A CIÊNCIA E A FÉ NO VALE DE OSSOS SECOS

POR MARCELO ROSA
A CIÊNCIA E A FÉ

"Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes". Ezequiel 37:1-3

A CIÊNCIA:

Certamente a maior ciência do homem é a observação. Foi assim que ele passou a entender e concluir suas principais teorias científicas sobre a vida. Ele observava as estrelas, a chuva, o sol, a lua, os ventos. A curiosidade e a observação são da natureza humana.

A ciência é fruto da observação. Homens estudiosos dedicam muito tempo em observação da posição e movimento das coisas para definir o seu entendimento e confirmar as suas teses, tendo para isto como principal ferramenta: a visão.
A visão natural do homem lhe foi dada para ver um universo material. Em suas ciências muito foi explicado e muitos benefícios para esta vida foram alcançados.

A FÉ:

Os benefícios, verdades ou possibilidades para uma vida Espiritual, ou uma Vida Eterna não podem ser alcançadas pela visão natural do homem. É preciso o uso de uma ferramenta complementar aos seus recursos. Afinal agora saímos das medias da Matéria para as medidas do Espírito. É possível que muitos, através da ciência estejam em busca dos meios para entender e provar teses acerca da alma do homem. 
Mas, quais foram os meios que levaram os homens na bíblia a verem as coisas além da matéria? Ezequiel já responde no 1º versículo dizendo o que veio sobre ele: A mão do Senhor. (A Revelação)

A mão do senhor naquela hora era para dá a esperança da restauração a um povo que pela desobediência seria cativo.

Mas observem que no versículo 11 após os fatos, o Senhor lhe diz que aqueles ossos, ou aquele vale de ossos que ele viu era: “toda a casa de Israel”. O texto não diz que ele foi levado a um outro lugar fisicamente. Mas diz que ele foi levado em Espírito. O que mudou não foi o lugar onde ele estava, mas a visão que ele tinha daquele lugar.

Na nossa rua, arredores, talvez em nosso lar e no mundo de forma geral, há ossos secos assim como era Israel, mortos no mundo pela rejeição ao Senhor. Mas que pela ciência humana, sequer puderam ser vistos. A morte Espiritual que está sobre o homem não está sendo encontrada pela ciência. O encontro das necessidades da alma do homem, as necessidades para uma vida eterna, estão em uma relação com Deus. É um diagnóstico por Deus que; como foi aqui com Ezequiel, é também conosco quando saímos espiritualmente do mundo pela Fé para vermos em redor dele, que há: os ossos, são numerosos e estão sequíssimos. 

A CIÊNCIA SUBMETIDA À FÉ:

No versículo 3º é perguntado, se é possível: ossos, restos de uma vida ausente, voltarem a viver? Certamente haveria uma resposta humana para esta pergunta. Mas, pela Fé Ezequiel na sua ciência reconhece que todas as possibilidades no mundo estão sujeitas à vontade de Deus. Ezequiel poderia dizer que sim ou que não, mas ainda sim a verdade não estaria em nenhuma das suas respostas, já que a verdade era a revelação que estava diante dele.

Pela Fé, pela Oração e pela Revelação o homem pode muito em seus efeitos. Pode ir além da ciência, que neste caso foi ver que há vida além da morte. Uma vida que somente pode vir de Deus. 

A ORIGEM DA VIDA E A ORIGEM DO ESPÍRITO:

Mesmo que a ciência concorde com a ação de Deus no mundo, mas atribua a criação do homem a um desenvolvimento animal ou celular; nesta visão que Deus deu a Ezequiel, ele quis deixar bem claro que: Ele faz crescer nervos, carne e pele onde não há, mas a vida no homem só existe por um assopro de Deus que o dá um Espírito. 

CONCLUSÃO:

Nosso Deus está em todo lugar, pois o seu assopro pode vir dos 4 cantos. O seu poder não tem limites, pois assim o obedece a matéria e também o espírito. A sua ciência é infinita, pois pode ver o que ninguém mais pode, seja no passado, no presente ou no futuro. 

Que o Senhor dê aos irmãos mais alcance neste tema pelo seu Poder e Glória 

Topo