QUAL O PREÇO DO AZEITE?

POR NILDO OLIVEIRA
QUAL O PREÇO DO AZEITE?

"E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam". Mateus 25:8

O importante nas prévias do casamento não era o fato de ter Luz, a Luz era importante, mas nada era mais importante do quê a reserva, o Azeite de reserva, quando a candeia está acesa as pessoas em volta percebiam mesmo a noite que aquela virgem estava com os ornamentos, a veste nupcial, mas se acabasse o azeite a luz iria apagar em algum momento, ou seja, do que adianta ter sido visto na luz e depois perder a luz pela falta da reserva? A reserva era posta antes de acabar a luz, não podia ter interrupção era algo continuo. 

Hoje às pessoas estão preocupadas com aparência espiritual, tem luz na igreja e quando pisa o pé fora a luz se apaga, do que adianta parecer iluminado e não viver continuamente na luz (na revelação) a luz era para noite toda, os prudentes permanecem na revelação continuamente.

Todas tinham Luz, mas isso não as definia, o que as definiam era a Reserva, pois as que tinham reserva eram definidas como prudentes e quem não tinha eram Loucas.

Essa definição só quem faz é o Senhor, por que a reserva era um segredo, e o Senhor conhece o segredo da nossa vida espiritual, não adianta ser luz por algum momento, por que para as pessoas você pode ser visto como iluminado mais quem vai subir para as bodas são os prudentes (Igreja fiel)

Pois a reserva fez com que elas pudessem aguardar até que o noivo viesse.

A reserva é o que JESUS diz em apocalipse: SE FIEL ATÉ A MORTE!

QUAL O PREÇO DO AZEITE?

A única alternativa para as imprudentes naquela hora era comprar o Azeite, e elas foram comprar!

O homem quando está vazio, quando está sem o Espírito Santo ele apela para a única alternativa, que é ir para o materialismo, é lá a grande decepção pois estava fechada,Porquê? A Religião pode até vender a benção de emprego, de um carro novo, mas ela não tem o Espírito Santo pra vender nessa hora da noite.

Elas perderam a oportunidade de receber de graça o Azeite, o próprio Espírito Santo tem azeite de graça pra dá hoje! Como diz o Texto: "Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite". Isaías 55:1

O Azeite é fruto da colheita (busca) do fruto da oliveira. Este fruto tem que ser espremido (não é a busca superficial). Jesus sempre estava à noite no jardim das oliveiras. Quando passou pela cruz tinha o azeite de reserva. Ele é a Oliveira Verdadeira, mas como homem nos deu o exemplo.

PORQUE AS PRUDENTES NÃO INDICARAM PARA AS LOUCAS IREM BUSCAR DE GRAÇA?

Porque por certo elas sabiam que naquela hora da noite onde se tinha de graça estava fechado também, pois o Espírito Santo também subiu ao Casamento.

DEUS NÃO ACEITA OUTRO PREÇO PELO AZEITE

Quando o amigo do noivo gritou, ai vem o noivo!

Só  entraram para as bodas as 5 virgens pretendes que tinham o azeite reserva e estavam dentro da casa (no corpo).

Nesta última hora o amigo do noivo (O Espírito Santo) está anunciando que Jesus  está  as portas e só entrará  para as bodas quem tem o azeite (quem tem a benção do Espírito Santo) e que esta dentro da casa integrado no corpo, não  a mais tempo pra ficarmos de fora (fora da presença  do Senhor).

Todas tinham vestes núpcias, todas foram convidadas, todas eram virgens, todas estavam adornadas, todas tinham lâmpadas,ou seja, não havia diferença entre elas até a meia noite. O único que conhecia a diferença entre elas era o narrador da parábola (Jesus). E a diferença era o AZEITE!

A palavra diz (e a meia noite) não foi (perto da meia noite), fala do momento do arrebatamento, quem for servo e tiver cheio do Espírito Santo vai para as bodas com o noivo, quem não for fiel fica, ai o período da graça acaba para os gentios, por isso no final do texto diz: vigiai porque ninguém sabe o dia nem a hora.

