Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

POR QUE LUTERO INCLUIU A PALAVRA UNIVERSAL AO MINISTÉRIO SACERDOTAL DO CRENTE?

POR QUE LUTERO INCLUIU A PALAVRA UNIVERSAL AO MINISTÉRIO SACERDOTAL DO CRENTE?
No seminário que acontece no maanaim, tem sido enfatizado a importância do culto sem interferência alguma do homem. O Senhor mostra todas as coisas e tudo é revelado ao que está presente no culto.

Uma forma didática é mostrar o sacerdócio na linha do tempo:

Sacerdote no AT / Profecia

Alguém para ser sacerdote precisava cumprir algumas determinações do Senhor (em Levítico 21 pude contar 12 delas) e tinha que nascer da tribo de Levi. Porém o próprio Senhor já profetizava que uma nova ordem no curso da história seria levantada: “Se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade particular dentre todos os povos... vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa” Êxodo 19.5-6.




Sacerdote no Novo Testamento

Jesus não era da tribo de Levi, mas da tribo de Judá. Cumprindo-se a promessa que o sacerdócio poderia alcançar todo o reino. Todavia Israel não reconheceu o Messias.

Jesus então se torna o Sumo Sacerdote: “A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” Hebreus 6:19,20

Ele foi ao interior do véu e o mesmo se fendeu de alto a baixo. Atente que a Salvação, a Graça, a Fé são no mesmo sentido: Da Eternidade para o homem. Obra Redentora para a Obra Criadora.



Nos tempos de Lutero

A igreja desenvolveu a ideia de um grupo cheio de “direitos especiais”, qualquer benção, perdão, até mesmo aprovação de um rei deveria passar por este grupo e em última e mais importante a benção papal.

O que Lutero entendeu ao ler a palavra é que a profecia tinha se cumprido em Jesus e os co-herdeiros tinham agora todos acesso ao Pai. Por isso o autor de Hebreus diz que Jesus é o precursor, isto é, foi primeiro e abriu esse novo e vivo caminho, o Clamor pelo Sangue abre o culto, abre esse caminho.



Nos tempos atuais

Toda vez que alguém invoca para si autoridade, santidade, qualquer ideia exacerbada de divindade desvia-se do projeto.

Observe os cultos em nossas igrejas: Não se sabe ou menciona o nome do solista, do louvorista, do pastor, do obreiro que ora na assistência, não há teatro, é um culto simples: Clamor, Louvor (Igreja expressando ao Senhor sua gratidão) e Palavra (A resposta, ou seja, Deus falando a igreja). Tudo isto feito com um único detalhe e objetivo: Que você receba uma benção sem interferência humana.

Sabe por que Universal?

Por que o Senhor sonda os corações, não vê como o homem vê, no culto da casa de Jessé, Ele viu a Davi.

Deus não busca avaliadores de louvor, de pregação ou de culto, mas Ele vê se o seu “aleluia” veio da alma.

O Sacerdócio Universal do Crente é a relação direta em o servo e o seu Senhor. E a melhor definição de Obra que eu já ouvi: Obra é onde Deus fala e há servos que obedecem.

Jesus tirou todas as barreiras, o sangue Dele purifica os pecados e apaga as transgressões que faziam separação entre nós e Ele.

Há um ensino que oferece posições, destaque, quem sabe até algum valor. Mas Ele nos ofereceu uma só coisa e nossa alma se interessou por esta única coisa, porque ela é de lá! A Eternidade!



2.     Por que Jesus deu brado de morte ao entrar no santíssimo?



O Brado de Jesus tinha alguns aspectos interessantes:

a.    Era o anúncio da Salvação

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Gênesis 22:10-12

O brado para salvar a vida de Isaac. Jesus bradou para anunciar que a nossa vida havia sido salva. Ele pagou o preço pelo filho de Abraão.

b.    Era o cumprimento do Salmo 22

O brado foi derivado do Salmo 22, que prefigurava que o brado seria de sofrimento, pois naquele momento todo o nosso pecado estava sobre Ele, mas era um brado de triunfo, pois tragada foi a morte naquele momento.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE