Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O CAMINHO DA GRAÇA

O CAMINHO DA GRAÇA
“Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira”. Neemias 2:1-2

Introdução
A nossa vida é o resultado do somatório dos seguintes fatores:
Conseqüência de nossos atos e decisões.
Conseqüência do pecado em nossas vidas.
Conseqüência do pecado no mundo.
Plano de Deus para nossas vidas.



Tudo acontece com o conhecimento e consentimento do Senhor. Nossa vida segue seu curso, mudando muitas vezes de direção 
devido a um ou a um conjunto destes fatores.
Alguns levam uma vida boa e estão satisfeitos com este curso, aprovando o resultado. Outros se deparam com momentos difíceis, doenças, mortes prematuras dentre outros.
Graça é quando conseguimos que Deus interfira neste curso, escrevendo um futuro novo para nós.
A primeira ação da Graça é ter a paz de Deus, e poder receber qualquer notícia sem entrar em pânico. O pânico nos leva ao medo e a revolta, sem acrescentar solução.
Quando a calamidade chega, você precisa fazer uma escolha. Você pode ficar com raiva de Deus, e ficar perguntando: “Por quê?” Ou então, pode dizer: “Senhor, não importa o que aconteça, sei que tens o poder e a graça para me sustentar e intervir.”

Como agir?
a) Conhecimento do Problema
Jerusalém havia sido invadida. Muitos de seus habitantes levados cativos e a cidade grandemente destruída. Esdras com um grupo já havia retornado a Jerusalém e reedificado o Templo do Senhor. Neemias se encontrava em Susã, na Pérsia e, através de Hanani, que retornava de Jerusalém, tomou conhecimento da situação em que se encontrava a cidade.
b) Tentar alcançar a Graça do Senhor
O Senhor só agirá por nós se o seu coração for tocado. Devido a sua muita misericórdia, Ele nos ensinou o caminho para conseguirmos isto.

Oração e jejum
“E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Neeminas 1:4

Madrugada
“E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei”. Neemias 8:3

Palavra
“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”.    Neemias 8:8

Louvor
“Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra”. Neemias 8:6

Caráter de Neemias
Estes cinco itens citados são apenas o caminho até o coração de Deus, mas o fator determinante para a intervenção do Senhor é quem está percorrendo este caminho. O que podemos perceber sobre o caráter de Neemias?
a) Integrado profundamente com a Obra do Senhor.
Neemias estava bem financeiramente e ocupava uma posição de status. Mas chorou profundamente porque a Obra (Jerusalém) passava por um período difícil.
b) Participante dos acontecimentos da Obra
(apesar de distante, constantemente recebia informações sobre a situação de Jerusalém).
c) Era fiel ao Rei
Era copeiro, homem de extrema confiança.
d) Tinha intimidade com o Rei
Tinha o direito de se aproximar do rei.
e) Servia ao Rei com Alegria
O seu serviço não era encarado como uma obrigação, como é o trabalho escravo. Mas sempre se apresentava diante do rei com alegria.

4 - Conclusão
Você quer alcançar graça diante do Senhor, ou seja, quer mudar um destino inevitável? Não basta apenas orar, jejuar, ler a Palavra, madrugar e louvar. Para que tudo isto tenha efeito, temos que ser:
Integrados e participantes da Obra que o Espírito Santo tem realizado.
Fiel naquilo que o Senhor nos tem confiado.
Ser íntimo do Senhor, ter muitos momentos de contato com Ele.
Doar a nossa vida ao Senhor com alegria e gratidão.
Ser constante, ter uma vida constante na presença do Senhor. Neemias permaneceu fiel ao Senhor durante toda a Obra.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...