QUEM GOVERNA SUA VIDA?

POR NILDO OLIVEIRA 
QUEM GOVERNA SUA VIDA?

"Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo." Romanos 8:8-9

1. O INÍCIO DE TUDO!

Quando o homem se torna cristão, ele adquire uma nova mentalidade e com essa nova mente um novo conjunto de metas e motivações; o mundo e suas luxúrias não o atraem mais, porém o repelem. Ele não ama mais “o mundo nem as coisas do mundo” (1 Jo 2:15). Às vezes, ele pode ser atraído para atividades mundanas, mas ele não está fazendo o que ama, mas o que odeia (Rm 7:15). Isso porque a nova vida em Cristo dá ao crente um amor por Deus e pelas coisas espirituais.

Depois do novo nascimento o cristão inicia o processo de santificação, o Espírito Santo começa a trabalhar nele o fruto do Espírito. (Mt 7:16; Gl 15:22; Ef 5:9) É importante lembrar que a a origem do fruto produzido pelo cristão vem diretamente do Espírito Santo de Deus. O homem por si mesmo não tem como produzir o fruto descrito em Gálatas, mas por meio de uma ação divina é que essa benção maravilhosa se torna abundante em sua vida.

2. O EFEITO DO CRISTÃO NO MUNDO:

O cristão que se deixa passar por essa transformação do Espírito ele se torna diferente de tudo no mundo, ele se torna igual o sal que tem poder antisséptico, quando se coloca sal nas carnes ou alimentos ele preserva dos microorganismos. O verdadeiro cristão são purificadores morais em um mundo de baixa moral. O cristão deve ter uma vida disciplinada que transmita essa qualidade moral, se isso não acontecer ele perderá o seu poder e sua influência. Essa qualidade é em todos os aspectos, seu falar deve ser temperado com sal, para que os outros possam sempre querer lhe ouvir. (Cl 4:6)

O cristão deve fazer de tudo para que a luz de Cristo que habita nele seja vista no mundo (Pv 4.18; Fp 2.15; Ef 5.1), fazendo isso o mundo perceberá a presença da verdadeira luz em sua vida. Um detalhe importante é que o cristão ao testemunhar de Cristo não busca sua autoglorificação, mas seu desejo é que somente Cristo seja glorificado através de sua vida.

O Pastor Osiel Gomes disse certa vez que: "O Espírito Santo é o vigia da vida do crente. Ele passa a nos controlar de tal modo que não deixa entrar em nossa vida aquilo que contraria a vontade de Deus e age também para que não entre aquilo que não satisfaz a Deus. Quem não vive dominado pelo Espírito Santo não pode crescer, visto que ainda está dominado pelos desejos pecaminosos, os quais produzem um estilo de vida baixo, comprometido e que foge dos padrões divinos."¹

3. COMO AGRADAR A DEUS?

Não agradamos a Deus realizando grandes sacrifícios, não agradamos por meio de muitos trabalhos, nem por sermos religiosos, agradamos a Deus quando obedecemos a sua vontade, quando o seu Espírito atua em nossa vida.

Rodrigo H. C. Oliveira em seu estudo sobre Caim e Abel fala sobre a oferta que Caim fez e porque Deus não se agradou dela, veja: "Seu coração já havia sido entregue ao Diabo e suas obras eram más e injustas diante do Senhor (I Jo 3.12). Movido pelo ciúme e pelo ódio, Caim matou deliberadamente e sem provocação alguma a seu irmão, Abel. Nós sabemos, pois, que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele (I Jo 3.15). Seu amor era disfarçado e falso, presente na aparência mas não no coração. Ele amava por palavra, mas não por obras (I Jo 3.18). Caim não se fez do Maligno por matar seu irmão, Caim matou seu irmão porque já era do Maligno."² 

Veja esse estudo completo: "A oferta de Caim e Abel" 

Caim é um exemplo de alguém que estava dominado pela carne. Caim que queria agradar a Deus, mas tudo foi em vão, porque quem mandava em sua vida era o maligno, por isso suas ações eram motivadas com outras intenções.

Caro irmão, coloque em sua mente que jamais você poderá agradar a Deus com o que você faz; na verdade, o que agrada a Deus é um espírito contrito, arrependido, que se deixa moldar pelo Espírito Santo (Sl 51:17). 

4. CONCLUSÃO: 

Jesus disse que aqueles que o seguem não são do mundo, assim como Ele não era do mundo. Estão devemos nos mover para fazer a vontade Dele. É por isso que Jesus pediu especificamente ao Pai que nos afastasse do maligno (João 17:14-16). Somos vulneráveis a sermos absorvidos para o sistema maligno do mundo, mas nosso amor é para com Deus. Esse amor é o que irá redirecionar nosso foco para as prioridades do Reino. 

Você ama a Deus, a Sua verdade, o Seu reino e tudo o que Ele defende? Se você rejeita o mundo e seus desejos maléficos, isso é uma forte indicação de que você tem uma nova vida em Cristo. Que Deus te abençoe e o Espírito Santo continue moldando seu coração para uma vida reta diante de Deus e dos homens.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

¹ OBRAS DA CARNE - Pastor Osiel Gomes, Editora CPAD, Pag. 26.

²  AS OFERTAS DE CAIM E ABEL - Site Palavra Revelada Oficial - Rodrigo H. C. Oliveira 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo