Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

segunda-feira, 17 de julho de 2017

A CAVERNA DE ADULÃO E A CRUZ DO CALVÁRIO - 1 Samuel 22:1-5


POR Renan Mendes de Sales

ICM Lourdes - João Monlevade/MG

A CAVERNA DE ADULÃO E A CRUZ DO CALVÁRIO - 1 Samuel 22:1-5

Havia uma profecia sobre Davi, ele seria o rei de Israel. O Senhor falou: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. A figura do obediente.
Na obediência dele havia um inimigo disposto em impedir o cumprimento daquela profecia: o rei Saul. Saul estava determinado em tirar a vida de Davi. Ele chegou a exterminar uma aldeia inteira que abrigou Davi.
Um dia Deus Pai separou para si um obediente, um inocente, disposto em fazer cumprir o projeto, o seu filho Jesus. A morte dele na cruz era profética e havia um adversário disposto em impedir o cumprimento daquela profecia, pois no cumprimento dela haveria salvação para muitos.

Diante daquela situação Davi se retirou dali e foi se abrigar na caverna de Adulão. A história diz que os seus irmãos ficaram sabendo e toda a família desceu para estar com ele. Mas havia uma preocupação com a família.
Davi não estava preocupado consigo mesmo. Ele entendeu que ninguém poderia enfrentar aquele momento com ele. Por isso ele pediu ao rei dos moabitas para que sua família ficasse aos cuidados dele - “até que saiba o que Deus há de fazer a mim”. Essa separação era só por um momento; logo eles estariam juntos novamente.
Jesus fez a mesma coisa. Quando se aproximou o momento dele enfrentar o calvário seus discípulos e seus familiares queriam estar ali com ele. Mas ele sabia que aquele momento era dele, ele sabia que ele não poderia levar ninguém com ele para a cruz. Por isso ele ora ao Pai: “Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste”.
Quanta nobreza. Em nossos dias vemos pessoas egoístas, cruéis, que vão para o abismo e querem levar outros com eles. Mas o Senhor não fez isso. Muito pelo contrário, ele enfrentou o abismo da morte sozinho.
Davi não poderia falhar e Jesus não falhou. Sabe por quê? Porque nada pode mudar a profecia. O filho de Deus iria morrer e ressuscitar mesmo com tantas intervenções. Nada pode mudar a profecia que existe a seu respeito. Nem enfermidade, nem desemprego, nem lar dividido, nem problema financeiro, nada pode deter a profecia.
Muitas coisas estavam acontecendo naqueles dias. Enquanto a maioria das pessoas estava com o Rei Saul, se banqueteando com o banquete da mentira, do engano, dos prazeres deste mundo; 400 homens preferiram estar com Davi, ainda que fosse numa caverna.
A bíblia diz as características daqueles homens: todo homem que se achava em aperto, endividados, e todo homem de espírito desgostoso. Sabe por quê? Porque a palavra diz que o Senhor veio para os doentes, para os necessitados, não para aqueles que se acham bons, mas para os reconhecem que são pecadores.
Aqueles homens não tinham nada a perder, a vida deles já não fazia nenhum sentido, estavam em aperto, amargurados. Por isso eles viram em Davi uma oportunidade de mudar de vida, uma oportunidade começar de novo. É isso que o Senhor está proclamando aqui agora. Se você se está assim esta é a sua oportunidade.

CONCLUSÃO
Certa vez Davi foi aos seus irmãos levar provisão, pois eles estavam no campo de batalha. Mas dessa vez foram até Davi para se abrigar com ele. Há momentos que o Senhor vem ao nosso encontro, pois já estamos no campo de batalha, enfrentando o labor dessa vida. Mas há momentos que somos nós que devemos ir até Ele.
O nome Adulão significa “justiça do povo” e “refúgio”. Você quer se abrigar em Jesus? Nele você vai encontrar a justificação de seus pecados, vai encontrar uma vida nova, nenhuma condenação prevalecerá contra sua vida. E se você já encontrou essa justiça nele um dia a benção não cessou. Hoje você pode desfrutar do refúgio que há nele. “esconde-me à sombra das tuas asas”.

Renan Mendes de Sales
ICM Lourdes - João Monlevade/MG

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...