A VOLTA DE JESUS

POR ÁLVARO ORTROSKI

A VOLTA DE JESUS


1. INTRODUÇÃO

Neste artigo abordaremos de forma sucinta e simples os temas envolvendo a Volta de Jesus e o fim dos tempos, lembrando que este estudo é para auxiliar novos convertidos.


Importante frisar que abordaremos os pontos apresentados sem focar em uma linha teológica.


2. A PROMESSA DA VOLTA

Jesus deixou A PROMESSA aos seus discípulos de que iria ao Pai, mas voltaria para buscá-los e para reinar. Vejamos alguns textos bíblicos sobre isso:

"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"  João 14:1-3

"Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" Atos 1:11

"Assim também Cristo, ..., aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação" Hebreus 9:28

"O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" Apocalipse 11:15


3. QUANDO SERÁ A VOLTA DE JESUS? 

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir"  Mateus 25:13                                    

Este e outros textos demonstram que devemos estar preparados para a Volta de Jesus a qualquer tempo. Inclusive os primeiros cristãos aguardavam a eminente Volta de Jesus, porém dia e hora não sabemos.


4. A VOLTA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA OU LONGE? 

"E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" Mateus 24:3

Os discípulos de Jesus perguntaram ao mestre os sinais que marcariam sua volta e apesar de Jesus declarar que não poderíamos saber nem o dia nem a hora Ele nos apresentou sinais que marcariam a proximidade de sua volta. E para sabermos se a volta de Jesus está próxima ou longe, precisamos observar os sinais.


5. QUAIS OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS?

Para responder o questionamento de seus discípulos Jesus apresentou em Mateus 24:4-34 uma série de sinais que ocorreriam antes de sua volta, entre eles temos:

Falsos Cristos, isto é, pessoas se dizendo o próprio Cristo ou mensageiros Dele - Mateus 24:5;


Guerras e rumores de guerras - Mateus 24:6

Fomes, pestes e terremotos - Mateus 24:7

Perseguição ao cristianismo - Mateus 24:9-10

Falsos profetas, isto é, falsos ensinos, heresias - Mateus 24:11

Multiplicação do pecado e esfriamento do amor - Mateus 24:12

Pregação mundial do evangelho - Mateus 24:14


Observando os eventos que marcaram os últimos 100 anos de nossa história, poderíamos dizer que a Volta de Jesus está próxima?

Observação: Para maiores detalhes sobre as profecias bíblicas indicamos que leia nosso artigo Princípio das Dores.


6. ARREBATAMENTO DA IGREJA

A Bíblia ensina claramente que no fim dos tempos haverá um evento chamado de Arrebatamento da Igreja, isto é, a Igreja será retirada deste mundo, veja:

"...Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:13-17; 


Neste evento (Arrebatamento) os salvos que estiverem vivos terão seu corpos transformados em corpos glorificados, veja:


"Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos [morreremos], mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados" I Coríntios 15:51-52

Quanto ao Arrebatamento da Igreja as denominações evangélicas se dividem entre aqueles que acreditam que a Igreja será Arrebatada antes da Grande Tribulação, por isso são chamados de Pré-Tribulacionistas, outros acreditam que a Igreja será Arrebatada durante ou no meio da Grande Tribulação, por isso são chamados de Meso-Tribulacionistas e outros acreditam que a Igreja será Arrebatada depois da Grande Tribulação, por isso são chamados de Pós Tribulacionistas.


Observação: Para maiores detalhes sobre o Arrebatamento da Igreja indicamos que leia nosso artigo Arrebatamento da Igreja.


7. GRANDE TRIBULAÇÃO

No item 5 citamos um evento chamado Grande Tribulação, vejamos o que é.


A Bíblia nos ensina que haverá no futuro um período chamado de Grande Tribulação, onde Deus exercerá seus juízos sobre a humanidade que não se arrependeu e não recebeu Jesus como Senhor e Salvador , veja:

“Porque haverá, então, grande aflição [tribulação], como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” Mateus 24:21

"E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro" Daniel 12:1

"porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá" Marcos 13:19


Observação: Para maiores detalhes sobre a Grande Tribulação indicamos que leia nosso artigo Grande Tribulação.


8. JUÍZO FINAL

Após o período da Grande Tribulação a Bíblia nos ensina que Jesus voltará visivelmente - "E, então, verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória" Marcos 13:26, ver também Zacarias 12:10; Zacarias 14:4

E haverá um julgamento final - "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo"  Apocalipse 20:11-15, ver também 2 Timóteo 4:1.

Precisamos abrir um parênteses aqui para destacar que existe a promessa de um reinado de mil anos de Cristo - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" Apocalipse 20:4, ver também Daniel 2:44 e Isaías 11:1-16, mas é necessário destacar que algumas denominações entendem que esse período de mil anos é simbólico e já ocorre nos nossos dias, sendo então que este período vai desde a ascensão de Jesus até seu retorno, os que creem assim são conhecidos como Amilenistas, entretanto, existem outras denominações que creem que o período descrito de mil anos é literal e ocorrerá logo após a vinda visível de Cristo, estes são chamado de Pré-Milenistas. Desta forma, para os Amilenistas o Juízo Final ocorre logo após a volta visível de Jesus, já para os Pré-Milenistas o julgamento final ocorre após o reinado de mil anos literais de Jesus na terra.


9. ESTADO ETERNO

A Bíblia encerra a história da redenção demonstrando nos Capítulo 21 e 22 de Apocalipse que haverá novos céus e nova terra, onde os homens habitarão com Deus para todo o sempre. Chamamos isso de o Estado Eterno.

Vamos apresentar aqui algumas coisas que ocorrerão neste Estado Eterno:


Deus estará com os homens - Apocalipse 21:3

Não haverá mais morte, dor ou pranto - Apocalipse 21:4

Seremos herdeiros e filhos de Deus - Apocalipse 21:7

Só estarão neste lugar os salvos - Apocalipse 21:27

Os ímpios não estarão neste lugar - Apocalipse 22:15


10. CONCLUSÃO

O estudo sobre a Volta de Jesus e o fim dos tempos não é para matarmos a curiosidade acerca do futuro, mas sim para nos alegrarmos e reavivarmos nossa esperança naquilo que está reservado para os que amam a Cristo e sua vinda.


Por isso finalizamos com as últimas palavras do Apóstolo Paulo antes de sua morte "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" 2 Timóteo 4:8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo