Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O PRIMEIRO AMOR - Apocalipse 2:4

POR BRUNO ROCHA
ICM MACEIÓ/AL
O PRIMEIRO AMOR  - Apocalipse 2:4
"...deixaste o teu primeiro amor." 

INTRODUÇÃO
Quando nós falamos do amor de Deus por nós, estamos falando de um amor que nunca mudou. Deus teve infinitos motivos para abandonar este seu amor pelo homem. No velho testamento, no cativeiro, nos pecados do povo, na cruz, no getsêmami. Não é um amor de palavras, mas de obras. É preciso que o homem conheça este amor através de uma experiência pessoal.


"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
Salmos 139:14


DESENVOLVIMENTO
Quando aceitamos ao Senhor, descobrimos que seu amor por nós é mais valioso que todas as coisas. É o primeiro amor. O que está em primeiro lugar em nossas vidas. É a alegria de servirmos ao Senhor com todo vigor, com uma fé genuína. Por que primeiro? Porque existem outros amores em nossas vidas.

Esta palavra dirigida a igreja de Éfeso, não era para um povo que não tinha experiência de Salvação, não era para um sistema religioso, era para um povo que viveu a experiência de conhecer o amor de Deus.

Como se deixa o primeiro amor?
É preciso que entendamos que o primeiro amor não nos deixa. Nós que o deixamos. É uma atitude nossa. Davi, por exemplo, quando estava no terraço, ao avistar Bate-seba, ali ele deixou o primeiro amor. E isso é um processo. Não se deixa do dia pra noite. É gradativo. Veja que o Senhor usa a expressões no passado:

"...puseste...",
"...achaste...",
"...trabalhaste...",
"...não te cansaste...",
"...sofreste.." .

Todas obras feitas no passado. São as primeiras obras que foram praticadas um dia e deixaram de ser praticadas. O Senhor não esquece o que fizemos na sua Obra, nosso trabalho, nossos frutos. Mas isso precisa ser constante, não pode ficar no passado.

Estudando a concordância bíblica para buscar detalhes que acrescentem o ensino, esta expressão "...deixaste..." , do grego aphiemi , tem alguns significados. Vejamos:


1. Mandar ir embora;
2. Usada quando um marido se divorciava de sua esposa ou vice-versa;
3. Deixar ir, abandonar, não interferir;
4. Negligenciar;
5. Deixar de pagar uma dívida, esquecê-la;
6. Desistir;
7. Partir, deixar alguém a fim de ir para outro lugar. Partir deixando algo para tráz;
8. Desertar sem razão;
9. Deixar destituído.


A expressão O TEU
Observe que o Senhor mostra a igreja de Éfeso o que eles não estavam enxergando. Deixaram o SEU primeiro amor, ou seja, para mostrar que o que eles deixaram de viver, de praticar, de sentir, não era algo fútil, algo secular, algo que pudesse ser esquecido, algo que não tivesse prioridade sobre as outras coisas. Eles deixaram o seu maior valor.


CONCLUSÃO
O objetivo da carta é levar a igreja de Éfeso a *volta da prática das primeiras obras*. Primeiro amor e isso. Não é emoção. É a prática das primeiras obras. É uma busca. Não existe Salvação se não a vivermos com o primeiro amor.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE