EM TODO TEMPO, LEMBRE-SE DE DEUS

EM TODO TEMPO, LEMBRE-SE DE DEUS
Escrito Por: Saulo Bazoni

Acredito que sejam raras as pessoas que nunca tenham ouvido a história bíblica de certo homem que fora engolido por um grande peixe. Pois então, o texto em tela, diz respeito a este homem, que vivera essa experiência inusitada e tão real. 


Embora haja muito em que se falar nesse texto, nos atentaremos apenas há uma parte.

Consoante se observa no Capitulo 1, versículo 3, do livro de Jonas, este tentou fugir do Senhor. “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor […]”

Há de se falar, que deste os tempos remotos, até mesmo antes de Cristo, o homem procura fugir de Deus.

Aliás, o primeiro homem e a primeira mulher criados por Deus tentaram se esconder dele, após comerem do fruto proibido, pecarem:“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3:8).

A verdade é que o pecado distancia o homem de Deus. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus;(Isaías 59:2)”.
Contudo, é impossível se esconder ou fugir do Senhor, conforme aponta o Rei Davi, nos Salmos de capitulo 139, versículos 7. “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

Acontece que em nossos dias atuais, também está patente a presença de tais comportamentos e atitudes. Quantas pessoas têm tentado se esconder do Senhor? Fugir diante da sua face? Tentando tardar ou adiar esse encontro?

Na verdade, nem precisávamos ir muito longe, por mais que seja difícil confessar, quantas vezes muitos de nós não temos o mesmo comportamento que Jonas e tantos outros tiveram, quando passamos o dia, a semana, ou até mesmo o mês fugindo do Senhor, mesmo sem percebermos.

Exemplos disso é quando deixamos de conversar ou consultar a Deus sobre algum negócio, ou quando estamos tão envolvidos com nossas atividades profissionais ou afazeres domésticos que não damo-nos tempo ou oportunidade para orar, buscar, encontrarmos com Deus.

Entretanto, diz a bíblia que quando Jonas estava no ventre daquele grande peixe que o engolira, ele se lembrou do Senhor:
“Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor[…]” (Jonas 2:7). Desfalecer significa: enfraquecer; perder as forças, o ânimo, o alento.

Logo, Jonas só se lembrou do Senhor quando perdera as forças, quando estava fraco, quando não via mais solução, saída para o seu problema.
Assim somos também, só nos lembramos do Senhor quando precisamos dele.

Pois, quando tudo está bem, quando não há problemas, quando as portas se abrem, é muito fácil esquecer-se daquele que nos proporcionou tais condições.

Mas importa dizer e confessar que precisamos do Senhor em todos os instantes. “Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:6).

O pecado nos afasta de Deus, mas o sangue de Jesus nos reconcilia a Ele.  “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (I João 1:7) “aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”. (Apocalipse 1:5) 

Hoje ainda há tempo de você, nós, nos voltarmos a Deus, lembrarmos e valorizarmos aquele que sempre esteve e está ao nosso lado, lembrar de sermos gratos a esse Deus pelos benefícios concedidos, independentemente de onde estamos, e do que temos enfrentado, jamais, jamais podemos nos esquecer do Senhor.

E você já se lembrou do Senhor hoje?

Temas

Topo