Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

sábado, 25 de junho de 2016

OS CINCO DEGRAUS QUE JONAS DESCEU

OS CINCO DEGRAUS QUE JONAS DESCEUJonas era um homem que conhecia à Deus, mas em um determinado momento de sua caminhada, tomou uma decisão que o fez descer ,o afastando da Eternidade (lugar alto).Quantos nesta hora tem feito esta mesma escolha! E este processo é gradativo não é imediato.Vejamos:


1º DEGRAU - JOPE : o significado do nome Jope é “Beleza.”
“...e descendo a Jope...” (Jn.1:3)
Representa aquele que se deixa levar pelas aparências. Já diz até mesmo o ditado popular que “as aparências enganam”.
A Bíblia chama de concupiscência dos olhos: “Porque tudo que há no mundo, concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (IJo.2:16)
CONCUPISCÊNCIA: Desejo ardente de gozos materiais; cobiça; apetite carnal desordenada.
O inimigo de nossas almas sempre usou esta estratégia, usa o material, o físico, o momentâneo, aquilo que mexe com nossos sentidos humanos.
E isso vem desde a queda no Édem:
“E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,e árvore desejável para dar entendimento,tomou do seu fruto,e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn.3:6)
Todas as decisões tomadas por vista, pela aparência, terminaram mal. Citaremos 3 exemplos:
LÓ = Escolhe as campinas do Jordão (Gn.13:10-11), onde estavam as cidades de Sodoma e Gomorra. E todos já sabemos o resultado:perde sua esposa que virou uma estátua de sal(Gn.19:26), e suas filhas se perverteram,ao ponto de ambriagá-lo cometendo incesto(Gn.19:33-38).Deste ato surgem os Moabitas e Amonitas,que passaram a ser uma dificuldade para Israel.
SANSÃO = Por três vezes Sansão cedeu à concupiscência da carne e à concupiscência dos olhos, morrendo no final como escravo dos filisteus.
...”vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus”... (Jz.14:1)
“E foi-se Sansão à Gaza e viu ali uma mulher prostituta e entrou a ela” (Jz.16:1)
“ E depois disto aconteceu que afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque,cujo nome era Dalila.(Jz.16:4)
DAVI =Viu do terraço do Palácio uma mulher se banhando, naquele momento ele alimentou a concupiscência dos olhos e da carne, cometendo adultério e homicídio (II Sm.11:2-4;15) e Deus cobrou este pecado de Davi,tirando o filho que nasceu deste ato.
O inimigo é tão ousado que usou esta estratégia até com JESUS : “...e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.E disse-lhe: tudo isto te darei se prostrado me adorares.”(Mt.4:8-9).
Portanto, amado leitor,seja vigilante,cuidado com aquilo que é agradável aos olhos, pois pode ser algo vindo da parte do diabo para te afastar da presença de Deus. Porque “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte”(Pv.14:12).
Jesus venceu, para nos dar exemplo de que é possível vencer, e a maneira que ele venceu foi através do PODER DA PALAVRA (ver estudo “o poder das palavras”,postado neste blog).
2º DEGRAU - PORTO: “...achou um navio que ia para Társis ...e desceu para dentro dele...”(Jn.1:3)
O Porto é o lugar das novidades, do comércio, é por onde chegam as mercadorias vindas de todas as partes do mundo.Representa tudo que o mundo oferece nesta hora; são as novidades ( a facilidade do sexo real e virtual,ritmos musicais e estilos musicais que estimulam à pecar, são festas e mais festas onde o álcool e as drogas como crack e o oxi tem destruído milhares de jovens. Quantos são seduzidos por uma aventura amorosa,por festas mundanas,pessoas que até “se dizem evangélicas”, às vezes são até membros de igreja,mas já perderam o Temor à Deus,vivendo uma vida inconstante, divididos entre o mundo e a igreja, em nome da”GRAÇA DE DEUS”.

3º DEGRAU - PORÃO DO NAVIO: “...Jonas porém desceu aos lugares do porão e se deitou, e dormia um profundo sono”(Jn.1:5)
O Porão é o lugar escuro do navio.O homem quando se afasta da Luz(...se andarmos na luz ,como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo o pecado”- I Jo.1:7) vai deitar(comodismo) vencido pelo sono espiritual,se afasta da comunhão; não quer mais ir à Igreja,não ora mais, não lê a Bíblia,aí vem o próximo degrau.

4º DEGRAU - AO MAR: “...e o lançaram ao mar...” (Jn.1:15)
O Mar representa o Mundo(...o reino de Deus é semelhante a uma rede lançada ao mar... Mt.13:47).Vários outros textos confirmam isso.
Representa a pessoa completamente envolvida pelo mundo, seguindo-se o juízo, o próximo degrau.
5º DEGRAU - VENTRE DO PEIXE: “... nas entranhas do peixe” (Jn.1:17)
Lugar escuro e mal-cheiroso (tipo do inferno). Ao deixar a presença de Deus, o homem assina sua sentença descendo ao mais baixo dos lugares: o inferno.

Talvez você esteja descendo por algum destes degraus,o que fazer?
Ainda há esperança, ainda há solução:
“Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade”(Jn.2:7)
“Falou pois o Senhor ao peixe,e ele vomitou a Jonas na terra”v.10
Mas,isto aconteceu depois de 3 dias e 3 noites: e este foi o grande sinal para toda a humanidade,pois Jesus usou este exemplo:“Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” (Mt.12:40).
Estes 3 dias e 3 noites representam a morte e ressurreição de Jesus,dando ao homem caído uma nova oportunidade;é o projeto de Deus para resgatar a alma do inferno.

Nossa Oportunidade é hoje, não deixe para depois a oportunidade de caminhar na direção do Senhor.
A Paz do Senhor Jesus à todos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...