Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ALIANÇA DE SALOMÃO E HIRÃO

1 REIS 5:5-11
E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.
E aconteceu que, ouvindo Hirão as palavras de Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo.



E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste.
Os meus servos as levarão desde o Líbano até ao mar, e eu as farei conduzir em jangadas pelo mar até ao lugar que me designares, e ali as desamarrarei; e tu as tomarás; tu também farás a minha vontade, dando sustento à minha casa.

Assim deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme a toda a sua vontade.
E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente.

Introdução:
A descrição Bíblica mostra uma aliança feita por Hirão à Salomão. Nessa aliança (pacto-acordo) veremos a definição de um homem (servo) por fazer somente aquilo que fosse ordenado por Salomão. A igreja fiel também tem lançado mão da Revelação para a realização (edificação-construir) a obra do Senhor. Pois a igreja sabe que lançando mão da revelação= fazendo somente aquilo que o Senhor tem provido teremos Vitória no propósito. 
Desenvolvimento:
Hirão aceitou o acordo e ainda disse: Ouvi o que me mandaste dizer... Eu farei toda a tua vontade.1 Reis:5:8
Vemos nessa palavra um homem disposto a ouvir e obedecer aquilo que o Senhor tem revelado ao seu povo. 
Salomão sabia como os Sidônios sabiam trabalhar no corte das madeiras.O Senhor sabe o que cada um pode lhe oferecer. 
Dentro do acordo Hirão  de enviar seus servos do Líbano  até ao mar. O servo quando entende sua utilidade passa a exercitar sua vocação. (Trabalhar com madeira). Hirão menciona como enviaria seus servos, descreve os detalhes: Eu os farei conduzir em jangadas. Hirão relata a única maneira de se cumprir um propósito, no corpo. 
"Várias madeiras entrelaçadas... unidas por uma corda é chamada de jangada".
Na realização da obra é feita só  no corpo ( igreja). A igreja que vai sair deste mundo tem entendido e vivido essa doutrina que é a igreja como corpo de Cristo.
Vale ressaltar as diferenças entre a canoa e a jangada
-Uma Canoa é feita de uma só madeira, o homem a conduz da parte interna da madeira... suas idéias, razões, seus conceitos,  e qualquer vento o tira do seu objetivo, dando a pessoa direções variadas e contrária trazendo ao homem insegurança .Ou seja, de forma isolada...fora do corpo o homem peca e a acaba errando a direção certa (o alvo ). 

-A Jangada: Como já vemos a jangada é uma condução coletiva, ou seja, várias madeiras ligadas uma à outra de forma paralela. Uma corda une todas as madeiras. Só em comunhão um com os outros é que iremos chegar ao nosso objetivo. Isso às permitindo a seguir a mesma direção. Tendo as mesmas coisas em comum.
-Corda que une: A comunhão com o Senhor nos torna Unidos para superar os ventos que certamente  virá no mar. 
- Os ventos no mar: Obstáculos que vem no decorrer da nossa caminhada para tirar nosso foco (objetivo) que é realização da obra do Senhor. 
Para a jangadas são usadas os Cedros e as faias (madeiras).
1-Cedros:

Madeira resistente ao calor, a frieza do mar ou lago. O cheiro do cedro já o torna imune de muitas coisas. O servo tem o bom cheiro de Cristo. "Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador"João 15:1.
A madeira do cedro possui tonalidade vermelho-viva, sem nós, e era altamente apreciada para fins de construção, por causa da sua beleza, fragrância, durabilidade e resistência ao ataque de insetos. (Cân 1:17; 4:11)

2-Faias : Essa árvore possui algumas características interessantes. 
A faia é uma árvore comprida com a copa densa que forma um aspecto de catedral nas florestas na Europa aonde é muito encontrada.
A madeira de faia era muito procurada por ser forte e duradoura.
O que torna o homem forte é a vida integrada ao corpo de Cristo. Onde vivendo na revelação do Espírito Santo sabemos que os nossos dias serão contados para eternidade. 
Outra característica é que faia,a sua madeira é muito usada na marcenaria, sua madeira clara, é perfeita para confecção de móveis e utensílios feitos de madeira.
Quando o Senhor salva o homem. Quer nos torna um instrumento útil em suas mãos e na realização da sua obra.

Conclusão:
Houve uma recompensa para Hirão. Tudo por ter aceitado a aliança com Salomão.
Da mesma forma acontece quando o homem firma um compromisso em servir ao Senhor. Ele passará a desfrutar de uma recompensa.
Qual foi essa recompensa?
Foi ter a sua casa sustentada pelo Rei Salomão. Ser sustentado pelo o Espírito Santo é uma casa firme e que aguarda a volta do Senhor Jesus.

Claudimar Ferreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...