Há uma expressão na Palavra de Deus sobre este momento do preparo para esta grande festa das bodas. Elas estavam com as suas candeias e o azeite pra poder entrar naquele casamento, há uma expressão no versículo aqui abaixo que diz: Será que achará fé na terra? Que terra é esta? É as suas próprias candeias, está cheio do azeite (fé), é ela que irá fazer com que eu e você entremos nas Bodas do Cordeiro.

"....Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?" Lucas 18:8

E indo elas comprar chegou o esposo! Não da mais tempo para ficar buscando no homem, e Deus não aceita outro preço senão o que já foi estabelecido por ele, SANGUE  DO INOCENTE!

Existem muitos cristãos nesta última hora que ainda não perderam toda a sua vida espiritual, mas as suas lâmpadas estão ficando cada vez mais fracas. 

A Igreja fiel não pode dar do seu azeite, a experiência é individual, um não pode santificar a vida do outro. Cada um precisa tomar conta de si. "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". Romanos 14:12

O momento é agora, depois já será tarde demais. 

O momento de buscar a bênção é agora, não adianta deixar pra última hora, muitos pensam que ainda vai demorar para que Jesus volte, porém os sinais dizem o contrário. Os sinais estão apontando para o grande acontecimento, se não atentarmos e buscarmos, nossas lâmpadas se apagarão. 

Será tarde demais para encontrar o azeite. 

Quando Ele estiver nas bodas com a Igreja fiel, aqueles que ficarem de fora da festa terão apenas argumentos, abre-nos, porém Deus não vê o argumento humano, Deus vê apenas o selo, a luz, o Espírito Santo em nossas vidas.  "E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade". Lucas 13:27

O verso 13 nos dá todo o ensino. "Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir."

Abriu a porta...  Para as prudentes não precisaram falar nada. A LUZ foi o argumento delas (REVELAÇÃO)

Já as loucas foi de fato argumento humano acompanhado com grito de desespero daquele que sabe onde errou, e nesse estado de desespero ela perde a esperança, daí uma profunda aflição.

TRADIÇÃO DO CASAMENTO NOS TEMPOS BÍBLICOS

Geralmente se escolhia a época do outono que era época da colheita era o período próprio para o casamento.                   

Profeticamente estamos na época da colheita, momento que seremos colhidos pelo senhor no arrebatamento da igreja. Devemos estar prontos para esse momento!

Naquela época o noivado já era um compromisso e o noivo ia embora preparar a casa onde ele e a noiva morariam. O pai do noivo inspecionava a casa todo dia para dizer se estava pronta. Somente quando o Pai dizia que estava pronta a casa, ele, o noivo, poderia voltar e buscar a noiva. Portanto o noivo não sabia quando ele poderia voltar, mas ele trabalhava para que o lugar ficasse pronto.

As 5 prudentes são aquelas que entenderam uma mensagem, entenderam que o noivo viria e desejaria encontrar uma noiva Santa. Elas tinham azeite reserva em sua botija, elas compreenderam a importância de sempre ter óleo reserva (fala da Igreja que busca e ora ao Senhor para que ela não perca a bênção do Espírito Santo em sua vida).

O ESPOSO TARDA?

(χρονίζοντος δὲ τοῦ νυμφίου ἐνύσταξαν πᾶσαι καὶ ἐκάθευδον), este versículos , é  o que está em Mateus 25:5 , sobre as dez virgens, talvez é  uma dúvida que muitos tem, na primeira palavra que diz: e tardando o esposo, parece contradizente, o esposo tardar, mas a palavra grega para tardar ,transliterado no original, quer dizer cronometrando,  da raiz da palavra Cronos, tempo do homem,  quando o homem tenta viver o tempo profético no Cronos, que é  a razão, a 4º medida , ele acha que a volta de Jesus, está tardando, que não vai cumprir, e o resultado é  o despreparo, o verbo ai está no presente ativo, que quando o sujeito produz a ação, a igreja infiel que mede o tempo profético,  no Cronos, no original, cronometrando o esposo. O esposo não tarda, a igreja que vive no tempo profético ela entende que o momento se aproxima e que Jesus vem na hora certa!

As 5 loucas são aquelas que também receberam a mensagem, creram, receberam a luz do Espírito Santo. Porém, elas não compreenderam que eram frágeis e que precisariam buscar ao Senhor constantemente para que sua luz não se apagasse. Uma igreja que ao contrário da anterior, era totalmente imprudente, recebeu uma promessa e até se atentou em parte (pois era virgens). Fala daqueles que vão a Igreja, exteriormente está tudo bem, exteriormente são servos do Senhor. 

O problema está em não se atentar para o perigo que aí está o momento é de densas trevas e se não tomarmos cuidado, se não zelarmos pela bênção do Espírito Santo ele vai se retirar das nossas vidas, é preciso muito mais que apenas ir a Igreja, é preciso ser Igreja.

É preciso que haja uma vida de santificação e de busca. Como disse o salmista "não retires de mim o teu Espírito Santo".

O AZEITE:

Se pararmos na caminhada deixamos nossa reserva ir embora.

Como as 5 loucas fizeram; abandonaram a caminhada, deixaram o projeto no meio do caminho.

O azeite é tipo do Espírito Santo, quando as imprudentes pedem azeite emprestado isso soa de uma forma irônica, por quê? 

Não se empresta experiência com o Espírito Santo, ou você tem ou não tem.

QUEM SÃO OS VENDEDORES DE AZEITE NESSA ÚLTIMA HORA DO CASAMENTO?

Hoje podemos dizer que esses vendedores de azeite apontam para o evangelho materialista que esta vendendo a bênção!  Uma religião preocupa com a obra criadora e com a quarta medida. 

QUEM FICOU FORA DO CASAMENTO?
PORQUE ERAM LOUCAS?

As 5 virgens loucas e os vendedores de óleo dessa última hora.

Alguns pontos podemos verificar  na palavra:

1º - Erraram nas prioridades, esqueceram-se do azeite.

2º - Loucas porque queriam pagar por algo que foi grátis (o preço do óleo foi dado no sacrifício de Jesus na cruz)

3º - Loucas porque queriam o azeite para satisfazer a proposta vontade.

4º - Loucas porque dormiram relaxadamente, (viver uma vida sem buscar a Deus, sem clamor pelo sangue de Jesus, sem jejum, sem leitura ou alcance da palavra Revelada).

TOSCANEJARAM TODAS:

A palavra diz que as virgens toscanejaram, pois o noivo demorou e toscanejar é cabecear com sono, abrindo e fechando os olhos repetidamente; dormitar, cochilar.

Nessa ultima hora há muitos toscanejando, sem comunhão, tipo do crente inconstante.

As nercias tosquenejam o sono do comodismo e da imprudência espiritual, sem se preparar para o momento das trevas, quando a luz é fundamental.

As prudentes tosquenejam o sono do descanso e da paz de quem se preparou para a hora do encontro.

"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança". Salmos 4:8

Interessante que as que tinham candeia (bíblia) sem o azeite não podiam sair ao encontro, quando o homem tem letra, teologia, cultura bíblica e não tiver o Espírito Santo, ele não pode participar do arrebatamento, por que ele fica estático, sem direção sem rumo, mas quem tem a Luz (a revelação) a fé dinâmica, são os que têm tudo isso mais não lhe falta o Azeite (o Espírito Santo).

O GRITO DA MEIA NOITE:

À meia noite ouviu-se o grito dizendo que o noivo estava vindo, que Ele estava chegando e então as 10 se levantaram do seu sono e prepararam as suas lâmpadas.

Nosso Senhor, pelas suas misericórdias, providenciou uma forma de nos despertar do sono, providenciou um grito. Os sinais estão aí, não está oculto, Ele está nos avisando que está chegando.

Estamos sujeitos ao sono espiritual, todos estamos sujeitos ao cochilo. Porém, quando os sinais nos despertam, nos colocam de pé, então preparamos nossas lâmpadas. Se temos uma vida condizente, se não vivemos de aparência, mas sim de uma verdade plena. Se buscarmos teremos o azeite reserva. Se não procedemos assim, não temos, a luz se apagará e ficaremos em trevas.

Quanto vale o azeite para você meu irmão?  Que valor ou sentido tem a bênção do Espírito Santo na sua vida?

Topo