Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A CORRIDA PARA A SALVAÇÃO

A CORRIDA PARA A SALVAÇÃO
I Coríntios 9:24
INTRODUÇÃO
Paulo fala de salvação neste texto, usando de uma comparação relacionando a salvação a uma corrida como as que se faziam nos estádios. Como sabemos, na Grécia antiga, foi onde os chamados jogos olímpicos tiveram início.
Espiritualmente, estamos numa corrida para a salvação, cujo premio é a coroa da vida, reservada para os que chegarem até o fim.
Num estádio quando ocorre uma competição, existem os que correm e os que assistem. Quem assiste não leva premio, pelo contrário, à vezes tem até que “pagar” para assistir.
Deus não chama ninguém para ser apenas expectador da salvação, mas para ser participante dela. Há muitas pessoas que se restringem apenas em “assistir”, não se comprometeram, não entraram no caminho, não definiram suas vidas.




UM PRÊMIO – UM VENCEDOR
“...um só leva o prêmio” – Quem será este? O que chegar primeiro? Não, de maneira nenhuma é assim.
O que levará o prêmio é o Corpo de Cristo , a igreja fiel. Só a igreja vencerá, o povo do Senhor, os fieis de Jesus Cristo, os santificados pelo Espírito Santo. A igreja fiel já tem uma vitória decretada, quem fizer parte desta igreja, tem a vitória garantida. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37
Há um premio reservado para a igreja, é a coroa da vida, que representa a salvação. Salvação é o objetivo da Obra redentora, esse é o motivo pelo qual Cristo veio a este mundo e morreu na cruz.  “Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.” Mateus 18:11
Salvação é o grande propósito de Deus para a humanidade, na qual a figura central é do Salvado, Jesus Cristo, que concede o seu Espírito a todos os que creem.
UM ALVO
Quem se diz seguidor de Jesus e está numa igreja e não tem a salvação como objetivo, na verdade está sem alvo definido.
A igreja de Cristo tem um alvo, como disse Paulo: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14
Prosseguir é continuar seguindo, é assim que a igreja corre, sem parar, avançando a cada dia. Quem para na corrida não alcança o premio. Não adianta o atleta dizer que chegou a um passo da linha de chegada, e quase venceu. Quem quase venceu, na verdade perdeu, pois não existe “quase vencedor” existe vencedor, e a igreja do Senhor é vencedora. Não existe outra salvação, não existe segundo e terceiro lugar, é uma só salvação que só a igreja receberá.
NÓS NÃO SOMOS QUASE VENCEDORES, SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO NOSSO SALVADOR.
As pessoas no mundo e os religiosos correm de um lado para o outro. Isso pode ser entendido no sentido literal, mas principalmente no sentido espiritual. As pessoas estão confusas, cada um pensa uma coisa, cada um segue um caminho, não há unanimidade.
O profeta Daniel disse: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra...” Daniel 12:4
A igreja de Cristo é diferente, ela não corre pra lá e pra cá, mas ela tem um alvo só que é a Eternidade. Enquanto as pessoas do mundo e os religiosos tem vários alvos, a igreja tem um só: Salvação.
HÁ MOTIVO PRÁ PARAR?
Há aqueles que corriam, mas pararam. Alegam seus motivos, tem as suas desculpas, mas há realmente algum motivo suficientemente capaz de impedir a corrida de um salvo?
Paulo escrevendo aos Gálatas fez uma citação nestes termos: “Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” Gálatas 5:7 Quem vos impediu? Esta pergunta não tem resposta que justifique o fato de se parar a corrida para a salvação. “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Romanos 8:35
Uma grande dificuldade que pode ocorrer com o atleta é a exaustão, que é a perda das forças. Esta corrida não é de velocidade, mas de resistência. Quando o corredor sobrecarrega excessivamente a si próprio , pode chegar a exaustão pois a jornada é longa.
Há no entanto uma bênção especial que os salvos em Cristo tem. Os que estão em Cristo, não se enfraquecem.
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31
O Senhor renova as nossas forças a cada dia, quando o buscamos e nos consagramos a ele. Vamos correr sem cansaço e nem fadiga. Nós somos predispostos à exaustão, mas se estamos em Jesus, este mal não nos atinge. Pois o Senhor dá esforço ao cansado e multiplica as forças do que não tem nenhum vigor.
O crente fiel tem um ritmo de corrida, constante, ele está sempre na mesma cadência constantemente.  “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” I Coríntios 15:58
RENÚNCIA
É preciso abster-se de tudo o que trás peso e impedimento, caso contrário não se chegará ao fim. Um atleta tem que abrir mão de muitas coisas para manter-se em boa forma, e eles fazem por um prêmio material, corruptível, e nós?
Nós corremos em busca de um prêmio incorruptível. Deixamos as nossas vontades para agradar aquele que nos chamou.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mateus 16:24
Tem que mortificar a carne com sua paixões e ímpetos, para que se agrade aquele que é o único que nos pode salvar: Jesus.
CONCLUSÃO
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Timóteo 4:7
Paulo falando  a Timóteo falou lutou, chegou ao final de sua corrida e guardou a fé.
“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” II Timóteo 4:8
Esta coroa está guardada para nós também, desde que cheguemos ao final.
“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13
Vigiando, orando, sempre firmes, para que não percamos o que temos ganhando gratuitamente.
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Apocalipse 3:11
Persevere, lute, abra mão das coisas que te atrapalham, continua firme, peça forças ao Senhor, espera nele. Parar é decretar derrota, mas continuar é anunciar vitória, lança fora o peso morto, mas continua até o fim. Amém!
Pr Magno Martins -- RJ

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...