Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
INTRODUÇÃO
Parábolas eram as histórias geralmente extraídas da vida cotidiana do povo, utilizadas pelo Senhor Jesus para ensinar as verdades eternas aos seus discípulos.
No estudo da parábola do Semeador, a semente é a Palavra de Deus que é semeada no coração do homem.
No estudo da parábola do joio e do trigo, o Senhor Jesus nos apresenta outros ensinos:



Primeiro:
Agora fala do homem que recebeu a boa semente, a Palavra, e ele se transforma em trigo, filho do reino. Portanto ele tem que guardar essa semente boa, porque foi semeada pelo Filho do homem, um nome que ele, o Senhor Jesus, dá a si próprio, mostrando que ele veio como homem, mas é Deus e o seu reino é dos céus.
O trigo é a boa semente que o Senhor plantou. Muitos morreram por esta palavra verdadeira e até se tornaram mártires.
Este é um ensino para nos mostrar que não devemos permitir ou que venhamos deixar a má semente nos sufocar, vindo a nos matar.
Segundo:
A má semente é o joio que aparece quando está crescida e frutifica no campo as suas sementes. O joio são os filhos do mal, do maligno.
Ambos estão no mundo:
  • Os filhos do reino;
  • Os filhos do maligno.
Como separá-los sem misturar bons e ruins? Como serão identificados?
Pelos frutos que serão visíveis. O Senhor Jesus disse: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mt 7.20.
Vou contar um ensino que se passou no tempo do ministério do apóstolo Paulo. Ele está registrado em Atos 13.6-12:
Paulo atravessou a Ilha de Pafos e encontrou um judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, que estava com um homem do governo, um procônsul que se chamava Sergio Paulo.
O procônsul Sergio Paulo desejava muito ouvir a Palavra de Deus e chamou Paulo e Barnabé que lhes expuseram a palavra de Deus e Elimas, que é Barjesus, procurava distrair e impedir que Paulo falasse e o procônsul ouvisse.
Paulo cheio do Espírito Santo, fixou, firmou, os olhos nele e disse: “Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo…”.
Assim aconteceu e o procônsul, vendo aquilo, creu maravilhado da doutrina do Senhor.
Esse testemunho mostra bem o ensino do Senhor Jesus: Paulo e Barnabé representam o trigo, eram filhos do reino, vivendo e ensinando a palavra de salvação; Elimas era o joio, ensinando o mal, fazendo magias, enganando alguém interessado nos ensinos de Deus.
Terceiro:
Bem, em terceiro lugar vemos o propósito do ensino do Senhor: Nos avisar que haverá a hora em que os ceifeiros, os anjos do Senhor, virão para a ceifa.
O trigo, os servos de Deus, serão, pelos frutos, separados do joio, que será amarrado, porque causou o mal com escândalos, coisas ruins, pecados que não convêm aos servos de Deus.
O trigo do Senhor, que foi lavado, purificado pelo sangue de Jesus, é a boa semente.
Então o joio será lançado na fornalha de fogo e ali haverá pranto e ranger de dentes. Total desespero.
E os justos? Resplandecerão como o sol, no reino do Seu Pai.
O profeta Malaquias profetizou este fato:
Ml 4.1-2 – “Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos (joio), e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, (…) Mas para vós (trigo do Senhor), os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como bezerros do cevadouro.”
O reino dos céus é o destino do povo do Senhor: Crianças, intermediários, adolescentes e todos os que amam o Senhor Jesus.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE