Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O ASPECTO PROFÉTICO DE AGAR E ISMAEL - Gênesis 21:14

O ASPECTO PROFÉTICO DE AGAR E ISMAEL - Gênesis 21:14
"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba." Gênesis 21:14.


INTRODUÇÃO
Agar, serva de Sara, e seu filho, Ismael, habitaram com Abraão durante muitos anos.
Viviam bem, até que, tendo Isaque desmamado, Ismael caçoa dele (a Palavra não especifica).
Sara, irada, manda que Abraão expulse sua serva e seu filho.




DESENVOLVIMENTO
Nossos pais, Adão e Eva, viviam no Jardim do Senhor, a casa que o Pai tinha preparado. Todavia, como Ismael, não deram valor ao tesouro que receberam do Senhor (Isaque). Por isso foram expulsos, errantes.

Entretanto, o Pai, que é rico em misericórdia, lhes dá Pão (Palavra) e Água (Revelação). Dessa mesma forma saíram Adão e Eva, que, apesar de expulsos do Paraíso, tinham as Palavras do Senhor guardadas no coração (como o Pão), as visitas do Senhor não poderiam ser esquecidas.

Com o passar do tempo, a Água se acabou e tiveram sede.Podemos comparar com a vida espiritual do Povo de Israel, que, aos poucos, perderam a sensibilidade espiritual, restando somente o Pão (Palavra na letra), que, sem a Água (Revelação), é difícil de engolir ("... porque a letra mata e o Espírito vivifica." 2 Coríntios 3:6b). Chegou o Silêncio Profético.

Apesar de estarem no deserto, não estavam em qualquer deserto, mas no Deserto de Berseba (Deserto do Poço/Fonte do Juramento/Promessa). Havia uma promessa naquele lugar.

Agar deitou seu filho debaixo de uma árvore e se distanciou para não o ver morrer. Imaginem a dor dessa mãe? A árvore fala do homem e o homem nada pôde fazer para saciar a sede espiritual humana. Vieram filósofos gregos, sábios babilônicos, mas nenhum saciou a sede de ouvir a Palavra de Deus.

O Senhor, misericordioso, viu do Alto todo sofrimento, mas, educado como é e respeitando o livre-arbítrio, só socorre aquela família necessitada quando Ismael, cujo nome significa "Deus Ouve", clama!
Imediatamente o Senhor envia o Anjo do Senhor (teofania de Jesus, no Velho Testamento), que abre os olhos de Agar e a faz enxergar o Poço.

_"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." Isaías 9:2_.

O Senhor Jesus veio para abrir nossos olhos para a Salvação. Éramos cegos, mas hoje enxergamos Sua Luz.

O Anjo do Senhor ofereceu-lhe dessa Água. Agar aceitou-a, deu-a ao seu filho e suas forças voltaram.

 _"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:14_

Nosso Deus faz surgir Poço onde não há, faz surgir lago sem mandar chuva. É o Deus do impossível.
Agar significa "Abandonada , mas o Senhor a salvou ( "Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará." Isaías 62:4).
Ismael foi feito flecheiro, que fala do servo que vive na revelação, seus olhos estão atentos ao alvo, pelo prêmio da soberana vocação (Fl 3:14).

O mundo vive sedento, mas o Senhor está oferecendo a Água da Vida. Muitos não aceitam por orgulho, mas o Povo do Senhor é humilde, reconhece que depende dEle.


CONCLUSÃO
Hoje Ele também nos oferece dessa Água, a Água que o mundo não tem, que o dinheiro não pode comprar, que a filosofia não pode adquirir, mas é dada de graça ao que aceita:

_"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Apocalipse 22:17._


Cícero Nery Jr.
Suzano/SP

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE