SENTADOS A MESA DO REI DA GLÓRIA

SENTADOS A MESA DO REI DA GLÓRIA

"Enquanto o Rei está assentado em sua mesa, dá o meu nardo o seu perfume" (Cantares 1:12).

INTRODUÇÃO

O livro de Cânticos dos Cânticos ou Cantares de Salomão é o último livro da poesia hebraica. Muitos o têm como um simples conjunto de poesias, mas para a igreja fiel é um livro profético.

A didática com a qual Deus ensina e trasmite a sua vontade ao ser humano é incrivelmente gloriosa, sobretudo quando se compreende a linguagem tipológica do livro.

O texto acima mostra a figura do Rei e os simbolismos da mesa, o nardo e o perfume. Esses elementos contêm uma tipologia bíblica que é a forma didática utilizada pelo Senhor Deus para fazer o ser humano compreender o seu projeto de salvação.


ENQUANTO O REI ESTÁ ASSENTADO NA SUA MESA

Quando o Rei se assentava no trono era para julgar, as causas do seu povo e também as decisões que precisavam ser tomadas no seu reino. Mas quando o Rei estava assentado a sua mesa, era um lugar onde Ele tinha prazer de assentar com todos aqueles que faziam parte da família real e também aqueles que eram convidados pelo o Rei para fazer parte naquele momento especial onde era oferecido o banquete real.

A figura do Rei nos fala do Senhor Jesus. Aquele que tem o governo sobre a nossa vida. É aquele que tem protegido, cuidado e provido tudo para o seu povo (a Igreja). Maravilhoso é sabermos que pertencemos ao Rei da Glória.

Todos os dias há um banquete espiritual preparado e oferecido pelo o Rei para o seu povo.

Eram oferecidos banquetes incomparáveis, nada pode ser comparado com as coisas espirituais. Porque o nosso Deus tem o melhor para a vida dos seus servos.


O BANQUETE DO REI JESUS PARA A SUA IGREJA

•Há abundância de bênçãos= Dons Espirituais, Batismo, vitórias entre outras bênçãos.
•Há fartura = O pão vivo que desceu do céu que alimenta e fortalece a nossa alma. O vinho que é alegria do Espírito Santo, o refrigério, consolo, paz e principalmente da Salvação.

Não falta nada, porque servirmos ao Rei da Glória que tem provido todas as coisas para o seu povo.

A palavra Mesa no original significa “passar em volta, cercar.” Nos fala da necessitada da comunhão com o Senhor . Em comunhão com o Rei Jesus para podermos ouvirmos a sua voz que é mansa e suave que fala aos nossos corações.


DÁ O MEU NARDO O SEU PERFUME:

O nardo era um unguento aromático obtido de uma planta da Índia. De um valor muito caro. Era importado em vasos de alabastro especiais, cuidadosamente selados, para conversar o perfume.

O vaso simboliza a nossa vida e o unguento a Bênção do Espirito Santo. O interessante é que o valor não está no vaso em si, mas sim naquilo que está dentro do vaso.

2 Cor. 4: 7- “ Temos , porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência  do poder seja de Deus e não nós.” 

O perfume que exalava do nardo todos podiam sentir o doce perfume e perceber que o Rei estava a mesa. Esse é o motivo da nossa alegria que o Rei Jesus está conosco todos os dias e a sua presença real em nosso viver.

Quando o Senhor entrou em nossas vidas passamos a exalar o bom perfume de Cristo, ou seja, exalamos o aroma de uma vida que o Senhor colocou em nossos corações, que é a vida eterna.


CONCLUSÃO

Aproveitemos enquanto o Rei está assentado á mesa, para trabalharmos por está obra, pelo o reino de Deus. E manter a nossa comunhão com o Senhor. Porque a palavra nos afirma que o tempo é breve, Jesus virá e então o Rei não estará mais aqui, mas os que forem fiéis até o fim estará assentado á mesa para as bodas do Cordeiro.



Contribuição de membros do grupo Palavra Revelada Oficial

2 comentários:

Temas

Topo