Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

terça-feira, 8 de março de 2016

JESUS – A PALAVRA DE DEUS

JESUS – A PALAVRA DE DEUS
 SEU NOME

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Ap 19:13

A PALAVRA – ESCLARECIMENTOS

1.    Não se trata de palavras apenas lidas na Bíblia ou vocábulos articulados e “fatos, ou atos históricos, milagres, sinais, sacramentos, manifestações do reino, coisas que embora tácitas, são eloqüentes ou “elecutivas”. Todo o conjunto da história da salvação narrada pelas escrituras é palavra que Deus dirige ao mundo.




a)    É o modo essencial da intervenção de Deus no mundo.

b)   Pelo seu Verbo revela-se aos homens. Entre a ordem e o fenômeno não existe tempo (eternidade).

c)  A PALAVRA É UM ELEMENTO ETERNAMENTE DINÂMICO – através da revelação bíblica, se torna um elemento temporal.

            A PALAVRA ENTRA NA HISTÓRIA COMO UMA CARGA EXPLOSIVA, POIS É POTENCIAL DE ENERGIA E FORÇA DE VIDA, FORÇA CRIADORA NO MUNDO.

A palavra cria entre Deus e o homem uma relação de verdade (energia) que acompanha toda a revelação bíblica. Esta palavra vem expressa em imagens (dons). “Que vês, Jeremias?” Através da revelação que cria vozes e locuções, suscita formas, sinais, eventos, cria o mesmo a História iluminada e circunstanciada mediante o verbo oral. A palavra que não passará porque emana de uma sabedoria eterna.

“E disse Deus: Haja luz. E houve luz” Gn 1:3

NOÇÃO BÍBLICA DA PALAVRA

a)    Não se deve intelectualizar a noção bíblica da“Palavra”.

b)   Nem limitá-la a uma mera expressão oral ou uma expressão racional de um a verdade eterna (filosofia – razão).

 LOGOS

Não é uma razão filosófica. É uma interpelação direta e pessoal de Deus ao homem. Biblicamente um fenômeno histórico único.

Não é um instrumento de comunicação racional. Não é uma referência, mas uma realidade, é a própria realidade, o próprio evento.

Fato não é uma razão é mais um fato. Não se esgota pela expressão vocal, não é da alçada exclusiva do discurso.

 JESUS É A PALAVRA

Funde-se o verbo e o ato de falar, de agir e existir. O verbo tem força dinâmica integral, é o ato, toda sua virtude elecutiva e expressiva.

No Gênesis se encontra a chave viva do mistério da criação do mundo mediante a Palavra.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” I Cl 1:16

            Proclamar não é viver.

            A Palavra é um testemunho da Obra Criadora, Conservadora e Redentora. É uma história e não palavras, porque nessa história estão incluídos os eventos inseparavelmente inseridos.

 JESUS – A PALAVRA – O VERBO PRÉ-EXISTENTE – LOGOS – A SABEDORIA (Sentido figurado).

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” Jo 1:1-3

 EXECUTOR – FIADOR – SEMELHANTE AO PAI

Estava presente – falou e foi feito – ordenou e foi criado.

 SEMELHANTE AO PAI

“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:2,3.

 SUA LINHAGEM, QUEM PODERÁ NARRAR

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.

 ASSENTADO NAS ALTURAS

            “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:3.

 HERDEIRO DE TUDO – SUSTENTA TUDO COM A PALAVRA DO SEU PODER

            “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2

 POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO

            “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” Hb 1:3

            A beleza de tudo é saber como Moisés pode narrar, 2.000 anos antes de Cristo, toda a criação na seqüência exata, dita e comprovada pela ciência.

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Dn 7:13-14

 ANTES DA CRIAÇÃO

“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênitodentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Cl 1:17,18

            - Resplendor da sua glória;

            - Expressa imagem da sua pessoa.

 SUA LINHAGEM

            “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mt 11:27.

           ME POSSUIU

“O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas.” Pv. 8:22

O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Pv. 8:22;Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Pv. 8:23;Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Pv 8:24;Antes que os montes se houvessem firmado, antes dos outeiros,eu fui gerada. Pv 8:25;Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. Pv 8:26;Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando compassava ao redor da face do abismo. Pv 8:27;

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gn 1:2.

Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo. (Centro da Terra) Pv 8:28;Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Pv 8:29.

Verbo – Vivente no Pai

Primeiro e único que Deus formou antes de toda a criação, de todos os seres visíveis e invisíveis.

A causa segunda depois do Pai – O fazedor de todas as coisas junto ao Pai.

            “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.” Pv. 8:22;

            - Herdeiro de tudo;

            - “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2;

Então, eu estava com ele e era seu aluno, e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo. Pv 8:30;

“Eu falo do que vi junto de meu Pai...” Jo 8:38;

Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.  Pv 8:31;

“Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” I Co 1:19;

“Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” I Co 1:21;

A sabedoria – serve de intermediária entre o saber e o agir.

Na carne citada por Paulo – Filósofos.

Na sabedoria do Egito – Moisés.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1:7.

A sabedoria de Deus é misteriosa (Fé). Não se reveste da evidência racional, não consiste em alguma verdade universalmente viável, imediatamente inteligível mais um desígnio benévolo para com a história dos homens.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Rm 11:33.

“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” Mt 11:25.

Graças: só o filho pode revelar o Pai.

Se nos tornou:

            - Sabedoria;

            - Justiça;

            - Santificação e redenção.

Sabedoria Hipostática – Pré-existente.

Se identificar com o Espírito de Deus que herdou os atributos dele.

Único sábio – “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Rm 16:27.

Habite em vós, filhos da revelação – “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” Cl 2:10.

            Como Palavra executa – “Enviou a sua palavra, e os sarou; e os livrou da sua destruição.” Sl 107-20.

            “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.” Sl 119:89.

            “Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.” Sl 147:89.

            Relação com o universo:

            - Fonte;

            - Sustento;

            - Fim.

            O agente da criação:

            “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Co 8:6.

            “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Cl 1:16-17.

            “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb 1:2.

            “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gn 1:3-6.

            “E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.” Gn 1:9-11.

            “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”Hb 11:3.

            “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.” Sl 90:4.

            “Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com águas do dilúvio.” II Pe 3:6.



 O AMOR DO FILHO PELO PAI

            “A agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” Jo 17:5.



CONDIÇÃO

            “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.” Cl 1:23.


Alkimar - Vitória ES

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...