto bíblico em si, é necessário respondermos à algumas dessas questões que serão de suma importância para nossa compreensão geral do assunto. Passemos, pois, ao estudo da Lição. 



1 - A BÍBLIA E OUTROS NOMES QUE DÁ A SI MESMA


"Bíblia" é uma palavra grega cuja origem remonta à folha de papiro, denominada pelos gregos de "biblos". Um rolo (ou livro) de papiro era chamado de "biblion" e vários destes rolos constituíam uma "bíblia".


Portanto, "bíblia" é o mesmo que "livros" em português. Em sua epístola a Timóteo, por exemplo, Paulo diz: "Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros (gr. βιβλία - biblia), principalmente os pergaminhos" - II Timóteo 4.13


Também, a título de exemplo, em Apocalipse: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros (gr. βιβλία - biblia); e abriu-se outro livro (gr. βιβλίον - biblion), que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras" Apocalipse 20.12


Mostra-se evidente, portanto, que naquela época o termo "bíblia" não se aplicava exclusivamente à Palavra de Deus como é nos dias de hoje. Já seu singular, "livro" ou "biblion", é encontrado referindo-se a livros como o do profeta Isaías em Lucas capítulo 4 verso 17: "E foi-lhe dado o livro (gr. βιβλίον - biblion) do profeta Isaías...".


Ora, se o termo não se aplicava exclusivamente à Palavra de Deus, como os escritores bíblicos se referiam à ela naquela época? Vejamos:


Escrituras

"Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras (gr. γραφαῖς - graphais): A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?" - Mateus 21.42


"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras (gr. γραφὰς - graphas), para sua própria perdição" - II Pedro 3.16


Sagradas Escrituras

"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,
o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Sagradas Escrituras (gr. γραφαῖς ἁγίαις - graphais hagiais), acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor" - Romanos 1.2-4


Livro do Senhor

"Buscai no livro do Senhor (heb. יְהוָה֙ סֵ֤פֶר - Yah-weh sê·p̄er) e lede; nenhuma dessas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará" - Isaías 34.16 


A Palavra de Deus

"Porque a palavra de Deus (gr. λόγος τοῦ Θεοῦ - logos tou Theou) é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" - Hebreus 4.12


Os Oráculos de Deus

Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, os oráculos de Deus (gr. λόγια τοῦ Θεοῦ - logia tou Theou) lhe foram confiadas" - Romanos 3.1,2

Mas, em face de tais nomes, por que chamamos a Palavra de Deus de "Bíblia"? Ora, porque é exatamente isso que encontramos nela: uma coleção de 66 livros que formam a unidade santa e perfeita da doce Palavra de Deus.


"E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra 'Bíblia', sendo um plural, como acabamos de ver, passou a ser singular, significando o LIVRO, isto é, o Livro dos livros; o Livro por excelência"  - Antônio Gilberto



2 - ESCRITA EM DIVERSOS MATERIAIS


A folha de papel como hoje conhecemos só foi inventada pelos chineses por volta do início do século II depois de Cristo. Quais foram, portanto, os materiais utilizados para a escrita do texto sagrado? Ora, os mesmos que os povos do Egito e Mesopotâmia utilizavam: Tabletes de argila ou pedra, papiro e pergaminhos.


Tábuas de Pedra

Nos tempos antigos era comum escrever em tabuletas de argila, pedra ou mesmo através de entalhes na rocha. Podemos citar a título de exemplo a tabuleta cuneiforme descrevendo o épico babilônico de Gilgamesh, os hieróglifos egípcios do templo de Kom Ombo e a representação dos 10 mandamentos escritos em hebraico em tábuas de pedra (Êx 24.12). Veja as imagens abaixo:


Escritas Cuneiforme, Egípcia e Hebraica

Papiro

O papiro era uma planta aquática, um tipo de junco de grandes proporções que crescia em abundância às margens do rio Nilo, no Egito. Desta planta os egípcios extraiam tiras que eram justapostas, umedecidas e batidas a fim de que fossem unificadas num tipo de folha de papiro. Essas folhas chegavam a grandes extensões e após sua secagem, geralmente, também eram polidas. De papiro deriva-se a palavra papel. É mencionado na Bíblia, por exemplo, em Êxodo 2.3, Jó 8.11 e Isaías 18.2.


Observe na imagem a seguir o entrelaçamento das fibras de um papiro egípcio:


Hieróglifos em Papiro Egípcio

Pergaminhos 

Os pergaminhos eram feitos de peles de animais que eram submetidas a um banho de cal e, depois, eram raspadas e polidas com pedra-pomes. "Feito isso, eram lavadas, novamente raspadas e colocadas para secar em molduras de madeira, para evitar a formação de pregas ou rugas".¹ O pergaminho possuía uma durabilidade maior que a do papiro e é mencionado, por exemplo, em II Timóteo 4.13. Abaixo, um pergaminho da Torá (Lei de Moisés).


