Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A CURA DOS TRÊS CEGOS

“O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.” Mateus 4:16
1 -        Introdução
O grande objetivo de Jesus e retirar o homem da escuridão do pecado e apresentá-lo a luz da salvação. Quando o homem aceita o Senhor Jesus em sua vida o seu coração é iluminado e a sombra da morte (pecado) é retirada.

O homem passa então a caminhar em direção à eternidade. Antes de recebermos o Senhor Jesus estávamos cegos e parados a margem do caminho, pois não enxergávamos a verdade. O próprio Jesus. Ele disse: Eu sou a luz do mundo. Jesus estava falando da salvação, Jesus estava dando uma lição acerca da salvação, porque o projeto de Deus é que o homem saia das trevas e veja a luz. Quem é a luz? É Jesus.
O Novo Testamento fala da cura de três cegos, e eles foram curados de maneiras diferentes. Cada uma delas relata um estado em particular em que o homem se encontra durante a sua salvação.
2 -        Bartimeu – Sentado à beira do Caminho
“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ánimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” Marcos 10:46-52
Bartimeu é tipo do homem que sabe tudo a respeito de Jesus, ele pode ser um crente, ele pode ter uma religião, ele sabe quem é Jesus, ele pode conhecer a Bíblia, ele pode ter tudo isso sem ter, no entanto, uma experiência de salvação, mas ele busca essa experiência mesmo estando à beira do caminho, então ele clama a Deus e o Senhor se revela a ele.
Sua principal barreira é a multidão de dogmas e costumes que precisam ser deixados para trás.
O Senhor Jesus pergunta a ele: Que queres que te faça? E ele responde: Mestre, que eu veja. E Jesus diz: Vai, a tua fé te salvou. Ele só precisava disso, de ver.
Ele troca sua capa religiosa por uma veste nova de salvação.
3 -        Cego de Betsaida – Homens como Árvores
“E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pór-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.” Marcos 8:22-26
O cego da aldeia é tipo do homem no mundo.O homem está no mundo, mas quando ele tem a primeira experiência com Jesus ele passa a ver tudo certinho? Não, ele vem com uma série de dificuldades.
Ele estava vendo. Mas ele estava vendo de uma forma correta? Não. É o novo convertido que fala do Senhor Jesus mas ainda está cheio de vícios e maus hábitos. O Senhor vai progressivamente mudando sua vida e a sua personalidade.
  1. a)“Trouxeram-lhe o cego”.
Ele teve a primeira experiência, no mundo mesmo.
  1. b)“Jesus tomou-lhe pela mão e o levou para fora da aldeia”
A primeira coisa que o Senhor Jesus faz é tirar o homem do mundo.
  1. c)“Jesus cuspiu-lhe nos olhos e impôs as mãos sobre ele”.
Agora é o processo de salvação, de santificação. O homem tem contato com a intimidade do Corpo (saliva) O cego ainda não via nitidamente, ele via os homens como árvores que andavam. O homem ainda não está totalmente liberto.
  1. d)“Jesus tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos”.
Este novo toque fala do Batismo com o Espírito Santo e da manifestação dos dons espirituais. Neste momento a Revelação passa a fazer parte da vida do homem. O cego passa a ver além e nitidamente.
  1. e)“Não entres na aldeia”
O Homem agora está definido e não existe mais o desejo de voltar para o mundo (aldeia).
4 -        O Cego de Nascença
“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” João 9:1-7
Este homem nunca tinha visto a luz. Ele estava junto ao tanque de Siloé (O Enviado), mas não podia vê-lo. Ele precisava das águas do Espírito, mas não podia alcançá-las porque era cego. Fala do homem incrédulo que não acredita na mensagem anunciada nas Igreja (enviada).
  1. a)“Jesus cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego”.
O barro é tipo do homem. Muitas vezes o Senhor Jesus começa a tocar no coração do homem sem ele nunca ter entrado na Igreja. O Senhor usa o testemunho de um servo para levar a Palavra ao seu coração.
  1. b)“Jesus disse: Vai, lava-te no tanque de Siloé”
O homem é usado na evangelização, mas a salvação do outro não é mérito seu. Era necessário que o barro fosse tirado, lavado nas águas do tanque de Siloé. O importante ali eram a saliva (aquilo que sai da boca do Senhor) e as águas do tanque (que são as águas purificadoras do Espírito Santo).
O homem era apenas um veículo, um instrumento nas mãos do Senhor. Se ele não tirasse o barro dos olhos, ele permaneceria cego. Muitos ficam presos aos servos usados, chegando até a tratá-los como ídolos. Quando isto acontece uma hora as impurezas do barro vão deixar a visão do homem gravemente comprometida.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...