COMO SE PREPARAR PARA A VOLTA DE JESUS?

POR NILDO OLIVEIRA
COMO SE PREPARAR PARA A VOLTA DE JESUS?
OUÇA A MENSAGEM AQUI:

Jesus deixou avisos no Apocalipse repetindo varias vezes “eis que venho sem demora” para nos ensinar como estar pronto para recebê-lo.


Através dos avisos de Jesus no Apocalipse vamos refletir como nos preparar para a sua volta.

1- VOLTAR AS PRIMEIRAS OBRAS:

Apocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.

A primeira coisa que precisamos fazer para nos preparar para a volta de Jesus é voltar às primeiras obras da salvação (primeiro amor). Muitos cristãos começam sua vida de fé, na alegria da salvação e aos poucos vão deixando de orar, jejuar, ler a palavra, ir as madrugadas, evangelizar “sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (II Timóteo 4.5). 

2- ARREPENDIMENTO :

Apocalipse 2.16 “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”.

A segunda coisa a fazer para estar preparado para a volta de Jesus, segundo estas palavras é se arrepender dos pecados. A mensagem do evangelho pregada por Jesus no início de seu ministério terreno foi “arrependei-vos” (Mateus 3.2). Isto será o que o Senhor quer ver em seus filhos. Todos os seres humanos são pecadores (Romanos 3.23) e a única solução é o arrependimento para a salvação.

O arrependimento nos leva a santificação e nos prepara para se encontrar com Senhor Jesus!

3- CONSERVAR A COROA:

Apocalipse 3.11 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

O terceiro requisito em preparação para a volta de Jesus é conservar o que recebemos de Deus. Não podemos desperdiçar as bênçãos e “não recebais em vão a graça de Deus” (II Coríntios 6.1). Os recursos da Graça foi nos dado para vencer as lutas e dessa forma iremos preservar a coroa da Salvação, devemos prosseguir “para o alvo, para o prêmio da soberana vocação” (Filipenses 3.14). Talvez seja isso que Jesus quis dizer com a parábola dos talentos que devem ser multiplicados (Mateus 25.14-30). Precisamos estar atentos para não perder as bênçãos de Deus.

4- GUARDAR AS VESTES:

Apocalipse 16.15 “Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha”.

A quarta coisa necessária em preparação à volta de Jesus é guardar as vestes. A nudez, na Bíblia, é símbolo de pecado e vergonha (Gênesis 2.25; 3.10-12 e 21). Por isso, o servo de Deus deve estar preparado como alguém que se veste para sair (Eclesiastes 9.8). Como o povo de Deus quando saiu do Egito estavam de “lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão”prontos para marchar (Êxodo 12.11). Isso significa santificação. Somente quem for lavado no sangue do Cordeiro entrará no céu (Apocalipse 7.14).

Santifique sua vida para a volta de Jesus!

5- GUARDAR A PALAVRA:

Apocalipse 22.7 “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

O quinto ensinamento de preparação para a volta de Jesus é guardar a Palavra de Deus. Jesus nos ensinou a “examinai as escrituras” (João 5.39). Quando aprendemos a Palavra, somos preparados para vencer o pecado, como disse o salmista: “guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119.11). Assim como o povo de Deus precisou comer o Maná até entrar na terra prometida (Josué 5.12), precisamos diariamente nos alimentar da Palavra de Deus até a volta de Jesus.

Guarde as palavras de Deus até Jesus voltar!

6- TESTEMUNHO:

Apocalipse 22.20 “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”.

O sexto conselho de preparação para a volta de Jesus é o testemunho de vida. Jesus nos deu o seu testemunho e sua palavra. A autoridade de Jesus consistia em falar o que vive e não ser hipócrita como os fariseus que não viviam o que pregavam (Mateus 7.29). O tema do julgamento final não será apenas as palavras que foram ditas e sim as obras praticadas (Mateus 25.31-41). Muitos falsos cristãos serão surpreendidos no dia do juízo final (Mateus 7.22,23). Precisamos praticar a Palavra de Deus mais que apenas ouvir (Tiago 1.22). Mais que falar de Jesus, devemos viver segundo a sua vontade.

Viva o evangelho até a volta de Jesus!

CONCLUSÃO:

Não podemos achar que Jesus está demorando em voltar, por que é para nos dar mais tempo que Ele espera a hora certa de vir, pois “não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. 2 Pedro 3.9

A cada dia precisamos aproveitar as oportunidades de se preparar para a volta de Jesus.


ESCRITO POR NILDO OLIVEIRA
ÁUDIO: MARCELO NICOLI
Topo