Pergaminho Judaico - A Torá


3 - ESCRITA EM DIFERENTES IDIOMAS


A Bíblia foi escrita em três idiomas, a saber, o hebraico, grego e aramaico. O Antigo Testamento (AT) foi predominantemente escrito em hebraico e possui pequenos trechos em aramaico; por outro lado o Novo Testamento (NT) foi escrito predominantemente em grego, contendo algumas frases também em aramaico. Veja como são essas escritas:


Hebraico, Aramaico e Grego

Uma das particularidades do hebraico é que sua escrita é feita da direita para a esquerda, e não da esquerda para a direita como ocorre com o grego e o português. 



4 - MUITOS ESCRITORES, APENAS UM AUTOR


A Bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores de épocas, lugares e culturas diferentes. Moisés começou a escrever o Gênesis por volta de 1500 a.C., enquanto estava no deserto, no caminho da terra prometida; João escreveu o livro do Apocalipse por volta do ano 95 d.C., enquanto estava preso na Ilha de Patmos. 


Quanto à cultura dos escritores, podemos mencionar, a título de exemplo:


  • Moisés - Adotado pela filha de Faraó, recebeu instrução egípcia (Êx 2.10; At 7.22); 
  • Amós - Homem simples, era boiadeiro e colhedor de figos silvestres (Am 7.14);
  • Jeremias - Era jovem, filho de um sacerdote (Jr 1.1-6); 
  • Daniel - Tornou-se o principal supervisor de todo o reino (Dn 6.15); 
  • Mateus - Era um publicano, cobrador de impostos (Mt 9.9); e
  • Paulo - Doutor da lei, integrante da seita dos fariseus (Fp 3.3-6).


Alguns escreveram em palácios, outros em prisões, alguns no exílio e outros em suas viagens missionárias ou jornadas pelo deserto. Mas apesar de toda essa diversidade, a Escritura forma uma unidade perfeita e harmoniosa, não havendo qualquer contradição. Isto justifica-se pelo fato de que os escritores não falaram de si mesmos, mas da parte de Deus (II Pe 1.20,21; II Tm 3.16).  


Algumas pessoas até questionam se a Bíblia é, de fato, confiável. Vejamos um dado interessante: "Há mais de 24.600 manuscritos do Novo Testamento sobreviventes dos primeiros séculos depois de Cristo. Dos manuscritos originais de Platão, existem sete; dos de Heródoto, oito, e a Ilíada, de Homero, tem um pouco mais: 263 cópias. Portanto, há poderosas evidências confirmando"² sua integridade.


Há plena unidade e consistência e, assim, os livros bíblicos se harmonizam formando um todo sem qualquer contradição. "Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis" - Salmos 33.4



5 - SUA ABRANGÊNCIA HISTÓRICA E GEOGRÁFICA


Escrita num período de aproxidamente 1.600 anos (de 1.500 a.C. a 95 d.C.), a Bíblia abrange toda a história, desde os fatos ocorridos na criação do universo, em Gênesis, ao fim de todas as coisas e consumação dos novos céus e nova terra, em Apocalipse. Na Escritura encontramos eventos passados, presentes e futuros. 


Quanto à geografia bíblica, estende-se da Espanha ao Irã e da região sul da Península Arábica e o leste da África a Filipos, na região norte da Grécia. Dentre estes, os territórios de Israel e Cisjordânia ocupam a maior parte da narrativa bíblica, no entanto, as profecias abrangem acontecimentos que afetarão o mundo todo.



CONCLUSÃO


A Bíblia é, como vimos, uma biblioteca de 66 pequenos livros que foram escritos em diversos materiais, em três idiomas diferentes e por cerca de 40 escritores de épocas, locais e culturas distintas. A despeito de tudo isso, forma uma unidade completa e livre de qualquer contradição; justifica-se isto pelo fato de a Bíblia possuir um único autor, que é Deus. 


Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”



FONTE


¹ SILVA, Antônio Gilberto da. Bibliologia I - EETAD, 2020.


² HASEL, Frank M. & HASEL, Michael G. Como Interpretar as Escrituras. Lição da Escola Sabatina, CPB, 2º Trimestre de 2020.


BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras - A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Lições Bíblicas CPAD, 1º Trimestre de 2022.


BÍBLIA. Bíblia Interlinear. Disponível em <https://biblehub.com/interlinear/>.


MIGUEL, Gerson Beluci. Histórico da Bíblia. IBICM, 2016.


MILLER, Stephen M. & HUBER, Robert V. A Bíblia e Sua História – O Surgimento e o Impacto da Bíblia. Barueri, SP: SBB, 2006.


SILVA, Antônio Gilberto daA Bíblia Através dos Séculos: A História e Formação do Livro dos livros. CPAD, 2019.


SILVA, Antônio Gilberto da. Bibliologia I - EETAD, 2020.


ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática I - CETADEB.


Um comentário:

Temas

Topo