A TEORIA DO BIG BANG AINDA É PLAUSÍVEL?

Del Tackett e Danny Faulkner conversando sobre o Big Bang

Antes de tudo, quem é Del Tackett? E quem é Danny Faulkner?

Del Tackett (de casaco claro na imagem acima) tem doutorado em Administração e Ciência da Computação. Ele também serviu como oficial da Força Aérea dos Estados Unidos por um período de mais de 20 anos. Atuou também, na Casa Branca, como diretor de planejamento técnico do Conselho de Segurança Nacional durante o governo de George H. W. Bush. Além disso, atualmente está lecionando como professor adjunto da Alliance Defending Freedom, Summit Ministries e Impact 360.

Danny Faulkner (ao lado do telescópio) é doutor em astronomia pela Indiana University. Ele também é Professor Emérito da University of South Carolina-Lancaster, onde ensinou astronomia e física por mais de 26 anos. Além disso, desde janeiro de 2013, ele é astrônomo da Answers in Genesis, no norte do Kentucky.

Pois bem, feita as devidas apresentações, passemos à questão que intitula este diálogo. Del e Danny estavam conversando sobre o Big Bang e, então, surgiu a pergunta: A Teoria do Big Bang ainda é plausível hoje em dia? Em resposta, o Dr. Danny Faulkner explicou porque a teoria do Big Bang não está mais se sustentando com o passar do tempo:

Del: Isso nos leva ao que a maioria das pessoas veem como a grande teoria a respeito da cosmologia e do universo - e isso é o Big Bang. Como você tem visto isso? O Big Bang está se sustentando com o passar do tempo?

Danny Faulkner: Eu penso que não. Acho que está havendo tantos problemas que há mais de quinze anos atrás, eu acho que na revista New Scientist Magazine, houve uma carta aberta protestando contra a Teoria do Big Bang, que desde então, já teve centenas de novos signatários. O interessante é que a maioria das pessoas que a assinaram não são criacionistas, mas ateus.

Então, essa ideia de que o modelo do Big Bang é universalmente aceito não é uma ideia verdadeira. Existe muita gente por aí, gente bem conhecida, pessoas muito famosas na área da física e da astronomia que possuem problemas reais com o Big Bang. E eu não vejo qualquer forma ou maneira que possibilite você conciliar o Big Bang com a Bíblia, embora haja muitas pessoas que pensem o contrário. Acho que a tentação que eles têm é tentar interpretar as escrituras nos termos do pensamento cosmológico atual. Isso não é novidade. Aliás, já aconteceu antes e os resultados foram desastrosos.

Portanto, acho que quando você olha para a história da ciência, a forma como descartamos teorias ao longo do tempo, tivemos teorias, por exemplo, que supostamente estavam fora de discussão mas que acabaram por ser descartadas depois; quando você vê essa lição da história e mesmo assim deseja "casar" o Big Bang com o Gênesis, deseja interpretá-lo nos termos de um paradigma que atualmente é "governante", eu penso que você precisaria ter muito cuidado antes de cogitar fazê-lo.

Comentários e Análise da Carta Aberta publicada na New Scientist Magazine em 2004

Fonte: https://isgenesishistory.com/is-the-big-bang-theory-still-plausible/

Traduzido por Rodrigo Henrique Campos Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário