Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

UM LUGAR PARA ARCA

“e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saúl não a buscamos.” I crônicas 13:03
1 -        Introdução
A história da arca é uma história impressionante, porque ela fala de um projeto. Um projeto onde Deus queria se revelar ao homem e Deus usa seus elementos para isso. Deus nunca deixou o homem à mercê de si próprio. o homem cria para si seus ídolos e religiões. Ele é capaz de desviar o projeto de deus, dependendo de seus interesses, dependendo de sua condição, de seu momento.

mas Deus não mudou - deus é o mesmo e nós conhecemos e sabemos isso, deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Deus tem um projeto para o homem, Deus não mudou o projeto, deus não vai mudar o projeto. Ele tem dado todas as informações, colocado a disposição do homem tudo o que ele precisa para andar nesse projeto.
2 -        Arca da Aliança
A arca da aliança - o nome já indica um projeto de deus ajustando a aliança dele com israel, com o povo. Ele estava colocando á disposição do povo um projeto do interesse de israel. Sua presença freqüente, permanente no meio do seu povo. Era um compromisso, é o amor de Pai com o povo. O homem passou a achar isto algo comum, deus não se agradou deste sentimento humano.
Quando nós meditamos na história da arca comparando ao que é espiritual, nós vemos aquilo que aconteceu na morte e no sacrifício de jesus. quando o véu do templo rasgou de alto a baixo, todos os segredos foram descobertos naquele instante, tudo foi aberto para que o homem fosse direto a deus, e agora podia participar dos mistérios de deus. aquilo que Israel desprezou, agora ia ser transferido para a igreja (Israel espiritual) de um modo especial e particular. Só que a arca não estaria mais aqui na terra, mas aquela arca estaria agora na eternidade, porque é o governo de deus sobre a igreja, representando todos aqueles elementos que viveram e conviveram com o homem aqui; e não foi valorizado.
Quando o véu rasgou-se, o que estava além do véu foi colocado à vista do homem, mas muitos não perceberam, mesmo sendo cristãos.
É que três coisas fundamentais da revelação de Deus aos homens estavam ali á disposição do homem, (no interior da arca).
a)  A Arca
Aponta para a Palavra revestida de poder (ouro).
b)  O Propiciatório
Aponta para Jesus. Aquele que agora se fazia propício (que protege ou auxilia) ao homem. A partir dali, o homem se chagava a Deus através de Jesus, através de seu sangue. Então a segunda figura era o poder do sangue de Jesus. O poder do sangue de Jesus representado ali no propiciatório, tampava o que estava ali dentro da arca, o brilho que estava ali dentro da arca, ninguém pode ver o mistério que está ali dentro, o mistério da arca, sem conhecer o poder do sangue de Jesus, sem passar pelo sangue de Jesus.
c)   Os Anjos
ministério dos Anjos, porque eram as asas dos Querubins que estavam ali.
o   As asas dos Querubins
Representavam a  e a operação do Espirito santo. Aquele que leva os recados da parte de Deus, traz os recados da parte de Deus para o homem e leva as necessidades do homem para Deus; aquele que liga o Céu e a terra.
Comentário
A arca tinha três coisas importantes:
temor - Deus
Mistério – Espírito Santo
Glória - Jesus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...