Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

segunda-feira, 11 de julho de 2016

APLICAI OS VOSSOS CORAÇÕES AOS VOSSOS CAMINHOS...

APLICAI OS VOSSOS CORAÇÕES AOS VOSSOS CAMINHOS...
Ageu 1: 2-8

INTRODUÇÃO

No ano 587 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e destruiu a cidade e o templo, além de matar grande número de judeus, levando alguns sobreviventes para Babilônia como escravos. Este cativeiro do povo de Israel durou 70 anos e no fim deste período o Senhor levantou Ciro, rei da Pérsia, para fazer cumprir sua Palavra acerca da reedificação de Jerusalém. Ciro elaborou um decreto e deu permissão a Zorobabel, para que seguisse para Jerusalém com um grande número de judeus voluntários, a fim de edificar o Templo do Senhor que estava em ruínas. Ao chegar em Jerusalém, os trabalhos de construção do templo não passaram da edificação do altar, pois o povo voltou-se para seus interesses particulares, buscando cada um edificar sua própria casa, plantar sua vinha, cuidar de suas searas e negócios do dia a dia. Com isso a Obra do Senhor foi deixado de lado e esquecida.



DESENVOLVIMENTO

Deus colocou o homem nesta terra para ser a Glória do seu próprio Nome. No entanto, o homem se afastou do propósito de Deus, voltando-se para o pecado, distanciando-se de Deus e tornando-se cativo no mundo pelo adversário. Mas Deus, por causa da sua misericórdia, proclamou a libertação do homem através do Rei Jesus. A Bíblia diz que o homem é o Templo do Espírito Santo, a morada do Senhor e o lugar onde Ele quer ser adorado. Mas este templo (a vida do homem) está em ruínas por causa do pecado, e o seu coração profanado por toda sorte de idolatria a mal. Deus reclama o seu direito, enviando o seu Filho Jesus para realizar a obra de reedificação e restauração da vida do homem, para que o propósito da sua criação seja alcançado. Cabe ao homem atentar para a voz do Senhor, e buscar uma bênção de comunhão com o Pai.

Verso 2 - ... Este povo diz: Não veio ainda o tempo... - Deus convida o homem a reedificar a sua vida espiritual que está destruída, mas muitos rejeitam o chamado do Senhor dizendo que ainda não é tempo, pois são ainda muito jovens e precisam aproveitar a vida, outros dão as mais variadas desculpas para não atenderem o chamado para uma vida nova com o Senhor, terminando por adiar aquilo que é de suma importância e urgência nas suas vidas, isto é, a sua salvação.

Verso 5 - ... Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos ... - Deus sempre está exortando o homem a buscar conhecer a razão e os motivos da sua existência, na esperança de que ele descubra a verdade e abra o coração para as coisas espirituais e eternas. A maioria das pessoas pensa que tudo na vida e mero acaso ou questão de sorte, desconhecendo que Deus tem um Projeto para cada pessoa que nasceu neste mundo.

Verso 4 - ... para vós é tempo de habitardes em vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? - O Senhor aponta para o fato de o homem sempre estar preocupado com o que é do seu interesse, e sempre ter tempo para estas coisas, mas para as coisas do Senhor e para a edificação de sua vida espiritual ele nunca tem tempo nem interesse. Muitos são demasiadamente eficazes em relação às coisas desta vida, mas para as coisas espirituais e eternas são negligentes e irresponsáveis.





15

Verso 6 – Semeais muito, e recolheis pouc, ... - Esta é a dura realidade da vida de muitos por causa da sua posição em relação à Obra do Senhor. Muitos lutam nesta vida em busca dos seus objetivos e projetos, almejam a felicidade, trabalham e estudam, perdem horas de sono e descanso, tentam alcançar a paz e a auto-satisfação, e no final o que resta é quase nada. A decepção de quem se esforça para conseguir algo e no final só consegue angústia e tristeza, tem sido uma constante na vida de muitos.

Verso 6 - Comeis e não vos fartais, bebeis, mas não vos saciais ... - No mundo, o homem é um eterno insatisfeito. Ele nunca acha uma maneira de preencher o vazio do seu coração, por mais que se esforce, sempre está faltando alguma coisa. Se ele busca uma religião para resolver suas necessidades, esta não o alimenta e não mata a sua sede, pois não tem a revelação do Pão da Vida e da Fonte das Águas Cristalinas.

Verso 6 – Vestis-vos, mas ninguém se aquece ... - O homem busca se aquecer e se cobrir com a religião, mas esta não o livra da frieza espiritual em que vive. A religião não substitui o Fogo do Espírito Santo.

Verso 6 – O que recebe salário, recebe num saco furado ... - No final de todo o esforço, os que recebem alguma recompensa, percebem que não valeu a pena lutar tanto por nada. As necessidades e o vazio continuam como antes, pois nada se compara com a eternidade.

Verso 7 – Aplicai os vossos corações ... - Novamente o Senhor apela para a consciência do homem. Ele permite que o homem sofra para que reflita e se volte para sua presença, para que possa se revelar e lhe dar tudo que precisa para ser feliz e seguro.

CONCLUSÃO

Verso 8 – Subi ao monte ... - Quando o homem reconhece sua real situação e se volta para o Senhor, Ele começa a mostrar o Caminho para a libertação. É através do monte da comunhão com Deus, através de Jesus, que tudo começa a se transformar na vida do homem. Em Jesus ele vai encontrar a Salvação e o perdão, que trarão a verdadeira paz ao seu coração. Jesus será o Pão e a Água que satisfarão todas as necessidades do seu coração.

Verso 8 – Trazei madeira e edificai a casa ... - A madeira fala do homem, pois é ele que Deus usa na edificação da sua casa e do seu templo. A partir daí, o Senhor passa a morar no seu coração, sendo glorificado na sua vida. O homem passa a entender que a razão da vida é servir ao Senhor no monte, trazendo madeira para a constante edificação da sua Obra.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...