Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

domingo, 27 de dezembro de 2015

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Introdução

 O Batismo com o Espírito Santo faz parte de uma promessa de Deus feita ainda no V. T. na época do profeta Joel (Joel 2). Esse batismo é de suma importância para nós, porque ele nos faz pertencer a uma igreja espiritual, a chamada igreja fiel. Seu significado, a pessoa do Espírito Santo, como fazer para receber esse batismo e sua importância para aqueles que são nascidos de novo é assunto para um livro no mínimo, mas em poucas palavras vamos tentar explicar o inexplicável, pois falar do batismo com o Espírito Santo é o mesmo que tentar relatar a um cego de nascença como é o céu azul. Portanto, ao ler esse pequeno estudo peça uma bênção ao Senhor, que Ele dirija os seus pensamentos para Ele mesmo, porque somente o Espírito Santo pode verdadeiramente ensinar. Nós apenas chamamos a atenção para Ele, mas é Ele quem tudo faz.


Definição

Batismo com o Espírito Santo é um batismo totalmente espiritual e significa para nós revestimento de poder. Podemos então defini-lo desta forma, como sendo Revestimento de Poder. Mas que poder? Humano? Secular? Não. É o poder de Deus que se manifesta em nós. E para que este poder? É o selo da promessa, não somos filhos de Deus se não formos do mesmo Espírito. Também é poder para exercermos a grande missão para a qual fomos chamados, ou seja, testemunhar do Senhor Jesus e realizar a sua obra. Eis que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, diz o Senhor. Não é só um revestimento de poder, é um continuar, como um rio que não cessa de fluir e deve fluir mais e mais, é Deus Conosco. Por isso Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem, porque nos transformou em templos vivos do Espírito Santo, Ele nos religou ao Pai, Ele é o elo de ligação. Quando esteve na terra, era Emanuel, que traduzido é Deus Conosco, agora o seu Espírito Santo é o nosso Deus Conosco, o nosso amigo, conselheiro e mestre. Aqui há um mistério, que é a Trindade, o Espírito Santo é o Espírito de Deus, o Espírito de Jesus, mas é em si mesmo uma pessoa, alguém com quem podemos conversar, alguém maravilhoso.

Os três tipos de Batismos descritos na Palavra. Biblicamente existem 3 tipos de batismo. O batismo de João, o batismo em nome de Jesus e o batismo com o Espírito Santo. Como o objetivo de nossa a aula é este último batismo, nós vamos ver apenas superficialmente os outros dois batismos e mais detalhadamente o com o Espírito Santo.

- Batismo de JoãoEste João aqui não é o discípulo que escreveu o Apocalipse, mas sim João Batista, primo de Jesus. Sobre João é bom sabermos que ele foi o último dos profetas do V. T. e sobre ele já havia profecias dizendo que ele seria aquele que viria antes um pouco do Senhor Jesus e prepararia o caminho do messias. Pois bem quando João vem, ele começa a pregar uma mensagem de arrependimento e muitas pessoas começam a se converter. João tinha uma mensagem dura (algumas vezes ele dizia: Convertei-vos raça de víboras), mas a mensagem dele não falava de Jesus, pois apesar de eles terem nascido praticamente na mesma época, Jesus ainda não havia começado o seu ministério. Pois bem João pregava e muitas pessoas se arrependiam, como sinal de arrependimento elas eram batizadas por João, daí o nome batismo de João. O ato deste batismo é o mesmo que temos hoje nas águas, a pessoa era imersa em água. A diferença é que não se falava o nome de Jesus e nem do Espírito Santo, pois Jesus não havia ainda morrido por nós e nem o Espírito Santo havia sido derramado.

- Batismo em nome de Jesus: É o batismo que usamos hoje e ele é mais conhecido como batismo nas águas. Ele se dá por imersão nas águas e simboliza o através da água o novo nascimento da pessoa que está sendo batizada. Diferentemente do de João, este contém o nome de Jesus e do Espírito Santo, pois hoje Jesus já morreu por nós e o Espírito Santo foi derramado.

- Batismo com o Espírito Santo: Como já definimos, batismo com Espírito Santo é revestimento de poder, poder de deus. Assim sendo, é algo extremante espiritual e foge à razão humana, por isto para compreendê-lo a pessoa já que estar ciente que Deus não se prende à limitada compreensão humana.

O QUE FAZER PARA SER BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO

 – Crer: “Recebeste vós o Espírito Santo quando crestes?” O texto mostra que aqueles homens já haviam crido em Jesus. Assim sendo, a primeira coisa que temos de fazer para receber o Espírito Santo é crer que Jesus é o nosso salvador. É preciso primeiro aceitar Jesus como único e suficiente salvador, ser um crente em Jesus. Como receber o Espírito Santo de Jesus se não houver aceito Jesus?

 – Ser sincero: Aqueles homens, ao responderem à pergunta de Paulo, foram sinceros. Eles disseram que nem sequer haviam ouvido falar sobre o Espírito Santo (isto se deve ao fato de que o derramar do Espírito Santo ainda era recente e o evangelho ainda não havia se propagado). Eles podiam apenas ter dito que não, mas disseram que nem sequer ouviram falar. O homem tem de ser sincero diante de Deus, confessar a sua limitação, a sua necessidade de receber esta benção, o desejo de ser uma nova vida. Aqui há um mistério: “não escolhestes vós a mim, mas Eu a vós”. Isso quer dizer que o Senhor é quem batiza com o Espírito Santo. Cabe a nós sermos sinceros, escolhermos viver uma nova vida com Jesus Cristo, nosso único e suficiente Salvador, que no tempo certo virá e nos encherá com o seu Espírito.

Pedir e ter Fé: Quem ainda não recebeu esta benção tem também de pedir ao Senhor em oração, suplicá-lo e o Senhor no devido tempo dará a vitória. Além de pedir é necessário ter fé, pedir sem fé não adianta. A palavra nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Prepare-se que Ele virá e derramará das suas bênçãos, Ele é um DEUS VIVO, por isso nos dá o seu ESPÍRITO VIVO.

 – Quem batiza com o Espírito Santo? O único que nos pode batizar com o Espírito Santo é o próprio Senhor Jesus, não é o Pai e nem o Espírito Santo, isto fica claro ao lermos os seguintes textos: Mt 3: 11, Jo 1: 33, e quando Jesus disse: Vou para o meu Pai mas não vos deixarei órfãos, enviarei o meu Espírito Santo). Mas se é Jesus quem nos batiza com o Espírito Santo a quem vamos pedir esta benção, a ele mesmo, ou ao Pai. Não podemos ir contra a palavra, ela nos ensina que devemos pedir tudo ao pai em nome do filho (vimos isto na aula de oração). Então devemos pedir a Deus esta benção e no tempo certo ele ordenará ao Senhor Jesus que nos batize com o Espírito Santo.

Quais os benefícios desta benção? São vários os benefícios de sermos batizados com o Espírito Santo, sendo os que a Palavra seguramente atesta:

 – Poder para TestemunharTodos passam a ver em nós a presença do Espírito Santo, ele também muda o nosso falar, o nosso agir, ele passa a dirigir as nossas vidas.

 – Dons espirituaisO Espírito Santo nos prepara para um dia morarmos com o Senhor. Ele nos enche para que possamos andar no caminho, Ele glorifica Jesus, Ele é Santo. Ele nos enche de alegria, de paz e de amor pelo Senhor e pelos irmãos. Ele é uma pessoa e quer ter intimidade conosco, quer falar conosco. O crente deve buscar a cada dia encher-se mais e mais do Espírito Santo, como diz a Palavra: “Não extingais o Espírito, mas enchei-vos do Espírito Santo.”

CONCLUSÃO

 O Batismo com o Espírito Santo é o selo da promessa, pois o próprio Espírito testifica com o nosso espírito está que somos filhos do Deus Vivo, o que crêem no nome do Senhor Jesus. A bênção do batismo com o Espírito Santo não é só um momento, seja na igreja durante o culto, em caso ou no Maanaim. É uma busca incessante, é um querer mais e mais, pois o Senhor não quer ninguém morno. “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. O fogo fala de deixar a chama arder, de ser cada vez mais cheio, sentir o fogo do Espírito Santo, Sua maravilhosa presença, Ele é maravilhoso e preenche a nossa vida, como é bom ter mais e mais. Devemos buscar mais unção, mais da sua Presença. Moisés era tão dependente do Senhor que disse: Se sua presença não for conosco não nos faça subir daqui. Qem conhece o Senhor, quem foi batizado com o Espírito Santo quer mais e mais, e não pode viver sem Ele.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...