Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

sábado, 15 de abril de 2017

O DÍZIMO - O VOTO DE JACÓ

O DÍZIMO - O VOTO DE JACÓ

Gênesis 28:20-22 

                Nessa sua jornada Jacó sentiu-se completamente dependente do Senhor, seu único Deus. Isto é uma característica dos servos que CRÊEM E CONFIAM tão somente na misericórdia do Senhor.
                Jacó desejou a companhia do Senhor, a sua proteção, e que o Senhor lhe desse pão e vestes para o corpo; e que lhe desse paz para retornar à casa de seu pai, e fez o voto: “E DE TUDO QUANTO ME DERES CERTAMENTE TE DAREI O DÍZIMO”. Ele prometeu ADORAR, HONRAR E GLORIFICAR O SENHOR, dando-lhe o DÍZIMO DE TUDO.



2. OS LEVITAS E OS DÍZIMOS

Números 18:21, 24, 26 –  Versículo 21 “Eis que os filhos de Levi tenho dado todos os DÍZIMOS em Israel por herança, pelos seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação”
Versículo 24 “Porque os DÍZIMOS dos filhos de Israel, que OFERECEM ao Senhor em oferta alçada, tendo dado por herança aos levitas; porquanto eu lhe disse: no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
Versículo 26 Também falarás aos levitas, e dir-lhe-ás: quando receberdes os DÍZIMOS dos filhos de Israel, que se deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis...: OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS”.

                Os filhos de Levi não tinham herança entre as tribos de Israel. Pelo exercício do ministério da tenda da congregação, o Senhor lhe DEU todos os DÍZIMOS EM ISRAEL, por herança.
                O Senhor determinou aos levitas, que ao receberem os DÍZIMOS fizessem uma oferta ao Senhor dando-lhe os DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, sendo esta oferta entregue a Arão, o sacerdote. (Números 18:28)


3. MALAQUIAS E A INFIDELIDADE DO POVO

Malaquias 3:7-12 – Versículo 8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS ALÇADAS”

                “ROUBARÁ O HOMEM A DEUS?”
                No versículo 7 nós encontramos a queixa do Senhor contra a nação, porque a mesma havia se desviado dos estatutos do Senhor deixando de guardá-los. O povo nesta situação estava deixando de confiar na JUSTIÇA E NA PROVIDÊNCIA do Senhor. Por isso o Senhor clamou: “Tornai vós para mim, e eu tornarei para vós”.
                O povo na infidelidade, não honrando nem glorificando o nome do Senhor, estava roubando-O e dizendo-lhe: “Em que te roubamos?” a resposta do Senhor foi:
                “NOS DÍZIMOS E NAS OFERTAS ALÇADAS”
                Na verdade, a falta de um coração humilde leva o homem a se desviar dos caminhos do Senhor, não lhe permitindo honrar o Senhor com os DÍZIMOS e com as OFERTAS. Ele não reconhece que o Senhor é o dono, o proprietário e é Ele que nos dá todas as bençãos incontáveis, tanto na vida material, como na vida espiritual. O homem procedendo assim não é capaz de dizer: GLORIFICADO SEJA O TEU NOME PORQUE TU ÉS O SENHOR DA MINHA VIDA. E isto é característico do servo inútil e infiel. Por essa infidelidade cumpre-se em sua vida o que diz o versículo seguinte:

                Versículo 9 “Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação”.
                O servo infiel não pode receber as gloriosas bençãos do Senhor, mas na sua vida cumpri-se o que nos diz na Palavra do Senhor no livro do profeta Ageu.
Ageu 1:6 – “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais, vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe NUM SACO FURADO”.

                Versículo 10 “Trazei todos os DÍZIMOS à casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor do Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança”

                Versículo 11 e 12 “Nos mostram outras bençãos que nos são dadas por causa da fidelidade no DAR O DÍZIMO”


4 – A EXPERIÊNCIA DE SALOMÃO

                Provérbio 3:9-10  - Versículo 9“Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda”
                Versículo 10 – “E se encherão os teus celeiros abundantemente, e transformarão de mosto os teus lagares”.



5 – OS FARISEUS E O DÍZIMO

                Mateus 23:23 Versículo 23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimai a hortelã, o endro e o caminho, e desprezai o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.
                O Senhor observou a fidelidade dos fariseus em DAR O DÍZIMO  das hortaliças, mas censurou-lhes por desprezarem o mais importante da lei, ou seja: “o juízo, a misericórdia e a fé”.

                OSENHOR CONDENOU-OS POR DAREM O DÍZIMO?
                NÃO. Pois Ele lhe disse: deveis, porém, fazer estas coisas (dizimar as hortaliças), e não omitir aquelas”.



6 – A ORDEM DO SENHOR JESUS

                Mateus 22:21b Versículo 21b “daí pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.



7 – ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

7.1 – Com humildade e glorificação ao Senhor devemos consagrar ao Senhor 10% (dez por cento) de tudo aquilo que é nossa renda.

7.2 – O QUE PODEMOS DESCONTAR NA QUANTIA DO DÍZIMO QUE CONSAGRAMOS AO SENHOR?
NADA. ABSOLUTAMENTE NADA.  Há servos que cometem um engano, erram quando descontam na quantia do dízimo, o valor correspondente a ofertas voluntárias; o correspondente a bens materiais que doam para a Obra; ou ainda descontam o que gastamos na distribuição de Bíblias, literaturas evangélica ou ainda em ação social. ISTO É ENGANOSO – NÃO AGRADA AO SENHOR. Não é do plano do Senhor que os servos administrem o seu próprio DÍZIMO.

7.3 – QUANTO TEMPO PODEMOS ATRASAR NA ENTREGA DO DÍZIMO?
O DÍZIMO deve ser separado e entregue imediatamente ao Senhor, na sua casa. A experiência mostra que os servos que acumulam entrega do DÍZIMO, atrasando, nunca consegue quitá-lo. Isto traz ao servo uma grande inquietação ao coração e quebra da comunhão. Vigiemos, pois.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE